Uma amiga me enviou uma foto dela trabalhando com seu notebook em um quiosque na beira da praia. A imagem acabou despertando a minha atenção para uma outra situação. Ela está no Rio de Janeiro e a praia aparece ao fundo da foto, mas não tem sol. Estamos no outono aqui na América do Sul e, como de costume, essa estação tende a trazer o friozinho com ela. Acontece que este ano foi meio atípico e esse período começou diferente. Com temperaturas beirando os 38 graus, a população carioca sofreu com um verão que resolveu dar uma esticadinha avançando por quase todo o mês de abril. Até que, conforme previa a moça do tempo no jornal, ele, o friozinho, chegou. Graças a uma frente fria vinda do sul, que atingiu o estado e, de um dia para o outro, a temperatura despencou para uns 17 graus.
Isso foi um ótimo motivo para os criativos de plantão iniciarem as piadas nas redes sociais. Postagens do tipo "cariocas morrem por hipotermia" se tornaram populares. Fato é que a maioria dos nascidos e criados no Rio não curte o frio.
Podem haver várias razões para isso. Cada pessoa terá seus porquês. Mas divagando sobre o assunto, talvez, um dos motivos seja que a paisagem do Rio de Janeiro não combina com dias nublados. O contraste da Mata Atlântica com praias turísticas pede por um sol iluminando cada espaço dessa cidade maravilhosa. Os edifícios do centro da cidade, tendo como margem a Baía de Guanabara cortada pela ponte Rio-Niterói, ficam sem graça em dias frios.
Tirando o fator geográfico, tem a questão humana. Cariocas gostam de ir a botecos, de parar no churrasquinho da esquina ao voltar do trabalho, de curtir o samba na Lapa ou uma musiquinha ao vivo em frente à
praia. Cariocas gostam de ir de chinelo ao shopping. O que me fez lembrar de outro post irônico que vi com uma foto de pés calçando meias e chinelos com a legenda "Frio é bom porque as pessoas se vestem melhor". Uma vestimenta bem ao estilo carioca em dias frios. Cariocas são largados? Não!!! Cariocas são descolados. Simplesmente não se preocupam muito com "traje a rigor". A não ser quando a ocasião pede e isso fica bem explicado no convite. Caso contrário, eles tendem a chegar de bermuda e tênis naquela festa de gala.Cariocas são divertidos e diversão pede um solzão. Como li em outro post: "Eu moro na cidade que você tira férias". Não dava para imaginar o Rio de Janeiro como na foto enviada por minha amiga hoje. Uma praia vazia, um céu branco, um mar cinza. Simplesmente, não dá. Que me desculpem os amigos que não gostam do calor, mas o Rio não combina com o frio!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Crônicas Urbanas
Não FicçãoHistórias de quem vive e sobrevive na cidade, contadas por duas amigas que moram em diferentes cantos do Rio de Janeiro.