Jeon Jeongguk
Por algum motivo que não consigo desvendar — e pela primeira vez —, me sinto genuinamente interessado por algo que o esverdeado diz, então também me sento e tento escutá-lo.
Síndrome de Ondine.
Faço uma careta quando o escuto dizer esse nome. É tão estranho quanto ele, penso, em silêncio.
Flexiono os joelhos e apoio o queixo neles, o rosto virado o suficiente para fitá-lo e escutar cada palavra que sai de sua boca, apesar da distância.
— Eu descobri que tinha isso lá pelos meus oito anos, quando comecei a usar a internet. Até então, nenhum médico conseguiu explicar a minha condição — Prossegue, os olhos tão centrados no concreto do piso que quase não piscam. — Eu esqueço de respirar — Diz, e eu arqueio as sobrancelhas em surpresa. Tenho vontade de perguntar como e por que isso acontece, mas sinto como se uma trava fosse ativada em minha garganta e eu não fosse nem mesmo capaz de organizar minhas palavras. Involuntariamente, levo à mão ao pescoço, mas ele não parece perceber.
De repente ele me olha, como que para conferir se eu ainda prestava atenção em sua história, e retribuo o olhar por um breve segundo, inexpressivo.
Interiormente, estou dizendo por favor, continue.
— Tenho que ficar me lembrando a cada minuto de que meu cérebro não transmite os sinais nervosos essenciais para a respiração. Pra falar a verdade — ri nasalmente —, é bem chato. A maioria das pessoas não acredita nessa história. Acham que sou mentiroso — Joga a cabeça para trás e fecha os olhos. — Você acha que sou mentiroso, Jeongguk? — Entorto o inferior levemente, mas não respondo.
— Acho que é mais fácil assumir que uma pessoa está mentindo quando você não entende o que ela quer dizer — Dá de ombros, abrindo os olhos minimamente. A partir desse momento, começo a perceber como as extremidades de seus olhos são mais puxadas do que o normal, tão bem delineadas que parecem ter sido desenhadas à mão. A sua boca também tem um formato diferente, pigmentada num tom de rosa que entra em contraste com a pele alva. Os lábios, naturalmente entreabertos, são finos, mas cheinhos. Ele provavelmente é a pessoa mais branca que eu conheço. — Sabe qual o ponto positivo? Eu consigo prender a respiração por baixo d'água por quase sete minutos — Diz como se fosse o fato mais honrável do mundo. — É um bom número para um iniciante, não acha? — Coça a ponta do nariz com a falange dos dedos. — O maior recorde já registrado é de vinte e dois minutos, mas acho que estou pelo menos entre os mil primeiros colocados — Dá de ombros. — Minha irmã não conseguiria ficar nem um minuto assim. Ela engasga com o próprio oxigênio quando tenta prender a respiração.
Quando diz isso, me vejo imaginando como é a família de Min Yoongi. Me pergunto quantos anos sua irmã tem, se carrega o mesmo humor peculiar do irmão. Se seus pais também têm os cabelos tingidos. Ou se ele é apenas um elemento x nessa composição, completamente deslocado, como gás carbônico se dissolvendo no ar atmosférico.
— Não acha que seria engraçado se precisássemos lembrar nosso coração de bombear sangue, também? — Observa, me olhando. Balanço a cabeça suavemente em sinal de confirmação. — Como você veio parar aqui em cima? — Olho para baixo.
Eu não sei.
Só me lembro de ter saído da sala no meio da explicação do professor e, inconscientemente, meus pés me levaram até o terraço.
— Eu estava pensando em uma coisa — Interrompe o silêncio instaurado entre nós depois de alguns minutos, me fazendo sobressaltar os ombros pelo susto. — Acho — e tenho quase certeza — de que vou vou ter que esperar um bom tempo até finalmente poder ouvir a sua voz, mas tudo bem. Sou uma pessoa paciente. Estou há quase dezoito anos esperando pelo momento certo — Diz, mais uma vez umedecendo os lábios ressecados. — Mas eu acho que podíamos tentar algum tipo de manifestação. Não com desenhos, porque sou péssimo nisso — Ergue um pouco o corpo para cima e enfia a mão no bolso traseiro da calça cinza, pegando o aparelho celular. Percebo que uma das extremidade superior está quebrada, e os lados de metal estão arranhados. — Se você me desse o seu número, talvez você pudesse escr... — Retiro o celular de sua mão antes que continue, adicionando o meu número.
