Tuani. O nome é diferente, e ainda temos o bônus de ser uma pessoa de Exatas lidando com literatura. Ela escreve romances e suspense e embarcou nos livros muito nova. Já colhe bons frutos e, embora ainda escreva por hobby, há uma certa pressão para que publique na Amazon, eheheh. Vamos conhecê-la??
Nome
Tuani Daiana PetersUser no Wattpad
TuanipetersIdade
20Quem é você?
Uma estudante de Engenharia Ambiental, adoro animais, sonhadora, meio tímida e, desde criança, procuro refúgio nos livros, desenhos, séries e música, pois adoro fugir da realidade.Você diz que escreve como uma fuga da realidade. Qual o motivo dessa fuga? Poderia dizer algo sobre isso?
Olha, escrever para mim é uma fuga da realidade pois tenho dias muito corridos - trabalho, estudo, muitas vezes essa rotina é muito estressante, sem contar os pequenos acontecimentos da vida... cada pessoa tem um jeito diferente de "escapar", eu acabo assistindo, lendo, e escrevendo. Nem sempre a vida é como a gente quer, mas quando criamos nossa própria história, nosso próprio mundo, lá podemos fazer o que quisermos...Escreve desde quando?
Tento escrever desde uns 13, 14 anos. Escrevia os primeiros capítulos e deletava do computador. Depois que descobri o Wattpad minha vontade se renovou e, finalmente, consegui completar um livro hahaPor que escreve?
Desde nova eu leio muito. Com 10 anos eu já lia Sherlock Holmes e Machado de Assis, sem contar poesias. Quando, nos meus 12 anos, comecei a ler ficção e romance adolescente, alguma coisa ficava me incomodado e só passava quando eu escrevia...De onde tirou as ideias de seus livros?
Os dois primeiros foram muito clichês. Eu mais ou menos fiz uma miscelânea do que já havia lido de romances, com meu toque e meu desfecho (ah, sou adepta dos finais felizes). Um livro que está engavetado pra eu começar, Do Seu Lado, fala sobre amizade e amor e como a linha que os divide é tênue; eu tirei a inspiração da minha (curta) experiência de vida, pois meu melhor amigo hoje é meu namorado, era um sonho meu de garota, e aconteceu tão naturalmente, que quero transcrever de uma forma nova, trazer este sentimento pras minhas leitoras e até quem sabe reviver aquele sentimento tão bom que é a descoberta de uma paixão. E o outro livro que está engavetado, ainda estou pensando no título, é um thriller com romance, queria sair da minha zona de conforto e tive um pesadelo que me inspirou.Pretende partir para publicação física?
A princípio só escrevo por hobby.Tempos depois, eu reformulei a pergunta acima, que ficou assim: ainda escreve apenas por hobby, ou já passa pela tua cabeça uma Amazon, por exemplo? E a nova resposta segue abaixo:
Nunca fui atrás de publicação. Se fosse, seria com este meu terceiro livro, Sete Aromas do Pecado, querendo ou não ele é o que dá mais trabalho para fazer pois tem toda uma teoria da conspiração por trás, tento fazer as leitoras acharem que é uma coisa mas depois mostrar outra coisa completamente diferente, pra manter o suspense, e é difícil fazer isso ser convincente. Também me orgulho mais dele por ser diferente dos romances usuais, inclusive diferente do que eu escrevi até agora, e as leitoras são bem empolgadas com a história. Mas bem que seria bom, escrever por paixão e ainda conseguir um dinheirinho com isso... minhas amigas já me incentivaram a publicá-lo também, quem sabe quando eu acabar de escrever eu faça uma revisão e coloque na Amazon!O que você acha da reação das pessoas em geral, em relação à obra?
Estou satisfeita com o retorno das minhas leitoras. Elas xingam os personagens e depois amam eles de novo. Quando eu comecei eu pensei: vou escrever pra mim mesma. Se alguém começar a ler e eu quiser desistir, vai ser um incentivo pra eu fazer isso até o final. E deu certo, minha primeira obra na verdade duplicou as visualizações desde que eu finalizei o livro, hoje estou com 60K visualizações em um e 8K no segundo. Nunca achei que fosse tomar essas proporções, até porque não fico fazendo muita propaganda, na verdade não sei de onde brotam tantas leitoras - não estou reclamando, na verdade só surpresa. Podem ler à vontade hahahaVocê tem 3 obras na plataforma hoje, certo? As duas primeiras fazem muito sucesso. A que se deve esse sucesso todo, na sua opinião?
Em minha opinião elas fazem sucesso por serem o que as mulheres gostam de ler hoje, sabe, aquele chamado "clichê" mas que todo mundo ama. Eu também gosto de ler este tipo de romance, por isso escrevi os meus! Não queria escrever hot. Só um romance mais sensual que tivesse como plano de fundo que todos somos humanos, todos erramos, todos devemos perdoar... Muitas leitoras odeiam minhas personagens (risos) mas foi esse o caminho que tracei para elas: errar, se levantar, ser forte, aprender a perdoar e ouvir o amor; mesmo com todas as dificuldades eu acredito no amor e quero passar isso às minhas leitoras. Já o terceiro livro não é só uma história de romance: tem mistério, suspense, terror. E nem todo mundo gosta. Mas nos dois outros primeiros livros também comecei de baixo, nem sei de onde vieram tantas leitoras (mas as amo! haha)Capa do livro "Sete Aromas do Pecado"
Quais são suas referências literárias?
Como já dito, comecei com Machado de Assis e Sherlock Holmes. Mas depois li quase todos os livros da Meg Cabot, Sophie Kinsella, Cecily von Ziegesar, Becca Fitzpatrick, Marian Keyes, ultimamente li bastante NA - Penelope Douglas, Colleen Hoover, Tamara Webber...Gostaria de dizer algo aos seus leitores?
Gostaria de agradecer vocês que acompanham a minha escrita. Se não fosse o apoio, os elogios, os comentários, e, é claro, as críticas, estes possivelmente seriam outros projetos inacabados. E muito obrigada por sempre estarem presentes e me ajudarem a crescer e evoluir! Devo tudo à vocês.Meus sinceros agradecimentos à Tuani pela entrevista, e muito sucesso em sua vida, profissional e pessoal! :)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Café com Escritoras(es) do Wattpad
Non-FictionEste é um espaço para publicação de entrevistas com escritoras e escritores que publicam seus textos no Wattpad. O objetivo é aumentar ainda mais a interação entre escritores e leitores, e conhecer um pouco mais da vida, das referências e dos sonhos...