Amor

8.5K 351 39
                                    

Este sentimento é a união de todos os outros
bons que você possa ter, ele é a síntese de tudo de bom que temos dentro de nós.
Durante séculos a palavra amor, que define em si o ato de amar, foi perdendo o seu verdadeiro significado, já que a sua própria beleza fez com que este sentimento fosse perdendo o seu verdadeiro valor.
As pessoas apaixonadas às vezes demoram até conseguirem olhar nos olhos de seus parceiros e falarem eu amo você, porém outras acham que vão conseguir aquilo que querem mais rápido, e acabam por falar mesmo não tendo a mínima ideia do que este sentimento significa.
Falar eu te amo é muito bom, e ouvir também, porém falar e não saber o quanto vale é muito arriscado, afinal dizer eu te amo e trair significa que o sentimento não é amor, falar amo você e agredir deixa claro que o sentimento não é amor.
Quem ama cuida, protege, acalenta, se doa, abre mão do eu para se realizar no nós, sabe
que muitas vezes terá que deixar suas coisas um pouco de lado para desta forma poder se dedicar um pouco mais ao parceiro (a).
Jamais devemos esquecer de nós mesmos, mas sim devemos aprender a compartilhar com o próximo, pois para sermos verdadeiramente felizes precisamos antes de amar ao próximo aprender a amar a nós mesmos, pois uma pessoa que não é capaz de amar a si mesma, não consegue amar o seu semelhante, já que ela não conhece este sentimento.
Dizem que amor e ódio andam lado a lado, que eles são os lados diferentes de uma mesma moeda.
Nós seres humanos falhos temos mais facilidade em sentir raiva, desprezo e até ódio por alguém que não gostamos, do que tentar entender esta pessoa e depois emitir uma opinião sobre ela.
Quantas vezes nos pegamos dizendo a seguinte frase: Queria tanto amar tal pessoa, mas não consigo.
Ninguém aprende a amar, este sentimento já nasce conosco, temos apenas que aprender a desenvolvê-lo conforme os anos passam. As pessoas que odeiam seus semelhantes simplesmente por que estes são na visão delas diferentes, nada mais são do que pessoas que não souberam ou não tiveram ajuda para aprender a desenvolver o sentimento do amor que Deus lhes deu quando nasceram.
Uma forma fácil de perceber isso é nos exemplos de crianças que pequenas eram doces e amáveis, e depois quando adolescentes se tornaram rebeldes e mais tarde adultos problemáticos.
O problema é que em algum momento esta
criança parou de desenvolver sua capacidade de amar, e por consequência acabou por se concentrar em odiar tudo aquilo que não lhe agradava ou ia contra sua forma de ser e pensar. Outra prova é justamente o processo inverso, crianças que são extremamente irritadiças,
violentas, autoritárias, e em sua fase adulta se tornam filhos maravilhosos e pais admiráveis.
Este é um sinal que em algum momento ela percebeu que aquilo não fazia bem para ela, e então por instinto de defesa e muitas vezes por mérito de seus pais, aprende a desenvolver a capacidade de Amar.
É muito mais fácil para algumas pessoas sentir cinco horas de raiva por alguém ou algo, do que cinco minutos de amor pleno e incondicional.
Claro que essa tese não serve para todos, porém e infelizmente vale para muitos.
Esta consequência de nossas falhas não faz
ninguém melhor ou pior, apenas mostra aqueles que precisam mais de nossa ajuda do que outros.
Precisamos ser mais pacientes, e olhar para as pessoas que nos cercam com mais carinho e atenção, pois as vezes uma pessoa volta ao
caminho do amor apenas por uma frase dita da maneira certa e na hora certa.
Outra coisa que precisamos aprender é que não podemos exigir dos outros mais do que eles podem dar, temos que respeitar os limites de cada um, assim como esperamos que respeitem o nosso.
Amar plenamente não é fácil, porém quem consegue acha mais cedo ou mais tarde que todos devem ser iguais, que todo o resto deve conseguir com a mesma facilidade, e este é um erro fatal. Não somos iguais, e não resolvemos os problemas da mesma forma, por consequência não amamos da mesma maneira.
