10 - Vencedora 1° edição Ficção adolescente

9 6 1
                                    

7° Entrevista realizada com a ganhadora do concurso Estrelas de Athenas na categoria Ficção adolescente.

Entrevistada: Chuyahiro
Entendedora: Kethely-Kamiily

Início da entrevista:

Kethely Kamilly: 1- Estamos aqui com a autora Débora Gonçalves que ficou em 1° lugar na categoria Ficção Adolescente do concurso Estrelas de Athenas com a obra Rosas Salgadas. Os leitores querem saber, qual é o seu sentimento em relação a tal conquista?

Débora: Olha, eu realmente não estava criando muita expectativa quanto ao concurso, porém meus sentidos falharam e eu alcancei essa vitória inesperada! Estou muito feliz, pois é a quinta conquista de Rosas Salgadas e posso ver que estou indo pelo caminho certo.

Kethely Kamilly: 2- Quais são os seus planos com relação ao futuro como escritora?

Débora: Para ser bem sincera, eu não sei. O futuro é algo que não podemos prever, portanto, na maioria das vezes acabamos nos decepcionando, alegrando ou nos surpreendendo com ele. Caso eu alcance o sucesso um dia, serei bem rígida quanto as minhas obras (não que agora eu não seja, mas para a minha profissão, terei que aumentar esses pontos). Pretendo lançar vários livros também, independente do gênero literário.

Kethely Kamilly: 3- Você se inspirou em algo quando resolveu escrever o livro Rosas Salgadas?

Débora: Sim! No momento em que eu estava assistindo uma adaptação da obra "Dois Irmãos", do autor Milton Hatoum, eu pensei: Por quê não? Nunca havia me inspirado em nada para escrever um livro e aquela obra prima seria perfeita como fonte de inspiração. Já o enredo em si e o ponto central da história, digamos que cada uma das minhas obras tenha um pedaço de mim, por isso, todas as ideias quanto as personalidades dos personagens e foco sairam da minha criatividade.

Kethely Kamilly: 4- Que tipo de pesquisa você precisou fazer para escrever o seu livro, ou não precisou?

Débora: Rosas Salgadas é uma história que se passa em Moscou, na Rússia, então tive que pesquisar muitas coisas sobre o lugar e como funciona as escolas, universidades e etc. Mas não para por aí! Fui obrigada a dar uma de médica, também foi necessário pesquisas sobre cegueira, corpo humano e psicológicos afetados.

Kethely Kamilly: 5- Você escreve primeiramente para você, ou para seus leitores?

Débora: Acho o seguinte: A partir do momento em que você segue a carreira de escritor, é necessário que você tenha paixão por aquilo que faz, mas também que respeite críticas e opiniões vindo de seus leitores. O que seria de um autor sem seus leitores? Sou eu quem monta o enredo, pesquiso sobre elementos que não conheço, boto o nome dos personagens e título, resumindo, é o criador quem decide o que fazer, não o leitor. Acho completamente desrespeitoso que alguém decida vir e botar ordem naquilo que não lhe pertence, pois querer ter posse sobre o livro da pessoa e opinião são coisas completamente diferentes.

Kethely Kamilly: 6- Qual ou quais gêneros literários você não escreveria de jeito nenhum?

Débora: É impossível saber, porque todos nós estamos sempre aprendendo coisas novas, gêneros novos todos os dias. Acho que sou capaz de escrever de tudo, porém, isso vai de vontade para escrever determinada categoria, como por exemplo, romance erótico é um que eu simplesmente não gosto, mas isso não significa que um dia não irei escrever.

Kethely Kamilly: 7- Alguém te inspira a escrever?

Débora: Tenho várias inspirações de autores, é o que não falta, mas o principal deles é o famoso Stephen King.

Kethely Kamilly: 8- Descreva sua obra em 3 adjetivos.

Débora: Triste, forte e bom.

Kethely Kamilly: 9- O que os leitores podem esperar da sua obra?

Débora: Um enredo surpreendente que pode ser clichê no início da trama, mas no desenvolvimento, percebe-se que não será bem assim. Os leitores podem esperar qualquer coisa da obra, inclusive um final totalmente imprevisível cuja intenção é quebrar todos os clichês deixados para trás na história. Rosas Salgadas prega vários elementos polêmicos também, inclusive transtornos psicológicos, porém nada romantizando.

Kethely Kamilly: 10- Deixe um recado a seus leitores.

Débora: A leitura é a maior fonte de conhecimento, portanto, nunca parem de ler!

Kethely Kamilly: Muito obrigada por sua entrevista Débora!
Nós do concurso te desejamos muito sucesso!!
Meus parabéns!

Fim da entrevista.

O concurso estrelas de Athenas agradece a sua participação nesta 1° edição do concurso e parabeniza-a pela sua merecida conquista!

Entrevistas Estrelas de Athena Onde histórias criam vida. Descubra agora