Amizade

5K 216 12
                                    

Como conseguimos realmente definir quem são nossos amigos, nossos colegas ou apenas conhecidos?
Nós seres humanos não nascemos para sermos sós, nascemos e somos criados para vivermos em sociedade, mas é claro que existem as exceções.
Em meus 50 anos tive 2 grandes amigos na adolescência e começo da fase adulta, uma
amizade durou 15 anos e a outra 8, e então a vida e nossas atitudes e decisões nos levaram por caminhos diferentes.
É necessário entender que ser amigo não é
sinônimo de ter amigos, já que você pode ser amigo de uma pessoa sem que ela seja sua. Pareceu estranho? Mas não é não.
Este é exatamente um dos problemas em se
fazer amigos verdadeiros, nós exigimos que a reciproca seja verdadeira, e às vezes não é.
Quando conhecemos uma pessoa e temos por ela uma imediata empatia, criamos por ela um sentimento de amizade que transpassa barreiras e não se preocupa se ela sentirá o mesmo por você.
O problema é que cada vez mais é muito difícil alguém conseguir ser amigo sem esperar a amizade de volta.
Ser amigo é ajudar na hora certa, é estar
sempre à disposição quando for necessária sua mão amiga, é saber escutar antes de querer falar, é saber criticar, compartilhar as lágrimas e somar sorrisos, é ter sempre no olhar a paz de que o outro sempre precisa, é dizer não quando temos certeza de que a escolha feita é errada e o resultado não será bom, é dizer sim quando ela está desanimada e perguntou a você apenas
por perguntar, pois tinha certeza de que sua resposta seria não.
Ser amigo não é nada fácil, afinal ajudar sem
esperar nada em troca não é para todos, a
grande maioria prefere ter amigos a ser amigo.
Dizem que é na hora das dificuldades que descobrimos quem são nossos verdadeiros
amigos, e isso infelizmente é uma realidade, pois amigos de ocasião são o que mais existe no mundo, porém se eles são de ocasião eles não são seus amigos, e nunca foram.
Ter ao seu lado pessoas que só estão neste lugar quando você está feliz com uma casa com piscina, quando tem carro para levá-los aonde precisam, que vão a todas as suas festas, que nunca deixam de passar o fim de semana em sua casa enquanto a bebida e a comida são fartas, mostra que definitivamente você precisa urgente rever seus conceitos sobre amizade.
Digo isso e peço que pergunte a si mesmo;
Quantos destes estarão ao meu lado quando eu for internado e precisar de ajuda ? Quantos irão a minha casa quando não houver mais piscina ?
Quantos virão as minhas festas quando a bebida deixar de existir e a comida for simples ?
Existe um ditado popular que diz: Antes só do que mal acompanhado, e eu concordo plenamente.
Termos boas amizades é muito valioso, porém cultivar amizades falsas simplesmente por medo de ficar sozinho é burrice, pois não ter amigos não é e jamais será sinônimo de infelicidade.
Aprenda a conviver em sociedade, valorize as que te cercam, e você poderá ter amigos e não saber.
Lembre-se que para se ter amigos as vezes não depende de nós, mas para sermos amigos sim.
Para sermos amigos verdadeiros precisamos entender que às vezes a pessoa que está do
outro lado nos vê apenas como colegas, outros como conhecidos, e algumas nem percebem nossa existência.
Um verdadeiro amigo não se preocupa se você é alto ou baixo, gordo ou magro, negro ou branco, gay ou hétero, caipira ou da cidade, e isso é por que sua amizade transcende barreiras, para ele ou para ela importa apenas aquilo que você é por dentro, se você tem aquilo que para ele (a) é
necessário, já que não podemos definir um
padrão para a amizade, afinal eu mesmo tive um amigo que acho que eu era a única pessoa que gostava dele a ponto de ser seu amigo sem questionar o seu jeito de ser, agir e pensar.
Para os outros ele era folgado, contador de
vantagens, irresponsável, mas comigo nunca
falhou nas horas em que precisei de sua ajuda, e estava ao meu lado não importava minha condição financeira ou as coisas que eu tinha, as vezes inclusive íamos e voltávamos da balada apenas com a grana do ônibus, porém nos divertíamos a valer.
Não existe uma fórmula para se definir como fazer amigos ou com quem devemos fazer amizades, esta é uma decisão pessoal, não deve sofrer interferência externa de espécie alguma, porém devemos entender que ao fazermos amizades assumimos riscos, já que podemos estar tentando ser amigos de um traficante, um pedófilo, ou qualquer outro tipo de pessoa pouco confiável.
Deve-se entender que estas pessoas realmente são capazes de serem amigas, o problema é que elas quando caem, levam com elas todos àqueles que as cercam, já que infelizmente a sociedade não sabe separar as coisas.
A mentalidade do ser humano ainda é muito pequena para entender que amizade é algo
muito mais profundo e sublime do que apenas pessoas que convivem juntas.
Assim deveríamos ser todos nós, pois quantas pessoas deixaram caminhos escuros e obscuros por terem encontrado amigos verdadeiros.
Ser um amigo verdadeiro é entender e aceitar as diferenças, é aconselhar ao invés de julgar, é esclarecer ao invés de cobrar.
Ser amigo é entender que às vezes você não vai agradar, vai escutar coisas das quais não vai gostar, vai ser magoado sem ter merecido, vai ficar sozinho quando precisava ter alguém, e vai escutar críticas quando a única coisa de que precisava era um ombro amigo.
Definitivamente ser amigo verdadeiro não é para todos, pois com certeza nesse exato momento muitos já começaram a se questionar se realmente tem amigos ou se são amigos de alguém.
Amizade não pode ter barreiras, preconceitos, não deve ser construída sob pressão ou induzida por terceiros, nunca deve ter como viga mestra uma mentira, e jamais deverá ser formada por interesse.
A partir do momento em que alguma destas
situações ou outras parecidas te induzam a erros futuros, o sentimento em questão que está sendo formado não é e jamais será o de amizade em seu sentido puro, e jamais dará frutos que se possam colher, já que nada de bom se cria ou colhe de uma árvore que já nasceu venenosa.

Aprendendo a Controlar SentimentosOnde histórias criam vida. Descubra agora