Digo a vocês, a poesia mata homens de valores e homens sem valores. A poesia é uma ação suicida. O escritor, depende de sua sorte para ser um escritor de valor. No meu ver, se, sua sorte é boa, ele se tornará um dos piores e, se sua sorte for ruim, se tornará um dos melhores. Eu digo isso com toda certeza do mundo, a poesia em todos os casos, me matou e me salvou de muitas paradas, digo, de suicídio e de outras merdas autodestrutivas. Poemas de lamúrias de um pobre sofredor, um bom homem pode vencer qualquer parada, qualquer aposta numa corrida de cavalos. Quantos homens de valor você consegue ver abrir um jarro hermeticamente fechado? Quantos poetas bons pode encontrar num sarau? E, quantos poetas bons pode encontrar roncando sob lençóis num domingo depois de ter fodido uma prostituta de cinquenta reais? Tudo isso, depende da sorte de um bom homem na vida.
Eu comecei a ter uma vida desestruturada e boa ao mesmo tempo quando comecei a escrever sobre mim. A poesia tinha me salvado. Logo depois se tornou uma daquelas mulheres cujas pernas são brancas, usam saias todos os dias, e saem por ai num conversível. Se eu cair bêbado numa cama após ter fodido uma mulher, com 4 reais no bolso, eu estaria terminando a minha história e arruinando-a. Digo à Hitler, mais homens morreram com suas próprias poesias de lamúrias do que no seu campo de batalha de merda; a vida é mais que isso, ela te foderá mais a cada dia que passar. Ela não se importará se está ferido, o que te restar é resistir e encher a cara de poesia.
A dor por si só, não criará nada, assim como a pobreza. Assim como a naturalização da pobreza, é normal ter pobres no mundo?, assim como o aborto. Logo após nascer, terá uma vida fodida, pra quê deixar então, a criança nascer?, seguindo por essa lógica, poderíamos matar também os idosos, já que estão a ''sofrer'' com o final de suas vidas e não são de nenhum uso em tal. Eu repito, a vida é mais que isso.
A vida é se foder, observar as lindas pernas das lindas mulheres da sua rua, é foder com uma louca depois de uma ressaca. É ter alguém para chamar de sua, é ter uma vida.
Eu havia conhecido Igor, um outro escritor, amigo próximo meu. Ele tinha a vida fodida como a minha, eu sou a porra de uma réplica desse bebum filho da puta. A sua mistura de pessimismo e humor era o que mais me atraía nele, entende?. A sua luta pela vida e seu desgosto por qualquer tipo de amor era a coisa mais controversa que eu havia visto em toda minha vida. Mas, o que realmente me atraía nele é sua visão obscura pelo mundo, a sua vontade de querer morrer. Ele, uma das minhas inspirações no começo quando comecei a escrever, passou por tantas coisas que hoje não escreve mais. Nunca fui de ser romântico com meus companheiros, mas, Igor era um companheiro legal. Éramos como Bukowski e Hemingway, éramos a mistura dos dois. Sinto sua falta acima de tudo, foi uma pessoa importante para mim, lembro-me da vez que disse-me:
-Victor, o que acha de começar a escrever comigo?
Eu disse à ele:
-Isso é bobeira, continue a beber.
Ele insistiu, dizendo:
-Por favor, tente algo amanhã
Eu ironizei, dizendo:
-Ok, ok. Vou escrever versos e mais versos à você.
Igor era uma pessoa boa, ficara ali comigo por um grande tempo. Mas acredito na baboseira popular, ''Tudo tem seu fim'', lembro-me de ter conhecido uma mulher através dele também, mas não fazia meu tipo. Ela era uma daqueles mulheres encalhadas que não arranjavam nada, só de vez em quando. Mas sua conversa era boa, o que me causava incômodo era sua visão positiva da vida. Ela pensava que tudo se ajeitaria um dia, para nós. Eu disse a Igor:
-O quê esse pedaço de positividade está fazendo entre nós?
Ele disse, rindo:
-Eu realmente não sei.
As gargalhadas naturais dele eram uma das coisas mais acalmantes que eu tinha naquele momento, a sensação de ter um amigo que estava na mesma merda que eu durante anos era consideravelmente grande. O homem se adapta à climas, à sentimentos e ao abandono. Mas, sempre precisará de um amigo que entenda-o, digo, o homem é forte por si só. Mas, sempre, haverá um homem que o faça se sentir mais forte por estar os dois na merda.
Eu deixo meus sinceros sentimentos à Igor nessa página. Ele precisava de algo assim, provavelmente nunca lerá. Eu também precisava de contar sobre essa lenda que eu havia conhecido. O homem mais fodido de todo o mundo e, também, o homem mais sincero e ingênuo de todo o mundo. A sua bondade contraditória à suas escritas era hilária. Eu tenho que agradecer à esse cara, por mostrar-me a composição do mundo da poesia, a rima alternada entre os versos, a estrutura de um poema. Você, uma das pessoas mais importantes da minha vida. Vi meu primeiro companheiro se desgastar na poeira emocional da vida sem poder fazer nada. Eu sempre fui um fracote, afinal, minhas escritas também são contraditórias.
VOCÊ ESTÁ LENDO
UM BRINDE À TRISTEZA
Non-FictionEscritas nesse livro estão coisas que aconteceram antigamente e recentemente comigo com uma pegada mais depressiva e uma visão cansada da vida e de tudo que habita nesse mundo. Histórias como: Morte de um ente querido, decepções amorosas e vazios ex...