CAPÍTULO 4 O DEVORADOR É UM DEMÔNIO?

69 2 0
                                    

(Malaquias 3:11) "E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos."

Muitos estudiosos afirmam, que nas escrituras existem textos complexos de se interpretar, eles os chamam de textos obscuros, e por conta de sua obscuridade e complexidade, esses textos muitas vezes causam divergências teológicas até mesmo entre pastores da mesma denominação, e muitas vezes por serem mal interpretados, acabam nascendo heresias desses textos, mas sobre este assunto, não precisa ser um teólogo para compreender algo que está claro tão nas escrituras, pois este é um dos assuntos mais simples de se compreender.

A maioria dos pastores atuais insistem em dizer que o devorador é demônio, eles chegam a fazerem extraordinários malabarismos teológicos, porém maliciosamente, pois eles sabem muito bem que as escrituras mostram explicitamente que o devorador do referido texto devora o fruto da terra, por ventura poderia um demônio comer o fruto da terra? É claro que não, e qualquer leigo sabe disto!

Mas infelizmente o que temos visto são pessoas com medo deste tal devorador, eles acreditam que se não derem seus dízimos com fidelidade o devorador atacará sua saúde, seu casamento, sua família e suas finanças, atribuem ao devorador todo prejuízo financeiro que lhes incorre, se alguma necessidade surge, ou se têm alguma despesa extra, já ficam apavorados, crendo que é ação do devorador, infelizmente esta doutrina do devorador tem induzido as pessoas a darem suas contribuições na igreja pelos propósitos errados, pois muitos sabem no fundo do coração que só contribuem todos os meses por medo do tal devorador, outro dia, um obreiro do nosso ministério, me disse que sua irmã filha de seus pais, estava internada e morreu, mas antes de morrer, no período que passou no hospital, mesmo debilitada, sempre argumentava com sua família que estava preocupada porque não tinha dado o dizimo naquele mês.

eu fico pasmado com a maldade dos homens que pregam esta doutrina, impondo cargas ainda mais pesadas sobres as pessoas que já vivem preocupadas com tantas coisas, mas eu quero aqui à luz das escrituras lhe explicar o que realmente era o devorador, e aproveitar para desmascarar esta falsa doutrina de devorador-demônio que circula nas igrejas de hoje.

Este devorador que Malaquias se refere, como próprio texto já deixa claro, não são demônios, mas insetos que destroem o fruto da terra e deixa a vide do campo estéril; o profeta Joel também falou desses insetos devoradores em sua profecia, veja o texto a seguir:

"O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu." (Joel 1:4).

Como está claro nos textos bíblicos o devorador não é demônio e sim insetos (lagarta, gafanhoto, locusta e o pulgão), que comiam a lavoura do judeu que não dava o dízimo que servia para o sustento do órfão, e da viúva, e do estrangeiro, e do levita, que acabavam passando necessidades.

Haja vista que o dízimo era o fruto da terra, então se o judeu não dava o dízimo do grão, também não tinha uma boa colheita para se fartar, porquanto esses devoradores vinham, e comiam todo o fruto da terra como castigo de Deus para a nação por não darem os dízimos (2 Crônicas 7:14,15; 2 Crônicas 6:28-31); leia Joel 1:5-20 e veja o estrago que esses devoradores fizeram muitas vezes na lavoura do povo judeu por causa da sua infidelidade em cumprir a lei do Senhor.

Pastores e teólogos, por favor, dizer que devorador é demônio é zombar da inteligência do povo, afinal de contas demônios não comem capim nem grama, e vocês sabem muito bem disso, sejam autênticos e digam verdade, parem de iludir as coitadas das ovelhas, vocês vão prestar contas com Deus, não esqueçam disto.

Amados deixem de ser crianças, e cresçam no conhecimento da palavra de Deus, não é atoa que o profeta nas escrituras diz: "o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento (Oseias 4:6a) ". Sinceramente, eu me recuso a acreditar que alguém continue crendo que o devorador seja algum demônio que anda por aí nas igrejas fiscalizando o livro do caixa, e vendo quem deu o dízimo ou não este mês.

Você não acha estranho, que depois de ter sido regenerado, e selado com Espírito Santo de Deus, alguém venha lhe chamar de ladrão porque não deu dez por cento para a igreja dele?

Analise comigo: se esses devoradores fossem realmente demônios, e que atacariam a saúde, casamento, família e finanças dos infiéis nos dízimos, então porque dizimistas fieis também sofrem prejuízos e percas? Porque dizimistas fieis também gastam com remédios? Porque dizimistas fieis passam crise em seu casamento e família? Porque dizimistas fieis sofrem assalto e muitas outras coisas que os falsos pastores dizem que são obras do devorador? Já que eles dão seus dízimos com fidelidade, nada disso deveria acontecer com eles, não é verdade?

Na verdade, se há algum devorador nos dias de hoje, seriam esses maus pastores que exploram e comem tudo das ovelhas (Ezequiel 34:1-10,17-22), esses sim, são os devoradores do povo.

É claro que os lideres gananciosos vão tentar te manter no cativeiro doutrinário, Mas graças a Deus, muitos já estão compreendendo que esta doutrina de devorador não passa de uma heresia exploradora, e estão sendo resgatados pelo poder da Verdade do Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Agora você não precisa mais ficar com medo do devorador, e ficar dando dez por cento do seu dinheiro a alguém, pois ele não é uma ameaça para nenhum de nós, era apenas para os judeus, e como vimos em vários textos bíblicos, o devorado nunca foi, e nunca será demônios, mas sim insetos que destruíam a lavoura dos judeus infiéis, e como esta ameaça não é para nós, fique em paz, e sossegue seu coração.

Você sabia? O dízimo não é obrigatório e o devorador não é demônio!Onde histórias criam vida. Descubra agora