A resistência: À beira do caos

690 92 59
                                    

Trago-vos um novo livro! O título é A resistência: À beira do caos e a autora é @cristil_sil

Vocês vão começar a dizer que só faço booktrailers com protagonistas ruivas, mas juro que foi pura coincidência. Espero que a próxima não seja ruiva, até porque já estou a ficar sem stock de atrizes que preencham esse requesito kkkkkkkk

Se você gostou do trailer, deixe o seu voto para me incentivar a continuar o trabalho que faço.

Para quem quiser imergir nesta história com os olhos completamente fechados, aconselho a que não leiam a resenha abaixo, ela tem alguns pequenos SPOILERS (nada de muito flagrante, como revelar o final ou algo do género, é claro).


Resenha

Nunca se cria nada a partir do vazio. Então, não estranhem se este livro vos recordar dos famosos Jogos Vorazes de Susanne Collins, ou A Seleção de Kiera Cass, ou até Maze Runner de James Dashner. Ainda que a obra tenha sido pensada antes de alguns destes grandes êxitos fazerem furor pelo mundo fora, a identificação é fácil e imediata.

Em A resistência a nossa protagonista, Emily, vive num dos onze Setores de Gaia, antiga América do Norte. Ela trava uma luta contra o tempo, sabendo que a qualquer momento o vírus que contém no sangue dela pode despertar e sugar-lhe a vida. Mas depois do nome dela ser sorteado, de ela ser a elegida do setor 7, ela tem a oportunidade de ser uma das curadas que vive na Matriz. Nunca mais passar fome ou frio. Ser até rica, famosa e conviver com a família real. Só que para isso ela vai ter de deixar a sua antiga vida para trás. Pior, vai ter que deixar de ver a única pessoa que ela ama, a única pessoa que lhe resta e que sempre fez de tudo por ela.

Como podem ver, os traços gerais da história lembram muitos os universos fictícios já citados, mas quanto mais nos embrenhamos pelas páginas do livro, mais fácil é esquecer essas referências e perceber que este mundo tem uma identidade muito própria.

Os mistérios que vão surgindo ao longo da trama são os suficientes para nos deixar colados às palavras envolventes e de fácil leitura da autora. E claro, como não podia deixar de ser, alguns segredos ficam por ser revelados nos livros seguintes da trilogia. Deixando o leitor a salivar por mais.

Contudo, aquilo que considero ser o ingrediente diferenciador desta história é, na verdade, uma personagem e a sua consequente relação com a nossa protagonista ruiva. Nathan é pintado por Emily como um príncipe sem coração, impiedoso, arrogante e antipático. E convenhamos que os comportamentos que ele tem com a nossa mocinha não ajudam muito a limpar essa imagem. Ele parece estar disposto a fazer da vida dela um verdadeiro inferno. Mas o leitor, através dos olhos da Emily, vai percebendo que o Nathan é alguém demasiado complexo para se perceber logo à primeira... ou à segunda.... ou à terceira vista... Bom, são precisos muitos encontros entre estes dois para mergulhar na alma profunda do Nathan e chegamos ao fim sem ter chegado sequer perto do fundo do ser deste homem enigmático. Sem dúvida, a melhor e mais rica personagem do livro. Arrisco-me até a dizer que será das melhores personagens com que já me deparei no universo literário.

Um outro ponto muito bem conseguido é o triângulo amoroso formado pelo Lucas, Emily e Nathan. Os fãs de Crepúsculo vão, certamente, delirar com o coração dividido da protagonista desta história que tanto lembra o da Bella. Por muito que se seja #teamlucas ou #teamnathan é impossível não compreender os sentimentos contraditórios e conflituosos que a Emily sente e não achar fofo cada momento romântico que ela passa com qualquer um dos dois. Ao contrário de outras histórias em que é fácil para o leitor descartar um dos vértices do triângulo, aqui você vai apenas fechar um pouco os olhos para o vértice que você torce para que não seja o escolhido da Emily. Porque todos nós temos de ter o nosso favoritismo, por muito que balancemos ao longo da história, no fim vamos ter de escolher um dos lados.

Booktrailers & Resenhas (HIATUS)Onde histórias criam vida. Descubra agora