Como não sei o que escrever no nome do contato, digito apenas 'Jeon Jeongguk'.
Então ele toma o aparelho de mim e muda para 'O melhor discípulo de todos'.
No mesmo instante, me manda uma mensagem, e o barulho da notificação faz com que eu pegue o celular rapidamente e de forma estabanada, quase o deixando cair por entre as mãos trêmulas.
Diferente do que eu pensei, não há foto alguma em seu perfil, e sinto algo dentro de mim se deslocar enquanto o vejo na barra de notificação — a primeira mensagem que eu recebo de alguém. E é de Min Yoongi.
Salvo seu contato como 'O garoto do lago', e o sinal toca, indicando o início do intervalo.
Yoongi me olha de um jeito indagatório, como que perguntando ou talvez esperando que eu me levantasse e saísse, mas não o fiz.
Apesar de o meu estômago roncar em protesto pela fome, não me importo.
Fico ao seu lado nos últimos minutos de "liberdade" restantes, sem dizer uma sequer palavra; apenas escutando — com atenção — o seu falatório incessante.
Não consigo deixar de me perguntar como é possível que o esverdeado guarde tantas informações aleatórias nessa cabeça de vento, apesar de não achá-las inúteis. E muito menos entediantes. De jeito algum.
Nesses poucos minutos, aprendo algumas coisas sobre o Min; sua cor favorita é verde, sua irmã tem oito anos e a maior decepção de sua vida quando criança foi descobrir que seu cabelo era liso demais para segurar um topete como o de Alex Turner — depois de uma falha tentativa de se vestir como ele em uma festa de família, uma tentativa de comemorar o halloween de um jeito mais americanizado.
Também descubro — ou percebo, graças ao meu grande poder de observação — que as fileiras de seus dentes são tortas e o seu sorriso é gengival. Ele também não é muito de rir, mas adquire uma aura infantil quando o faz, apesar da aparência à princípio ameaçadora. Não sei dizer se ele é completamente igual ou o oposto do que mostra ser.
Quando finalmente vejo que a próxima aula está prestes a começar, me levanto silenciosamente, e Yoongi não diz nada enquanto me vê partir.
Desço as escadas encarando o nosso chat ainda aberto em meu celular, e me sinto um pouco menos inseguro sobre isso.
♫
Assim que piso dentro de casa, sei que tudo vai ser como sempre; que vou fazer o almoço de minha mãe, levá-la para o quarto e torcer para que ela pegue no sono, pra que eu não precise vigiá-la pelo resto da tarde. Então sei que vou deitar na minha cama, encarar o teto branco acima de mim, os móveis gastos e empoeirados e que vou contar até dez várias vezes enquanto inspiro e expiro, tentando me convencer de que está tudo bem.
Quando olho para o chão, há uma coisa que antes não estava li.
Torço o nariz, me agacho e pego o envelope.
— Mãe? — A chamou, com os olhos vidrados no envelope de papel. Leio o verso. É o dinheiro da pensão. — Cheguei.
Tento ignorar o papel colado às células enquanto observo atentamente a foto de Yoongi. Diferente do que eu pensei, não é nenhuma foto legal dele do lado da picape, nem dos cabelos desbotados. É só uma foto desfocada de um desfiladeiro de montanhas, que parecia ter sido encontrada na internet.
Desisto no momento em que cogito a ideia de tentar descobrir o significado por trás daquilo.
Repensando várias vezes a ideia de mandar uma mensagem, quase deixo o celular cair no rosto ao receber uma notificação.
Uma notificação dele.
Minha respiração se desestabiliza e não sei dizer se é a tela que está tremendo ou a minha visão que está turva.
O garoto do lago:
jeongguk, tem uma pessoa que eu quero que você conheça
mas só se você quiser
VOCÊ ESTÁ LENDO
Out Loud
RomanceA vida nunca fez sentido para Min Yoongi, um garoto de dezessete anos apaixonado por Arctic Monkeys, fatos estranhos e que tem o sonho de descobrir o que há por trás das montanhas. Mas tudo parece ainda mais confuso e fora de ordem quando, Jeon Jeon...