Hoje o céu estava bastante nublado quando eu acordei me fazendo querer ficar na cama mais um pouco mas o som do pager chamou minha atenção o que me fez levantar logo em seguida e ir tomar meu banho para pegar meu carro e ir direto para o hospital.
Acho que meu rosto no dia de hoje estava numa careta de mal humor porque ninguém olhou direito pra mim ou falou comigo, o que so acontece quando eu estou de péssimo humor. Caminhei ate a sala do Staff mudando minha roupa para o uniforme do hospital na cor vinho por causa da minha área. Coloquei o estetoscópio ao redor do meu pescoço e fui ate a enfermeira que trabalha no andar, peguei os papeis da minha paciente e caminhei ate seu quarto onde alguns residentes trabalhavam.
A paciente Mary Adams era uma amiga antiga então vê-la ali me fez sorrir já que eu sabia que ela queria filhos. Me aproximei dela conversando um pouco e pedi para os meus residentes apresentarem o caso dela que era bastante simples já que ela estava de 9 meses e estava ali para ter seu bebe por cessaria. Me lembro muito bem o quanto ela era medrosa também.
Uma hora mais tarde eu estava pronta para a cirurgia da minha amiga com um dos residentes, Marcos.
A cirurgia estava bem no começo. Com o iodo na barriga de Mary eu peguei o bisturi de lamina 10 e fiz uma incisão, abri sua barriga com ajuda e pude ver o bebe mas o que me deixou levemente sem ar era que seu pescoço estava enrolado no cordão umbilical. Por mais que fosse mais fácil de tratar agora que é um parto cessaria e não um normal poderia ter o risco dele ainda sim ficar engasgado em busca de ar. Olhei para Marcos na minha frente e me afastei um pouco. “Preciso que alguém cante”, pedi e senti os olhares estranhos. “Eu tenho o direito de ficar nervosa com uma amiga nessa mesa, preciso de música, preciso que algo me relaxe, silencio me deixa desconfortável.”
Eu tinha consciência que todos ali presentes tirando os residentes sabiam que eu gostava de ouvir música nas minhas cirurgias para me relaxar e não era qualquer música, tinha que ser música latina.
A música “Vente Pa’Ca” do Ricky Martin com o Maluma encheu meus ouvidos e eu sorri levemente.
Mais relaxada coloquei minhas mãos dentro dela e puxei o bebe delicadamente. Marcos me ajudou a tirar o cordão umbilical de seu pescoço e eu o cortei com a tesoura reta e então foi que ouvimos o choro do bebê Theo. A enfermeira pegou o bebê das minhas mãos e o levou para ser limpo. Depois de colocar tudo no lugar fechei a barriga e sai da sala de cirurgia tirando minhas luvas, me lavei e sai indo para o refeitório pegar café para mim, eu sabia que ainda seria um dia longo.
Horas mais tarde eu verifiquei o bebê da Mary para ver se estava tudo bem, e como estava pedi que levassem para ela vê-lo. Fui ate o quarto da minha amiga e comuniquei a ela o ocorrido que não ficou preocupada por muito tempo já que seu bebê chegou para ser amamentado. Me despedi dela e foi a última vez que a vi no hospital durante aquele dia.
A. Redmersky
.....
*Música Vente Pa'Ca - Ricky Martin feat. Maluma
VOCÊ ESTÁ LENDO
Diário de uma Médica
ChickLitSou médica obstetra do hospital de Boston e me chamo Hope Amelia Redmersky. Trabalho 39 horas sem reclamar e trago bebes ao mundo me tornando a pessoa mais feliz do mundo por simplesmente estar ali num momento importante na vida de alguém. Eu sou q...