Confiar em alguém ou em algo requer muita disposição e paciência, pois quando confiamos temos uma pré-disposição a não estarmos
preparados caso esta confiança seja quebrada.
Não se pode confiar mais ou menos, ou você confia ou não, e este ato requer sacrifícios e significa correr riscos.
Você não pode apenas e simplesmente escolher a que horas vai confiar ou não, essa escolha não existe, as pessoas que agem desta forma o
fazem na intenção de não magoar a pessoa que quer nossa confiança.
Oque muitos não percebem é que confiança não se pede, e menos ainda se compra, ela se conquista através de atos.
Este sentimento é um dos poucos que o controle absoluto está em nossas mãos, não depende de terceiros ou de opiniões de caráter duvidoso.
Para se confiar em alguém sem termos surpresas desagradáveis, precisamos observar algumas
regras, afinal algumas pessoas tentam
conquistar nossa confiança apenas para poderem usar de nossa influencia, de nosso status social, ou nos aplicar algum tipo de golpe.
Antes de confiarmos em alguém devemos observar quais motivos levaram esta pessoa a querer nossa confiança, pois pessoas que querem que confiemos nela depois que descobrem que acertamos na loteria, que herdamos uma fortuna com a morte de algum parente, que fomos promovidos e deixamos de ganhar 1.800 para ganhar 9.500 merecem
atenção redobrada, pois com certeza suas intenções não são das mais nobres.
Precisamos confiar nas pessoas, mas tomando muito cuidado para que não caiamos em armadilhas pelo caminho.
Os grandes golpes da história foram praticados por pessoas que obtinham a confiança das pessoas que detinham o poder, o dinheiro, ou o conhecimento daquilo que elas precisavam.
Quando confiamos em alguém às vezes nos tornamos mais fracos e vulneráveis, e por esse motivo existe a facilidade da pessoa nos passar para traz.
A confiança é um sentimento que deve ser ministrado em doses regulares e nunca de uma única vez, ou seja, confiança cega é extremamente perigosa.
Quando confiamos cegamente em alguém deixamos claro que estamos carentes, vulneráveis, que precisamos de alguém para resolver certos problemas para nós, e que decida por nós coisas que seriam de nossa única responsabilidade.
Confiar em alguém não é delegar
responsabilidades que nos pertencem, não é fugir de obrigações que são nossas, não é deixar a vida desta pessoa mais difícil para que a nossa
se torne mais fácil, não é deixar nosso fardo mais leve enquanto o do outro se torna mais pesado.
Confiar deve ser apenas um ato de ter alguém ao seu lado que em uma hora de emergência poderá resolver certas coisas para nós, é poder contar segredos sem medo de que outros fiquem sabendo, é poder viajar sabendo que sua casa está em boas mãos, é poder morrer tranquilo por que sabe que sua família está segura.
Confiar também pode estar ligado a algo, e não alguém, afinal quando montamos uma empresa, ou assinamos um contrato importante, devemos confiar que tudo vai dar certo, afinal começar algo que antes de iniciar já achamos que vai dar errado é pura perda de tempo, pois como já dizia Murphy, tudo que tem uma pequena possibilidade de dar errado, vai dar errado.
Devemos confiar em tudo que fazemos, porém e infelizmente, não podemos confiar em todas as pessoas que conhecemos, pois pessoas tem a
capacidade de trair, mentir, omitir, enganar e não sentir o mínimo remorso.
Confiar é uma necessidade de nós seres humanos, pois se não tivermos pelo menos uma pessoa em que possamos confiar plenamente, nos sentimos vazios, nos sentimos jogados no canto como que objetos velhos.
Não devemos esquecer que mais gratificante do que ter alguém em que confiamos, é ser a pessoa de confiança de alguém.
É muito bom saber que somos uma pessoa confiável, que se acaso houver um problema é em você que irão buscar ajuda, é em você que em muitas vezes confiarão suas vidas.
Nunca se esqueça de que confiar é escolha sua, ser de confiança não, afinal você pode escolher em quem vai confiar, mas não pode escolher quem irá confiar em você.
Muitas vezes vejo pessoas dizendo para outras com certo tom de autoritarismo; Você tem que confiar em mim, você precisa confiar em mim.
A situação na realidade não é bem assim, pois ninguém é obrigado a confiar em alguém, e menos ainda uma necessidade exclusiva para com a pessoa que fez o pedido.
Devemos confiar em todos aqueles em que acreditamos, que conhecemos sua índole e seu caráter.
Quando uma pessoa diz você precisa confiar em mim ela deixa claro que ela precisa mais que você confie nela, do que você realmente precisa.
A necessidade de ter sua confiança é
infinitamente maior para ela, do que a sua em tê-la como pessoa de confiança.
Quando pessoas agem desta forma todo cuidado é pouco, afinal quando certas pessoas ficam desesperadas por terem nossa confiança, é sinal claro que ou elas no caminho perderam essa confiança por um descuido, ou por que precisam dela para nos aplicar algum tipo de golpe e o tempo está ficando curto.
Como já falei anteriormente confiança não se pede e menos ainda se compra.
Afinal quem é capaz de querer comprar sua confiança, é capaz de vender a própria para qualquer um.
Confiança se conquista, ela tem que ser um objetivo a ser traçado e buscado todos os dias, não é por que ganhamos a confiança que não
precisamos mais lutar para mantê-la, afinal para se conquistar a confiança de alguém precisamos fazer e provar muitas coisas, porém para que esta ou aquela pessoa perca esta confiança em nós basta um único erro.
Confiar em alguém nos traz mais segurança, pois sabemos que se falharmos terá alguém que fará o necessário para concertar essa falha.
Ser a pessoa de confiança de alguém nos traz orgulho, pois sabemos que estamos em uma posição de destaque em sua vida.
Confiança é a viga mestra de qualquer
relacionamento, seja ele sentimental ou profissional.
Nenhum relacionamento pode dar certo quando a confiança não existe ou foi quebrada, não se pode estar com alguém em que não confiamos isto é fatalmente um suicídio.
Temos que escolher muito bem a pessoa ou as pessoas em quem vamos confiar, pois se errarmos em nosso julgamento não poderemos depois culpar os outros.
Existe um ditado que diz: Confie desconfiando.
Não pode e não deve ser assim, ou você confia ou você não confia, pois termos uma pessoa que não podemos confiar para tudo, não nos serve para nada.
Ou confiamos plenamente ou não, confiança é um sentimento que não sobrevive se estiver encima do muro ou sob suspeita, ela exige plenitude em seu sentir, afinal não existe uma pessoa um pouco confiável ou mais ou menos honesta.
Ou somos honestos e confiáveis por inteiro, ou somos desonestos e não confiáveis também por inteiro, não existe um meio termo.
Confiar é a prova que acreditamos nas pessoas e em um mundo melhor e mais justo, mesmo que a frase possa soar como utopia, pois sem
confiarmos uns nos outros poderemos até chegar a nosso destino, porém o caminho será mais longo e mais árduo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aprendendo a Controlar Sentimentos
Spirituale1° lugar no concurso Book Brasil na Categoria não Ficção. 2° lugar no concurso Mentes Brilhantes na Categoria Espiritual.