O último senso que se tem nota realizado sobre Queluzito pelo IBGE aconteceu em 2010 e apresenta nossa cidade com um índice populacional de 1866 habitantes. Mais de oito anos se passaram e com certeza ainda que sem grandes mudanças, os números são outros. Com base nos dados do acima referido instituto de pesquisa podemos supor que o mesmo não entrevistara todas as famílias, ou então, e o que mais certo seria, existem muito mais eleitores do que habitantes residindo no município .
Quem nasce em Queluzito é queluzitano e não queluzitense. Nossa cidade fica a 108km de Belo Horizonte. Fazemos parte das cidades que compõem a região central de Minas Geraes. Quando fizerem piadinhas a despeito de nossa cidade, como aquela que já se tornou clichê dos municípios menores, quando dizem ter uma placa na entrada da cidade com os dizeres de "Seja bem vindo". E cem metros depois sobre outra escrita "volte sempre", se bem informados podemos dizer aos tais que Queluzito possui área equivalente a 153.038 quilômetros quadrados. E faz limite com outros cinco municípios. Conselheiro lafaiete, Cristiano Otoni, Casa Grande, São Brás do Suaçuí e Entre Rios. Portanto placas de Seja bem vindo e Volte sempre se fazem necessárias em vários pontos do nosso pequeno paraíso e a distância entre elas vai um pouco além de apenas alguns metros.João Fernandes de Oliveira Pena que era mais conhecido como Comendador Pena, nasceu no dia 21 de abril de 1794 e falecera no dia 2 de julho de 1862. Era ele dono de muitas terras a perder de vista ao redor do arraial de Santo Amaro. Se estendiam estas até onde hoje é o aeroporto das Bandeirinhas.
Conta -se que era este homem muito bom para com seus escravos, e que o mesmo distribuiu muitas terras entre eles. Para que se pudessem dividir as terras de forma a não haver nenhum problema, e como também não havia arame para fazer cerca, eram feitas valas separando os terrenos. Com o passar do tempo aquelas valas sofriam com o efeito da erosão. Os que contam essa história dizem ser graças a essas valas que Queluzito hoje em dia é repleta de barrancos. O que também nos leva a associar o título de terra das cocotas ao nosso querido comendador. Já que a nossa ave símbolo gosta de fazer sua morada dentro desses barrancos.
O comendador Pena era muito amigo de Dom Pedro II. O imperador dormia em sua casa quando passava por aqui. Para lhe ser agradável o Comendador Pena contratou um professor de música afim de ensinar seus escravos. Isso para que quando seu ilustre amigo viesse se hospedar em sua casa este pudesse ser agraciado com a banda formada por eles. E foi assim que nasceu a "coorporacao musical Santa Cecília de Queluzito". Como forma de gratidão Dom Pedro II quis implantar uma linha férrea que passaria pelas suas terras, trazendo crescimento e prosperidade para nossa cidade. O Comendador Pena no entanto recusou o agrado de seu amigo imperador justificando a ele que o barulho das máquinas poderia assustar seus cavalos que viviam soltos nos pastos. E foi graças a essa decisão que essa mesma linha férrea hoje em dia passa por Buarque de Macedo.
Analisando os fatos podemos deduzir que Dom Pedro foi um pouco infeliz ao associar a passagem dos trens ao desenvolvimento. Já que Queluzito mesmo sendo pequena conseguiu a condição de município ao ser emancipada. Enquanto que Buarque de Macedo permanece até hoje sendo distrito de Conselheiro Lafaiete.
Nos fatos contados por personagens diferentes, as histórias se cruzam, se encontram, se completam.
Queluzito foi fundado em 31 de dezembro de 1962. Mas a partir dessas histórias e muitas outras que o seu próprio povo conta temos cada vez mais a certeza de que muita coisa já houvera acontecido por aqui bem antes disso. Fatos estes que interfiriram e ainda interferem na personalidade e nas características das pessoas e do lugar sendo assim atemporal e contemporâneo.