Jade: Localizei a hemorragia. Vem de uma ruptura do baço. Aspiração.
Anestesista: Doutora, a pressão tá caindo
Jade: Eu tô quase parando a hemorragia
Anestesista: Doutora, fibrilação ventricular, o coração tá parando~Jade inicia a massagem cardíaca.
Jade: Vamos, Dani, reage, por favor
Jade: Desfibrilador, carrega em 200~Jade choca uma vez e continua a massagem
Jade: Daniel, se você morrer, eu juro que eu te mato, por favor, eu não vou te perdoar por me fazer te amar e depois ir embora! Volta!
~Jade chorava.
Jade: Vamos chocar de novo, carrega em 300, adrenalina!
~Aqueles segundos à espera de uma reação pareciam durar uma eternidade.
~Jade sai do centro cirúrgico desorientada, sem conseguir raciocinar direito. Desce até a recepção. Ela só queria respirar. Estava dormente. Quando sai do elevador, dá de cara com Elídio, Samara, Andy e Teresa na sala de espera. Entram em desespero quando veem sua expressão.
Ana: Jade...~Com os olhos marejados
~Jade apenas olhava pros 4, com os olhos marejados, sem dar uma palavra.
Ana: Jade, o Samuel disse que você que operou ele, fala alguma coisa pra gente ~Todos já estavam chorando, esperando o pior
~Jade continuava parada. Só piscava os olhos.
Ana: Jade, eu tô te achando muito sem reação pra quem acabou de fazer uma cirurgia em um conhecido, pelo amor de Deus, me diz que você conseguiu
~Jade desaba no chão. Chora, grita, esperneia. Elídio corre para abraçá-la. Todos choravam muito, Andy, Samara e Ana pareciam estar em estado de choque, apenas choravam e olhavam assustados para Jade. Mas Jade estava descontrolada. Elídio chorava agarrado à ela, no chão. A primeira palavra sai da boca de Jade.
"Lico..."
Volta a chorar.
Lico: Jade, por favor, fala logo
~Jade, em prantos:
"Foi tão difícil..."
Lico, também em prantos:
"Eu não aguento mais, pelo amor de Deus, fala logo"
~Jade agarra Elídio com força e vice-versa.
"Eu consegui"
~Todos gritam. Ela ainda estava abraçada com Elídio, que parecia juntar todos os seus caquinhos com aquele abraço. Todos juntam-se para um abraço coletivo. Após algum tempo, todos se acalmam.
Jade: Ele vai ficar bem. Tá na UTI, mas, apesar de ter sido muito difícil, a cirurgia foi um sucesso. Talvez amanhã à tarde ele já possa ser transferido pra um quarto.
Samara: Jade, de onde você tira esse controle emocional? Como conseguiu?
Jade: Controle emocional? Você realmente tava aqui quando eu surtei e me joguei no chão?~Todos riem.
Samara: Mas é sério, não é qualquer um que conseguiria fazer o que você fez hoje.
Ana: Verdade. Mas Jade... E se o Samuel te denunciar pro conselho de ética? E se alguém que tava na cirurgia denunciar?
Jade: Bom, aí é simples. Eu sou processada, perco meu CRM e com ele vai embora meu direito de exercer a medicina
Lico: Denunciar? Como assim?
Samara: É, denunciar por quê?
Jade: O conselho de ética proíbe que nós façamos procedimentos com risco de vida em pessoas com as quais tenhamos algum tipo de relação, seja amizade, casamento, algum grau de parentesco...
Andy: E você pode perder sua licença por ter operado o Daniel, mesmo sendo, pelo que eu ouvi, a única cirurgiã capacitada de plantão?
Ana: É ISSO! Meu amor, você é um gênio
Ana: Jade se o conselho de ética te chamar pra depor, é só alegar que você era a única cirurgiã de plantão nessa noite. E isso a gente tem como provar.
Jade: Olha, eu sinceramente não acho que o Samuel vá me denunciar
Samara: Eu também acho que não, você quase segura as paredes desse hospital
Ana: Tá aí uma verdade. Mas temos que ficar espertos, afinal, não só o Samuel sabe. Me tranquiliza, vai, me diz quem tava na sala de cirurgia com você?
Jade: O anestesista, Almir, o residente, Charles e a enfermeira instrumentadora, Jaqueline
Ana: Só eles?
Jade: Só.
Ana: Miga, se depender deles, seu CRM está intacto. Agora eu entendi porque tava tão tranquila em relação a isso, só gente de confiança
Jade: Pois é.
Jade: Eu acho que vou dar uma olhada no Dani e tomar um banho
Ana: Vou com você
Elídio: A gente não pode mesmo visitar ele hoje?
Jade: Infelizmente não, Lico. Na UTI, só gente da equipe do hospital.
Andy: Então vão lá vocês duas, e tragam notícias.
Ana e Jade: Tá
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cômico Miocárdio
FanfictionJade Gadelha é uma jovem médica, especialista em cirurgia cardiovascular, que, após passar por um relacionamento abusivo, se fecha para o amor e decide que jamais entrará em um relacionamento sério novamente. Daniel Nascimento é um humorista de impr...