Gestão das emoções durante situações que geram conflitos

2.9K 110 7
                                    


Vamos começar pelos conflitos. O que são e como identificar uma circunstância "ruim"?

Um conflito é situação que se caracteriza por escassez de recursos e consequentemente por sentimento de hostilidade.

Imagine um ambiente de trabalho onde as pessoas formam aquela "panelinha", fazem algo de errado e chega um novo funcionário na empresa que não se "encaixa" na panelinha. É um cidadão honesto e digno.

Imagine a reação das outras pessoas em relação a esse funcionário novo. Logo, teremos situações conflituosas. Se o funcionário novo tiver controle sobre suas emoções e sentimentos, saberá conduzir a situação a seu favor.

Agora um caso bem comum. Uma motorista está no seu automóvel na velocidade máxima permitida, e, é cortada por um motorista ignorante que além de estar fazendo algo errado a xinga. A motorista não revida, segue tranquilamente dirigindo seu automóvel na velocidade máxima permitida.

Nessa situação se fossem dois motoristas ignorantes, que não têm controle sobre o seu emocional, obviamente estariam discutindo como ocorre na maioria dos casos.

Nesse caso há escassez de recursos que se deve ao fato de ambos quererem estar certos. As pessoas envolvidas acabam desenvolvendo atitudes negativas.

Outro exemplo de conflito no ambiente de trabalho;

Ana Carolina é a nova secretária executiva da empresa, mas não tem apresentado um bom desempenho, ou é lenta demais ou comete muitos erros. A chefe do departamento, Cíntia, é uma pessoa que não gosta de confrontações diretas e quando vê algum trabalho de Ana Carolina mal-feito, errado ou inacabado, ela simplesmente concluí o serviço sempre deixando sobre a mesa de Ana Carolina com a sua assinatura.

Em suma, mesmo que Cíntia não goste de confrontações diretas está confrontando Ana Carolina ao se intrometer em seu trabalho.

Será que essa situação pode gerar um conflito?

Depende...

Se Ana Carolina não gostar do que faz e não tiver interesse algum em melhorar seu desempenho na empresa, provavelmente até agradecerá a chefe. Se por outro lado, for uma funcionária dedicada e que apenas esteja passando por uma fase de adaptação, provavelmente entrará em conflito com a chefe que ao invés de ensinar como realizar as funções, corrigir ou completar o seu trabalho, está a se intrometer de forma prejudicial ao seu desempenho na empresa. "Como quer que eu aprenda se não me monstra o caminho?"

Nós somos muito mais do que um corpo e para que o nosso corpo funcione bem, devemos estar bem internamente. E isso está relacionado aos pensamentos, desejos, emoções e sentimentos.

Uma série de elementos em nossas vidas são tão nossos quanto nossa cabeça, pernas e braços. Assim temos os bens "imateriais" como família, amigos, animais de estimação, projetos de vida, amor-próprio, autoestima, crenças, etc.

Também temos os bens materiais que também apresentam valor sentimental devido as nossas conquistas como casa, carro, a geladeira nova, o sofá dos sonhos, em relação aos quais somente sob o nosso consentimento alguém poderá dispor deles.

Em relação a bens imateriais ou materiais existe, subjetivamente, a causa do conflito sempre que haja interferência na nossa zona individual sem a nossa autorização.

Esse é um dos tipos de conflitos que podem se tornar um "problema".

Num conflito existem partes em confronto. Num problema existe um grupo de pessoas a trabalhar em conjunto.

Num conflito desenvolve-se um comportamento hostil. Num problema desenvolve-se um comportamento de proximidade.

🎉 Você terminou a leitura de AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE PNL PARA DESENVOLVER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL [COMPLETO] 🎉
AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE PNL PARA DESENVOLVER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL [COMPLETO]Onde histórias criam vida. Descubra agora