PARTE 3: Estou só?

416 33 5
                                    

Um fato é: você não está sozinho. Parece que sim, mas não está. Olhe bem para as pessoas a sua volta e tente enxergar. Para te provar isso, fui no google procurar uma fonte confiável com algumas estatísticas. Encontrei um artigo de 2015, no site da ONU Brasil, que afirma que uma em cada dez pessoas sofrem de algum transtorno mental, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Isso dá 10% da população mundial, que é igual a 700 milhões de pessoas. Se você pensar que o Brasil tem 200 milhões de habitantes, faça as contas! São mais de TRÊS países do tamanho do Brasil. Espero que você se sinta um pouco menos só depois desses números.

____

Por que todo mundo parece tão feliz menos eu?

Aposto que você já pensou isso. Eu já, várias vezes. Abria meu facebook, instagram, snapchat e só via pessoas em viagens incríveis, relacionamentos incríveis, comendo pratos maravilhosos, com sorriso de orelha à orelha. Só a minha vida é uma droga então?!

Estava lendo um livro quando encontrei a melhor resposta para essas questões, e o livro dizia assim: não confie nas fotografias, pois nela todos estão sorrindo. E é exatamente isso, nas fotos todos sorriem, mas a gente não sabe o que está por trás daquilo. Essas pessoas podem ter acabo de ter uma grande briga com alguém, ou uma decepção, ou estarem nas piores férias do mundo!

Fotos em redes sociais são posadas. A felicidade, muitas vezes, não é real. Já se tornou automática a ação de sorrir sempre que alguém tira uma câmera do bolso.

____

De repente, não sou a única.

Resolvi buscar no google e fazer uma pequena lista de pessoas famosas que falaram abertamente sobre seus problemas. Eles já sofreram ou ainda sofrem com algum transtorno mental. Em ordem alfabética:

Adam Levine - TDAH (déficit de atenção)

Amanda Syfried - TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

Ana Furtado - depressão pós-parto

Analice Nicolau - depressão e síndrome do pânico

Angelina Jolie - depressão

Armandinho - depressão e alcoolismo

Ben Stiller - transtorno bipolar

Beyonce Knowles - depressão

Brad Pitt - depressão

Carrie Fisher - transtorno bipolar

Cássia Kis - depressão, bulimia e transtorno bipolar

Catherine Zeta-Jones - transtorno bipolar

Charlize Theron - TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

David Beckham - TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

Deborah Blando - depressão e síndrome do pânico

Demi Lovato - TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

Princesa Diana - bulimia e depressão pós-parto

Ellen Degeneres - depressão

Elton John - bulimia

Fábio Assunção - dependência de drogas

Fernanda Lima - depressão

Geri Halliwell - bulimia

Gwyneth Paltrow - depressão pós-Parto

Hayden Panettiere - depressão pós-parto

Jared Padalecki - depressão

Jean-Claude Van Damme - transtorno bipolar

Jim Carrey - depressão

Jô Soares - TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

John Green - depressão, ansiedade e TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

J.K. Rowling - depressão

Leonardo DiCaprio - TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

Padre Marcelo Rossi - depressão.

Maurício Mattar - transtorno bipolar

Monique Evans - depressão, síndrome do pânico e DDA (distúrbio de déficit de atenção)

Núbia Óliver - depressão

Olivia Munn - ansiedade e tricotilomania

Priscila Fantin - depressão

Ricardo Boechat - depressão

Rita Lee - depressão.

Roberto Carlos - TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

Selton Mello - depressão

Sinead O'Connor - transtorno bipolar

Sonia Abrão - transtorno de ansiedade

Thammy Miranda - síndrome do pânico

Tem escritor, cantor, ator, apresentador, jornalista, modelo, padre, princesa, atleta... Pessoas com fama, dinheiro, carreiras de sucesso. Coisas que grande parte das pessoas almejam na vida. Que motivos teriam eles para se sentirem tristes e deslocados? Esses transtornos não escolhem a quem irão acometer. Acontece com qualquer um, sem ter exatamente um motivo. Você não precisa passar por um trauma, ou uma perda para ter algum desses transtornos. 



Obrigada por ler até aqui :)

Ilustração de Shawn Coss: http://shawn-coss.squarespace.com/#/inktoberillness/

Enjaulada: com a ansiedade, fobia, pânico e depressãoOnde histórias criam vida. Descubra agora