Até o presente momento, são conhecidos apenas dois tipos de fé: natural e sobrenatural. A primeira se caracteriza pela autoconfiança, que nasce juntamente com o homem, de maneira geral, e à medida que este vai adquirindo mais conhecimentos, vai se desenvolvendo cada vez mais. A fé natural fica evidente nas mínimas atitudes que tomamos a cada momento da vida. Quando, por exemplo, nós nos levantamos pela manhã, inconscientemente a manifestamos, pois cremos que os nossos pés suportarão o peso do nosso corpo, para nos moverem até o lugar que determinarmos. Quando tomamos um ônibus, um trem, um táxi ou qualquer outra condução, cremos naturalmente que chegaremos ao destino traçado. Nesses momentos, não surge em nossa mente nenhuma dúvida quanto à capacidade das pessoas que conduzirão o veículo. Porque há em nós uma certeza natural de que tudo está sob controle, e que dentro de algum tempo estaremos no lugar desejado.
A fé natural também se faz presente quando executamos um trabalho, por acreditarmos previamente que no final do mês receberemos o devido salário. Quando o agricultor planta sua semente, também está manifestando a sua fé natural, pois crê que, no tempo apropriado, colherá os seus frutos.
O paciente precisa da fé natural para se tratar com o seu médico, e este, por sua vez, também necessita da fé natural para tratar do seu paciente, pois como poderia receitar um determinado tratamento, se ele mesmo não cresse no poder curativo do mesmo?
Assim acontece com os dentistas; os advogados; engenheiros; políticos; enfim, com aqueles que têm algo a realizar. Em tudo na vida, quer seja de forma direta ou indireta, existe uma manifestação natural de confiança. Ela é tão importante para a vida humana quanto o oxigênio, a água, a terra e o Sol.
É claro que a maioria das pessoas nem se dão conta disso, mas mesmo assim elas se mantêm dependentes da fé natural para viverem. O interessante é que mesmo aqueles que não crêem em Deus, ou que simplesmente O ignoram, necessitam a cada instante desse poder natural que vem d'Ele.
Enquanto a fé natural faz a pessoa crer que o conhecimento da Ciência produz desenvolvimento, a fé sobrenatural faz a pessoa crer que tudo o que Deus tem prometido na Sua Palavra se cumprirá na íntegra, independente de quaisquer circunstâncias
A fé sobrenatural está acima da fé natural e até da própria razão.
Não existe uma explicação que possa ser considerada razoável para ela,
apenas aquilo que a Bíblia diz, ou seja, que ela é a certeza de coisas que esperam e a convicção de fatos que não se vêem.
Um exemplo disso aconteceu quando o Senhor Jesus ordenou à figueira que nunca mais produzisse figos. Ora, Ele estava falando com algo que não tinha, e não tem ouvidos!
Talvez alguém diga que Jesus é Deus e pode fazer qualquer coisa, até mesmo uma figueira ouvir. Então qual seria a justificativa para Abraão?
O Apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos da cidade de Roma, disse: "Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometeu. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça." Romanos 4.18-22
E o que dizer de Moisés, que diante do mundo foi considerado louco, por abandonar o trono do Egito, o maior e mais avançado país do mundo na época, para se sujeitar a viver na fé de seus pais? E Josué, que teve uma fé louca e audaciosa, a ponto de ordenar que o Sol ficasse retido?
A fé sobrenatural não dá a mínima importância às circunstâncias adversas. Ela é senhora imbuída de autoridade suprema. Quando se manifesta, as coisas que não existem passam a existir.
Por isso, o Espírito Santo, por intermédio do apóstolo Paulo, afirma que a Palavra da Cruz é loucura para os que se perdem, e que "...aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação." ( 1 Coríntios 1.21). Em outras palavras, a fé sobrenatural é loucura para os que vivem segundo a fé natural, ou segundo o curso deste mundo. O Senhor Jesus falou a Pedro: "...tende fé em Deus;" (Marcos 11.22).
De fato, Ele estava dizendo, em outras palavras, que se nós tivermos apenas a fé natural, só veremos coisas naturais acontecerem, mas se tivermos a fé sobrenatural, que é a fé vinda de Deus, então não só faremos o que foi feito à figueira, mas também removeremos montanhas para o mar. Além disso, tudo o que a nossa boca determinar será feito!
Ora, assim como as coisas naturais se discernem naturalmente, e as espirituais espiritualmente, também a fé sobrenatural só é discernida e exercitada por aqueles que nasceram de Deus, ou seja, aqueles que nasceram da água e do Espírito Santo, e se mantêm ligados à Videira Verdadeira.
Apenas estes possuem esta qualidade de fé sobrenatural, pois estão ligados à Fonte. O Senhor Jesus, conforme já frisamos, é o Autor e Consumador da fé sobrenatural. Aqueles que vivem na Sua dependência têm a obrigação de vencer, porque são nascidos de Deus!
A razão pela qual muitas pessoas, embora se dizendo cristãs, não vencem, deve-se ao fato de que elas vivem de acordo com a fé natural.
Acreditam no Senhor Jesus de maneira natural, e nunca nasceram de novo.
Possuem apenas este tipo de fé porque têm razão para isso.
Tendo tomado conhecimento a respeito d'Ele por informações de terceiros, ou tendo recebido uma cura ou uma libertação, por meio da oração da fé sobrenatural de alguém, mantêm-se firmes, acreditando n'Ele apenas com o tipo de fé natural. Por um sentimento de profunda gratidão, elas O amam e, de forma bem limitada, obedecem a alguns preceitos da Sua Palavra.
Aqueles, porém, a quem o próprio Espírito Santo revelou o Senhor Jesus são os que O conheceram ao vivo, e não por informações. É fácil verificar a diferença. Uma coisa é conhecer alguém por notícias ou orientações, e outra totalmente diferente é conhecer a pessoa face a face.
Os brasileiros, por exemplo, de um modo geral, com raras exceções, conhecem o presidente dos EUA pela mídia impressa e eletrônica, mas não pessoalmente. Da mesma foram acontece com a pessoa que acredita em Jesus, porém nunca teve um encontro real com Ele.
Quem nasceu do Espírito Santo conhece o Senhor Jesus pessoalmente, porque o próprio Espírito Santo lhe deu uma medida de fé sobrenatural, a fim de que pudesse ver o invisível e, assim, ter um encontro com o Salvador.
É justamente a fé sobrenatural que nos faz entrar em contato direto e real com Deus. Ela é como um rio que nasce no trono de Deus. Se subirmos este rio, chegaremos ao Seu trono, e se o descermos, as outras pessoas vão conhecer o Deus Vivo por nosso intermédio!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os Mistérios da Fé
SpiritualEm meio a tantas formas de racionalizar o relacionamento humano com Deus, algo tem sido, certamente, banido de muitos corações: a preocupação com o caráter do verdadeiro filho de Deus. Ele, em Sua misericórdia, nos possibilita o acesso a esta série...