A fé é mais uma questão de obediência à Palavra de Deus: “Pela fé,
Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia
receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” (Hebreus 11.8).
Qual a obediência do tipo que Abraão manifestou, que não retrata
uma qualidade de fé sobrenatural agradável a Deus? Aliás, esta é a razão
por que o apóstolo Tiago, escrevendo aos cristãos, pergunta: “Meus irmãos,
qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode,
acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tiago 2.14).
Ele está afirmando que a verdadeira fé exige ação, atitude e sacrifício. E tudo isto está dentro do contexto da obediência à Palavra de Deus! Isto é a fé seguida de obras!
Tiago não está se referindo à justificação pelas obras de caridade,
não, embora ele também relacione a caridade e a fé mais adiante. Mas esta
não é a ação principal da fé, pois se a caridade fosse suficiente para justificar alguém, então o Senhor Jesus não precisaria vir a este mundo e passar pela morte, e morte de cruz!
O grande problema que o apóstolo observou já naqueles dias é o que temos visto nos dias hoje também. A maioria dos cristãos pensa que a fé deve ser passiva, isto é, eles crêem no Senhor Jesus como único Salvador, e pensam que esta crença é suficiente, não sendo preciso combater o bom combate da fé.
Pensam eles que logo após terem confessado a fé em Deus devem se manter quietos, calados, sossegados; enfim, esperando a Sua volta
passivamente. Talvez estejam pensando que pelo fato de serem
convertidos, o diabo nunca vai importuná-los, deixando-os em paz a
aguardarem a vinda do Senhor Jesus.
Ora, este absurdo de pensamento é que tem sido a causa da miséria da Igreja de nosso Senhor! Pois o que mais se tem visto são crentes fracassados, derrotados e até endemoninhados!
Quantos crêem nas promessas de Deus mas têm vivido uma vida totalmente contrária àquilo em que têm crido? Ora, está escrito: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (Salmos 23.1).
E a pergunta que deixo aqui não é para ofender, mas para obrigar os irmãos a pensarem: Há quanto tempo vocês têm crido no Evangelho, têm sido verdadeiros cristãos, mas a sua vida não sai do lugar em que está?
E por que isto? Justamente porque lhes tem faltado o exercício da fé, ou a
fé em ação!
O apóstolo Tiago conclui, dizendo: “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2.26).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os Mistérios da Fé
SpiritualEm meio a tantas formas de racionalizar o relacionamento humano com Deus, algo tem sido, certamente, banido de muitos corações: a preocupação com o caráter do verdadeiro filho de Deus. Ele, em Sua misericórdia, nos possibilita o acesso a esta série...