Depois que o amor acontece

516 79 35
                                    

Trago um trailer de um romance adolescente, desta vez. O livro é intitulado de Depois que o amor acontece e é da autora @PricillaCaixeta

Se gostaram do trailer, votem neste capítulo para me motivarem a continuar.

Resenha

Clichê. Nós, seres humanos, somos clichês. A vida é clichê. O mundo é clichê! Andamos às voltas e às voltas, mas acabamos sempre por esbarrar com eles. Pior, nós os procuramos. Mesmo quando criamos uma história distópica, querendo fugir das trivialidades que nos cercam, os clichês acabam por tomar conta das nossas personagens. E se isso acontece com ficção científica, imagine agora com romances adolescentes. Porém, um romance adolescente clichê a colocar à prova romances adolescentes clichês é inegavelmente inspirador e, atrevo-me a dizer, surpreendente.

Devo confessar que se há um gênero literário que pouco me seduz, é o romance adolescente. Não sei explicar muito bem porquê, afinal de contas cheguei a devorar dezenas de filmes dentro do gênero. Como não amar Um príncipe em minha vida, A Lagoa Azul, Ela é o cara, Um amor para recordar, 10 coisas que eu odeio em você, entre tantos outros. Mas quando procuro um livro, é fato que nunca vou à categoria dos romances adolescentes.

Como cheguei a este livro, então? Fácil, foi uma das indicações que me fizeram para o projeto Booktrailers & Resenhas. Na verdade, tenho que agradecer à mariliarodriguesreal, ela que me indicou os livros da autora. Assim que abri a sinopse deste livro, fiquei muito curiosa e tive logo que começar a ler, nesse próprio dia. Estava com algumas reservas, visto ser um estilo literário que não me é tão apelativo, mas não foram necessárias muitas páginas para a autora me aprisionar num livro que eu iria jurar não vir a gostar. Mas não é que acelerou o meu coração de tal forma, que aqui estou eu, caro leitor, para partilhar um pouco do que eu achei do romance?

May Rose Scott, a protagonista, tem a brilhante ideia de fazer um projeto para a escola sobre romances adolescentes clichês. Ela quer a todo o custo provar que depois que o amor acontece, a nerd que começa a namorar com o esportista popular, das duas, uma, ou ela acaba por se transformar noutra pessoa ou o namoro termina. Ela até pode aceitar que os opostos se atraiam, mas o magnetismo inicial, com o tempo, ou esmorece, por completo, repelindo as duas almas que não se encaixam, ou inverte o polo "mais fraco", transformando-o num semelhante do polo dominante. Com isso, ela vira uma verdadeira cupido e começa a formar os casais mais convenientes para a sua pesquisa de campo. O problema é quando ela se vê obrigada a fazer parte do seu próprio experimento.

Mas todos sabemos que ideias brilhantes, muitas vezes, não são indicadoras da qualidade do livro. Quantos e quantos livros eu já encontrei na plataforma com sinopses muito prometedoras, e que depois acabaram por ser uma verdadeira desilusão. Este livro começa com uma ideia genial, sim, mas a forma como a história se desenvolve ao longo das páginas e o tom e mestria com que é contada elevam exponencialmente as expectativas iniciais. O livro tem uma leveza, que quase senti como se estivesse uma breve brisa a soprar na minha mente. Uma brisa subtil, mas tão intensa que arrebatou o meu coração sem eu quase dar por isso.

O que eu mais amei na obra foi a protagonista, a forma como ela encara a vida e vai lidando com os problemas que surgem na sua vida. Fez-me lembrar as protagonistas sempre engraçadas da grande Sophie Kinsella, que sabe como ninguém dar vida a personalidades marcantes e diferenciadas. E isso é, sem dúvida, o melhor elogio que eu poderia dar (Sophie Kinsella é uma das minhas escritoras favoritas).

Booktrailers & Resenhas (HIATUS)Onde histórias criam vida. Descubra agora