TRIGÉSIMA PRIMEIRA entrevista no ar! Para esse evento especial, trazemos uma escritora de enorme qualidade, que vem fazendo um trabalho muito consistente com as letras. A catarinense Amanda Bonatti, que já tem dois livros publicados, e mais um em vias de publicação, conversa conosco e fala um pouco de suas inspirações e de sua forma de trabalhar. Conheça uma das escritoras mais influentes do Wattpad na atualidade!
Amanda Bonatti é Catarinense, Pedagoga, Licenciada em Letras, pós-graduada em supervisão escolar e pós-graduanda em Revisão de Textos. Poeta, escritora, autora dos livros publicados: "Ah!mar Itajaí" e "S.O.S Mamãe de Primeira Viagem", e autora do Romance espírita "Lágrimas de Outono", que será publicado pela editora Arwen (Selo SER), na Bienal do Livro SP.
Nome
Amanda BonattiUser no Wattpad
amandabonattiIdade
29 anosQuem é você?
Sou uma pessoa que sempre gostou muito de ler, mesmo antes dos tempos de escola. Lia o mundo antes de ler as palavras e ler o mundo é algo que transcende a uma simples leitura de códigos e símbolos. Mas quando conheci o mundo encantador dos livros e da poesia, me encantei por esse universo mágico e mergulhei fundo! Além de leitora, sou escritora (claro!), professora, esposa e mãe de primeira viagem.Escreve desde quando?
Foi aos 12 anos que iniciei essa estranha e viciante mania, digo mania pois escrever tornou-se minha loucura, ideia fixa, meu desejo imoderado.Por que escreve?
Inicialmente, escrevia sobre minhas angústias, minhas dúvidas, amores, minha vida, aos poucos comecei a juntar fragmentos de alguns sentimentos que observava em outras pessoas e falar através do coração delas, através do meu jeito de ver o mundo. Hoje escrevo profissionalmente e coloco todo meu empenho em fazer dar certo minha carreira como escritora. Antes de tudo, escrevo, pois, necessito desta conexão com as palavras, comigo mesma e com o mundo.
De onde tirou as ideias do(s) livro(s)?
Cada livro teve uma história diferente. O livro "Ah!mar Itajaí" é dedicado a cidade Itajaí que fica no estado de Santa Catarina, foi nesta cidade que passei toda minha infância. Este mesmo livro foi aprovado pela lei de incentivo à cultura de Itajaí e é um livro que é muito trabalhado nas escolas da cidade. Minha inspiração foi então a própria cidade e suas belezas naturais.O livro "S.O.S Mamãe de primeira Viagem" era inicialmente apenas um diário de mamãe onde eu queria guardar as minhas lembranças. Quando resolvi colocá-lo na internet ele ganhou milhares de leitura no Wattpad (hoje tem mais de 18,4 mil leituras) em pouco tempo, foi contratado por uma editora e lançado na Bienal Internacional do Livro no RJ no ano de 2015.
O Romance "Lágrimas de Outono" é inspirado em fatos reais, principalmente a primeira parte, quando a personagem é ainda criança e ele é meu primeiro romance focado no gênero Drama e com um toque de espiritualidade. Este livro tem uma mensagem bastante forte e eu tenho um objetivo especial com este livro que é o de falar sobre a morte e a superação pela fé e pelo amor.
Lágrimas de Outono é sua mais nova aposta literária. O toque de espiritualidade contido na obra vem de uma vivência sua? Você é espírita?
Sim, souE Lágrimas de Outono é inspirada em uma história verdadeira, da minha avó. Bel (personagem principal) é minha avó na infância.
Pretende partir para publicação física?
Todos os livros citados já são publicados em livro físico, com exceção do Lágrimas de Outono que ainda será publicado este ano pela Arwen (mas já está a caminho).O que você acha da reação das pessoas em geral, em relação às obras?
Sempre foi muito positiva até então. Procuro sempre ouvir o que as pessoas pensam a respeito, procurar leitores betas e participar de debates literários e até hoje tenho tido um retorno bastante positivo. Gosto também de fazer parcerias com blogs literários e ter meus livros resenhados para ouvir o máximo de opiniões possível.Quais são suas referências literárias?
Poesia; Romance e Drama.O que é literatura para você?
Literatura é toda a arte escrita e que apresente qualidade "estética" para ser considerado um objeto literário (seja em prosa ou em verso).Pretende (ou gostaria de) viver de literatura?
Sim! Este é o meu maior anseio. Atualmente trabalho apenas com a escrita (deixei de lecionar). Mesmo que a fonte de renda atual não venha apenas dos meus livros, eu não deixo de acreditar que no futuro isso possa ser possível: que eu consiga viver bem com a venda dos meus livros.Gostaria de dizer algo aos seus leitores?
Aos meus leitores eu só posso deixar o meu muito obrigada! Vocês me impulsionam e dão cada vez mais sentido para minha carreira, amo vocês.Aos que estão iniciando a carreira como escritores eu digo que sejam persistentes. Não desistam frente aos obstáculos que surgirem (pois são muitos), nem se sintam desmotivados com a eventual falta de apoio ou com as pessoas que mostram que não acreditam para valer no seu potencial. Com determinação, carisma e amor todos podemos colher ótimos resultados.
Beijos
A capa acima é da desenhista, talentosíssima, genial, Cibelle Reis. Acesse a sua página no Face, cibellereisilustradora, para entrar em contato com ela!
Eis aí, galera, a trigésima entrevista do projeto, com a Amanda Bonatti, exemplo de dedicação e profissionalismo, uma de minhas escritoras favoritas, e uma pessoa de qualidades morais inquestionáveis. Se você ainda não a conhece, dê uma oportunidade aos seus livros, impecáveis na qualidade da escrita, além de muito criativos.
Até a próxima, povo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Café com Escritoras(es) do Wattpad
Non-FictionEste é um espaço para publicação de entrevistas com escritoras e escritores que publicam seus textos no Wattpad. O objetivo é aumentar ainda mais a interação entre escritores e leitores, e conhecer um pouco mais da vida, das referências e dos sonhos...