1 - A definação de Fé

718 26 1
                                    

Basicamente a fé é uma certeza. Seja ela natural ou sobrenatural, sempre será um sentimento de certeza absoluta. Se no coração não houver este sentimento de certeza absoluta, então não se pode considerar como fé.
Muitas pessoas confundem emoção com fé. Pensam que o fato de sentirem um forte desejo de chorar, ou mesmo vontade de sorrir, é fé. Não!
A fé não é emoção, mas certeza!É uma convicção tal, que é impossível removê-la do coração. A fé é como a luz, e a dúvida como as trevas. Se as trevas vêm com ímpeto contra a luz, imediatamente são dissolvidas por ela. A fé não se importa quando vêm as dúvidas, as tribulações, as perseguições, as ameaças ou qualquer outro dardo inflamado do diabo, porque ela vem de Deus!
Deus é a Fonte da fé viva! O Senhor Jesus é o Autor e Consumador
da fé. Ele tem doado esta Sua energia, o Seu poder, chamado fé para aqueles que a Ele se submetem de todo o coração. Por isso, absolutamente nada é capaz de vencer a verdadeira fé! Muito pelo contrário, pois sendo ela o poder de Deus, então vence tudo e ainda se mantém inabalável!
Somente aqueles que nasceram de Deus possuem esse poder, e esse poder tem de fluir naturalmente, para vencer todo o inferno deste mundo.
Por isso também as Sagradas Escrituras afirmam categoricamente: "porque todo o que o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1 João 5.4).
O Senhor Jesus também declarou: "...Tudo é possível ao que crê." (Marcos 9.23). Significa que a fé é um poder que nasce com o Criador e é estendido à criatura, que vive e depende d'Ele.
Diante disso, podemos entender por que Abraão, com apenas trezentos e dezoito homens escolhidos, nascidos em sua casa, venceu quatro reis ao mesmo tempo, e mais tarde enfrentou o medo de perder o seu filho, levando-o para ser oferecido a Deus em sacrifício. Isso mostra que ele era nascido de Deus. Moisés se recusou a ser chamado de filho da filha do Faraó, e preferiu trocar a glória do reino do Egito pelas dificuldades do deserto, porque era nascido de Deus. Josué foi audacioso ao ordenar que o Sol e a Lua ficassem parados por quase um dia inteiro, até destruir todos os seus inimigos, porque era nascido de Deus. Davi ousou enfrentar Golias e todos os seus inimigos, e os venceu, porque era nascido de Deus. Daniel não teve medo de descer à cova dos leões, porque era nascido de Deus. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se intimidaram diante do imperador da Babilônia e da sua fornalha, acesa sete vezes mais forte, porque eles eram nascidos de Deus.
O que mais podemos acrescentar para mostrar o verdadeiro caráter da fé? Foi por causa da fé, este poder imensurável de Deus, "...o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem." (Romanos 4.17), que os cristãos primitivos enfrentaram a morte de cabeça erguida, da mesma forma que os verdadeiros cristãos no período da Inquisição. A única maneira de se distinguir um sentimento emotivo de um sentimento de fé é verificando se há certeza absoluta ou não. Se por acaso houver um mínimo de medo, de preocupação ou dúvida, então não é fé, mas emoção, pois a Bíblia assim define a fé: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." (Hebreus 11.1).
De acordo com esta definição bíblica, a fé é algo real e palpável, mas, ao mesmo tempo, invisível. Assim é a fé. Ela mostra uma realidade de algo inexistente, ou seja, dá realidade às coisas invisíveis, considerando-as como se fossem objetos da visão física.
Aí está, portanto, o grande poder da fé: trazer à existência as coisas que não existem. De fato, isso confunde a sabedoria deste mundo, pois contradiz todas as teorias da razão.
A Ciência, por exemplo, fundamenta-se em fatos reais, concretos e visíveis, e a fé não, pois se baseia na certeza de algo invisível, como o próprio Deus, que, sendo Espírito, é invisível.
A fé é a certeza de algo que não vemos. Talvez seja esta a razão por que o Senhor Jesus traçou o caminho da fé, para que a Sua criatura pudesse chegar até Ele. O apóstolo Paulo registrou:
"Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não O conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação."

Os Mistérios da FéOnde histórias criam vida. Descubra agora