Pra dar início ao tema, devo informar que tudo o que relato ou escrevo, vem de opiniões próprias e experiências vividas por minha pessoa, mas acredito e anseio que tudo o que está sendo dito sirva de algo para vocês leitores.
No século em que vivemos, diversos temas e diversos assunto são abordados pela sociedade num todo, indo desde intelectuais, até estudantes do Ensino Médio. Nesse aglomerado de informações, o respeito é importante para o crescimento e desenvolvimento social. Passar a enxergar as pessoas com o mínimo de reverência, é necessário para um crescimento de caráter individual, e auxilia na formação educacional dos indivíduos. O respeito é retratado por Jonathan Haidt sendo um dos cinco valores morais fundamentais compartilhados para um maior ou menor por sociedades diferentes e indivíduos diferentes. O respeito também para algumas culturas, parte do reconhecimento de algo dito ou feito por alguém, seja uma promessa, um acordo ou lei, que deve ser reconhecido. Todos essas diversas características agregam um significado amplo para o termo, e o possibilita ter essa importância diante de uma sociedade.
Nos dias atuais, o termo é utilizado muita das vezes para justificar distinções existentes ou criadas. A verdade é que todo e qualquer indivíduo tem que conquistar o respeito das pessoas, utilizando não do agrado, mas demonstrando um recíproco respeito. O que se faz presente ultimamente, é a exigência de respeito como se fosse genes em cromossomos, algo biológico. E seria bom se o respeito não precisasse ser conquistado, e partisse do pressuposto de que todos nos respeitamos de origem, mas a verdade é que ainda somos seres humanos, e a liberdade que nos é possível alcançar, permite haver essa necessidade de alcance de deferência com os outros. E para o alcance desse respeito por parte das outras pessoas, precisamos ter nítidos na nossa mente que o respeito não vem biologicamente, que o respeito não significa concordância ideológica, respeito não é aceitação, mas sim reconhecer o outro como um ser humano assim como a si mesmo, demonstrar reverência e respeitar o próximo.
Podemos então passar a reconhecer esses valores e começar a utiliza-los em nossas próprias vidas, servindo de exemplo pra quem nos visa. Por que enquanto esperarmos dos outros, o que nós mesmos não fazemos, é um gasto de energia em vão. As pessoas necessitam de tomar mais atitudes, na tentativa de alcançar o que querem ou o que anseiam, e assim, cegar a um resultado esperado. Fazendo assim, vamos evoluir como pessoas, claro que a perfeição é inatingível mas ela pode ser pretendida por todos!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os Porquês da Vida
Short StoryUm dia encontrarei a legenda correta para descrever os descompasso textos que aqui se encontram!