O Espírito Santo é o atual Consolador. Deus, o Pai e Criador, foi o primeiro Consolador a Se manifestar ao ser humano; depois veio o Filho, o Senhor Jesus, e finalmente o Espírito Santo, conforme a promessa: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis. Porque eu vivo, vós também vivereis." João 14.16-19
Mais adiante, neste primeiro discurso de despedida, o Senhor Jesus, querendo passar mais informações a respeito do Seu substituto na direção da Sua Obra, disse: "Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14.25,26
Após o término deste discurso de despedida, o Senhor levou os onze discípulos para outro lugar. E proferiu o Seu segundo discurso de despedida, objetivando naturalmente o preparo deles para receberem outro Consolador.
É importante notar que o Senhor Jesus focalizou a vinda e o ministério do Espírito Santo somente no final do Seu ministério terreno, provavelmente para evitar que Judas Iscariotes e outras pessoas despreparadas pudessem receber estas importantes informações. Em seguida, Ele entrou em maiores detalhes, dizendo: "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." João 15.26
"Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." João 16.7-14
A palavra "consolador", parakletos, no original grego, tem em sua raiz os seguintes conceitos: Aconselhar; exortar; consolar; fortalecer; interceder; estimular. Examinando bem as palavras do Senhor Jesus com respeito ao trabalho do Espírito Santo como Seu substituto, verificamos que a atuação d'Ele nos discípulos vai muito além de consolar. Vejamos:1. O Espírito Santo veio para ficar com os seguidores do Senhor Jesuspara sempre (João 14.16).
2. Ele não pode vir sobre os filhos do mundo ou sobre os não-seguidores do Senhor Jesus (João 14.17).
3. Veio não apenas para habitar com os seguidores do Senhor Jesus, mas para estar dentro de cada um deles (João 14.23).
4. Também para lhes ensinar todas as coisas (João 14.26).
5. Para lhes lembrar as Suas palavras (João 14.26).
6. Para convencer os não-seguidores do Senhor Jesus do seu maior pecado, que é a rejeição a Jesus como único Senhor e Salvador (João 16.8).
7. Para convencer os não-seguidores do Senhor Jesus que Ele é o Filho do Deus Vivo, que foi oferecido em sacrifício para justificar a tantos quantos n'Ele crêem de todo o coração, com todas as suas forças e de todo o seu entendimento (João 16.8).
8. Para convencer os não-seguidores do Senhor Jesus de que o pai e sedutor deles, ou seja, Satanás, já está condenado ao lago de fogo e enxofre, onde será atormentado juntamente com todos os seus seguidores, por toda a eternidade (João 16.8; Apocalipse 20.10).
9. Para orientar em toda a verdade a todos os que crêem e obedecem às palavras do Senhor Jesus Cristo (João 16.13).
10. Para dizer tudo o que tiver ouvido e anunciar as coisas que irão acontecer (João 16.13).
11. Para glorificar o Senhor Jesus (João 16.14).
12. Para anunciar aos discípulos aquilo que receber do Senhor Jesus Cristo (João 16.15).
O Espírito Santo veio para substituir o Filho, o Senhor Jesus, dar continuidade à Sua Obra e, assim, glorificá-Lo. Assim, o ministério ativo do Senhor Jesus é o mesmo do Espírito Santo. A única diferença entre os ministérios é que o Senhor Jesus Se manifestou ao mundo de maneira física, enquanto o Espírito Santo Se manifesta em Espírito.
Mas a Obra do Senhor Jesus é a Obra do Espírito Santo, e a vontade do Senhor Jesus também é a vontade do Espírito Santo! Aquele, portanto, que deseja ser usado pelo Espírito Santo deve fazer o que o Senhor Jesus mandou em sua Palavra! E para executar a Palavra do Senhor Jesus é preciso nascer do Espírito Santo, porque só assim teremos o poder da fé sobrenatural!
Por qual razão o Senhor Jesus não iniciou o Seu ministério terreno antes dos trinta anos de idade? Por que Ele não realizou tantas curas milagrosas, fazendo assim cessar os sofrimentos entre o povo, antes de ser ungido?Simplesmente porque embora tivesse sido gerado pelo Espírito de Deus, ainda não tinha sido ungido com o Espírito Santo! Porque mesmo tendo nascido de Deus, tinha que receber o selo, ou a marca que O identificava como separado do mundo. Ora, esta unção, marca ou selo divino nada mais é que a energia poderosa de Deus, chamada fé sobrenatural.
Somente após ter recebido a unção do Espírito Santo, o Senhor Jesus começou a pregar as boas novas, a curar os enfermos e a libertar os oprimidos do diabo. Em outras palavras, só após ter recebido a unção do Espírito Santo é que se manifestou n'Ele o poder da fé sobrenatural.
É exatamente isto o que tem de acontecer com todos os seguidores do senhor Jesus! Todo aquele que é nascido do Espírito de Deus tem o poder da fé sobrenatural dentro de si, para exercitá-la e conquistar a vitória sobre o mundo. Aquele que tem este poder, dentro de si, mas não o exercita pode ser enquadrado na seguinte declaração do Senhor: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda." João 15.1,2A verdade é que fomos enxertados na Videira Verdadeira; somos,portanto, Seus ramos. A seiva que vem do tronco principal flui em nós, ou seja, o poder do Espírito de Deus está em nós!
O mesmo Espírito que ungiu o Senhor Jesus tem ungido a cada seguidor Seu. Se os ramos não derem os frutos que o Agricultor espera, serão cortados, podados, removidos, para que outros venham a nascer em seus lugares, e produzir os frutos. Ora, não podemos nunca nos desculpar pela falta de conquistas, pois a seiva da Videira Verdadeira tem fluído em nós, para manifestarmos neste mundo a glória, tanto do Agricultor quanto da Videira Verdadeira.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os Mistérios da Fé
SpiritualEm meio a tantas formas de racionalizar o relacionamento humano com Deus, algo tem sido, certamente, banido de muitos corações: a preocupação com o caráter do verdadeiro filho de Deus. Ele, em Sua misericórdia, nos possibilita o acesso a esta série...