A capacidade de amar de cada um deve ser respeitada acima de tudo, pois amamos
conforme nosso limite, conhecimento, educação e força de vontade nos permitem.
Amar é o mais sublime de todos os sentimentos da criação, porém é também o mais difícil de conseguir em sua plenitude, já que ele nada mais é do que a união de todos os outros bons que existem.
Amar não significa aceitar tudo de todos, pois quem ama verdadeiramente também critica, a diferença está na forma com que fazemos isso. Quem ama faz tudo com calma, escolhe melhor as palavras, pensa sempre em ajudar com sua critica, sabe oque falar, a hora de falar e a maneira como falar.
Quem ama tem sempre como objetivo principal a vontade de ajudar, de ver a outra pessoa bem, de ver o outro em paz.
Amar é belo, porém não é fácil para todos.
Muitas vezes vemos pessoas falando na televisão em noticiários policiais que mataram por amor.
Mentira!!!!
Se esta pessoa teve a capacidade de tirar a vida de outra, é sinal que o único sentimento que não existia dentro de si era o amor. Ela tem sim o sentimento de propriedade, ela vê na outra pessoa uma posse, e quando as coisas não saem como esperava ela então reage da única maneira que conhece , que é a teoria de se não é do meu jeito então não será de jeito nenhum, se você não vai ser minha não será de mais ninguém. Este sim é o sentimento em questão, um sentimento que faz mal para quem sente e mais ainda para quem sofre.
Quem ama verdadeiramente é capaz de abdicar do amor que sente em favor da outra pessoa.
Quem ama sabe que às vezes a felicidade da outra pessoa pode significar não estar ao seu lado, e mesmo triste é capaz de aceitar. Amar verdadeiramente é ser capaz de ser feliz com a felicidade do outro, mesmo este não querendo estar ao seu lado como companheiro ou companheira, e entender que talvez ela ou ele queiram apenas ser seu amigo.
Uma pessoa que ame verdadeiramente jamais será capaz de matar alguém, ela poderá até morrer para salvar quem ama, mas jamais será capaz de tirar a vida desta pessoa.
O pior de tudo é que esta justificativa está inclusive no código penal, e se chama crime
passional, que é quando se mata alegando que foi por amor. Temos muito que evoluir na arte de amar, porém não podemos nos abater nas primeiras dificuldades, pois amar é um exercício de paciência e aprendizagem, aonde acertamos e erramos. Amar é assumir riscos, pois muitos não entenderão, e ao não entenderem farão conosco aquilo que fizeram com muitos antes de nós; Eles nos acusarão, nos julgarão, e nos sentenciarão sem direito a defesa, mas quando acordarmos no dia seguinte perceberemos o quanto é maravilhoso amar, pois nosso espírito estará leve e tranquilo, afinal Deus nunca abandona aquele que é capaz de amar verdadeiramente.
Amar incondicionalmente é em muitas vezes ter a capacidade de se sacrificar em nome deste amor, é ser capaz de se humilhar para poder fazer com que outros entendam que você não escolhe a quem vai amar você simplesmente ama.
Amar é aceitar diferenças, e lembrar que sem elas seríamos todos iguais, e isso acabaria com o propósito para o qual Deus nos criou e as coisas que tem para cada um de nós.
Amar é saber que um negro é antes de tudo um ser humano e filho de um mesmo Pai.
É saber que um homossexual não é desonesto ou incompetente única e exclusivamente por ser homossexual.
Que um alcoólatra tem uma história por traz de sua doença, e que muitas vezes o vício não foi sua primeira opção.
Que um viciado em drogas muitas vezes acredita que este é o único meio para fugir de seus problemas, e às vezes fugir de seus próprios pais.
Como já falei amar não é fácil, porém é
extremamente necessário, pois quando temos a capacidade de amar incondicionalmente nos tornamos pessoas melhores, para nós, para nossa família e para todos que cruzem nosso caminho. Neste dia seremos então capazes de deixar nesse mundo uma semente para o Infinito Bem.

Aprendendo a Controlar SentimentosOnde histórias criam vida. Descubra agora