10° Entrevista realizada com a ganhadora do concurso Estrelas de Athenas na categoria Poesia.
Entrevistada: BiancaLefay
Entendedora: Kethely-KamiilyInício da entrevista:
Kethely Kamilly: 1- Estamos aqui com a autora Bianca Lefay que ficou em 1° lugar na categoria Poesia do concurso Estrelas de Athenas com a obra Translado: Uma visão transpoética. Os leitores querem saber, qual é o seu sentimento em relação a tal conquista?
Bianca: Me sinto imensamente feliz e agradecida. Este foi o meu primeiro livro na plataforma e tive de aprender como funciona toda essa mecânica. E ainda pelo tema sensível, tem um valor especial para mim.
Kethely Kamilly: 2- Quais são os seus planos com relação ao futuro como escritora?
Bianca: Além de poemas escrevo também contos. Estou preparando um livro de contos de ficção científica com ênfase em crítica social. Tenho também o projeto de um romance ambientado no Japão feudal com temática trans.
Kethely Kamilly: 3- Você se inspirou em algo quando resolveu escrever o livro Translado: uma visão transpoética?
Bianca: Sim, na minha vida e na de outras mulheres trans. O objetivo era retratar de forma poética toda a vivência a que a população trans está exposta na sociedade. Algumas situações de fato ocorreram ou testemunhei. Esse sentimento de impotência vagou durante um tempo em mim até que a poesia foi uma forma de botar para fora a angústia, o inconformismo, todas as conjecturas diante da intolerância, do espaço negado por ser quem somos.
Kethely Kamilly: 4- Que tipo de pesquisa você precisou fazer para escrever seu livro, ou não precisou?
Bianca: Não fiz nenhum tipo de pesquisa. Quis deixá-lo bem "cru", "duro", para que soasse ao leitor com o mesmo impacto do que uma pessoa trans recebe da sociedade diariamente. Me preocupei somente com a forma e o sentimento.
Kethely Kamilly: 5- Você escreve primeiramente para você, ou para seus leitores?
Bianca: Os poemas são sempre mais íntimos. Penso neles como uma expressão do eu cristalizada naquele momento sobre algo. Então escrevo para comunicar algo a mim.
Kethely Kamilly: 6- Qual ou quais gêneros literários você não escreveria de jeito nenhum?
Bianca: Pergunta difícil (risos). Acredito que as pessoas estão em constante mudança, então conceitos que servem hoje podem não servir mais adiante. Jamais me imaginaria escrevendo ficção científica ou romance histórico, no entanto são realidade para mim agora. Mas respondendo sua pergunta, acho que ficção adolescente. Não por preconceito, mas creio que não levo jeito.
Kethely Kamilly: 7- Alguém te inspira a escrever?
Bianca: Minha relação com a literatura é bem intimista, construída através da leitura de meus autores preferidos e de material teórico. Assim posso dizer que trago influências de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Álvares de Azevedo, Rubem Fonseca, Robert Howard, Vitor Hugo, Máximo Gorki e outros mais.
Kethely Kamilly: 8- Descreva sua obra em 3 adjetivos.
Bianca: Incômoda, provocante e questionadora.
Kethely Kamilly: 9- O que os leitores podem esperar da sua obra?
Bianca: Acho que num primeiro momento é um mal-estar, pelo menos é o que pessoas próximas me têm dito, mas espero que encontrem uma forma de resistência. Depois de alguns poemas prontos, pude ver ali um fragmentos de uma história de vida contada. Se este livro levar seu leitor ao questionamento, terá servido ao seu propósito.
Kethely Kamilly: 10- Deixe um recado a seus leitores.
Bianca: Obrigada a todos que leram Translado: uma visão transpoética. Agradeço também à equipe do concurso Estrelas de Athena, pela oportunidade e pela dedicação. Está para sair a continuação de A Guerra do Campo de Santana e os Contos do Império da Fênix. Enquanto isso vocês podem curtir Os Gnomos da Mata ou as fanfics de Sailor Moon já que muitas coisas que escrevo testo antes nelas.
Mil beijos da Bia!Kethely Kamilly: Muito obrigada pela entrevista maravilhosa Bia!
Nós do concurso te desejamos muita sorte com suas histórias!
Meus parabéns!
- Equipe EaBianca: Eu que agradeço. Você foi um doce e fez excelentes perguntas. Muito obrigada. 😌
Fim da entrevista.
O concurso estrelas de Athenas agradece a sua participação nesta 1° edição do concurso e parabeniza-a pela sua merecida conquista!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevistas Estrelas de Athena
RandomOlá, bem-vindos a Entrevistas Estrelas de Athena! Esse livro foi criado para divulgar as entrevistas de nossos colaboradores, jurados e ganhadores do concurso Estrelas de Athena.