VI - "Tu és Pedro..."

60 3 1
                                    

Nas quatro instruções precedentes, ocupamo-nos das quatro marcas da Igreja de Cristo, e estabelecemos que a verdadeira Igreja de Cristo devia ser una, santa, católica e apostólica.

Mas a nossa Igreja não se chama somente Igreja "católica"; é chamada ainda "católica romana", pelo fato de em Roma habitar o seu chefe. E esta consideração conduz-nos à pedra angular, ao rochedo da Igreja, isto é, à instituição mais notável da história do mundo: ao papado.

O que o papado significa para a Igreja Católica, o que lhe traz de força, de segurança, de unidade e de direção, não é necessário fazê-lo ressaltar perante os fiéis.

Mesmo alguém que não pertença à nossa santa religião, se for um observador imparcial da História, será obrigado a reconhecer naquele trono sem igual, de 19 séculos de idade, a aparição mais imponente da História universal: esse fenômeno único, desse trono que se ergue, desde o tempo de Nero, entre nós com uma solidez inabalável, enquanto as tempestades da História elevam e fazem desaparecer povos e dinastias. Ora, o papado sempre representou um símbolo, que tem suscitado contra ele a hostilidade e os ataques reunidos dos maus, – e, no entanto ele ainda está de pé. O papado nunca cedeu nem abandonou coisa alguma dos seus princípios, não fez conchavos – e, no entanto ainda está de pé.

Está de pé porque não foi um homem que o fundou, mas o Filho de Deus, que lhe fixou os fins para os quais ele deve subsistir, enquanto houver um homem na terra.

Cristo fundou realmente o papado?
Com que intuito o fundou? – tais são as duas questões para as quais procuraremos uma resposta na presente instrução. Porque essas respostas farão compreender a
A grande veneração que testemunhamos ao papa.

1. Cristo fundou o Papado
Nosso Senhor Jesus Cristo comparou a Igreja a "uma cidade construída numa montanha" (Mt 5, 14), portanto visível a toda gente, – mas uma Igreja visível precisa de um chefe igualmente visível. Não se pode, pois, imaginar a Igreja de Cristo sem o papado. A) Já se trata dele por ocasião da pesca milagrosa em Genesaré; B) Nosso Senhor promete-o a São Pedro por ocasião da sua profissão de fé em Cesárea; e C) confere-lo no decurso da conversa que seguiu a ressurreição.

A) O Salvador alude ao primado do papa, por ocasião da pesca milagrosa de Genesaré. No capítulo V do seu Evangelho, São Lucas relatou o diálogo sublime e comovente entre Nosso Senhor e São Pedro.

A cena passa-se de manhã muito cedo. O Salvador está em pé na margem do lago de Genesaré; por trás dele, está o povo que o seguiu e que quer ouvi-lo. Na margem acham-se precisamente Pedro e seus companheiros, descidos da sua barca e ocupados em lavar suas redes. Cristo sobe à barca de Pedro, e de lá ensina o povo; depois, quando termina, diz a Pedro: "Avançai em pleno mar e deitai as redes para pescar" (Lc 5, 4). Simão Pedro fica muito admirado dessa ordem estranha. Conhece o seu oficio, pesca há dezenas de anos, toda a sua família e seus próximos também são pescadores, mas ele nunca ouviu coisa semelhante: ir pescar em pleno dia? E ao largo? Bem de certo o Mestre não nasceu naquela região, nem à beira d'água, mas bem longe, em Belém; nada de admirar se ele não entende disso... Todavia, é ordem do bom Mestre... Cumpre executá-la. Ele sabe o que quer. "Mestre, toda a noite trabalhamos, sem nada pescarmos; mas, na vossa palavra, lançarei a rede".

E Pedro lança a rede. E apanharam tanto peixe que as redes quase se rompiam. Tanto peixe, que eles tiveram de chamar em auxilio a barca vizinha. Tanto peixe, que as duas barcas ficaram cheias até à beira, e quase afundavam.

A alma de Pedro fica transtornada. Ele se prostra diante de Jesus, dizendo: Ah! Senhor, como pude duvidar um só instante? Eu hesitava, faltava à confiança, não compreendia, estava na duvida. Não sou digno de que conteis comigo para vossa grande obra, não sou digno de ser o guia do vosso rebanho. Afastai-vos de mim, Senhor. Sou um homem vulgar, fraco e pecador, e Vós precisais de heróis.

A Igreja CatólicaOnde histórias criam vida. Descubra agora