Um arco típico de ano letivo deve envolver aulas e testes simplificados das principais matérias, os testes de aptidão em todas as matérias obrigatórias, além de ao menos algumas matérias opcionaisa partir do terceiro ano, cenas de convivência entre alunos, professores e o Castelo de Hogwarts e suas criaturas.
Os eventos extra-classe podem se passar nos momentos inter-aulas, nas noites de Hogwarts, nos finais de semana, feriados, etc.
Os relacionamentos com os professores, nós sabemos como é... Dependerá das aptidões e da personalidade de cada aluno.
Os testes, devem ser realizados ao final de cada ano, ou a cada semestre, para campanhas mais estudantis. As provas são testes de perícia simples, com a dificuldade progressiva conforme o ano e devem ser roladas em ABERTO e o jogador não pode escolher 10 ou 20, mas pode escolher 1.
Provas Anuais: Opcional:
As provas têm várias proteções anti-cola, os professores têm olhos nas costas e o Pirraça pode muito bem querer sacanear um aluno colando, mas... se algum LOUCO se ATREVER a tentar colar, pode rolar a perícia Enganação, ou tentar uma magia divinatória... Ninguém disse que NÃO PODE FAZER. Disseram que não pode SER PEGO. É claro, que todos os testes devem ser definidos A CRITÉRIO DO MESTRE e todos sabem que não é incomum alguém ter sua família notificada, seus pais chamados à escola, ou até mesmo ser expulso, dependendo dos meios que usar para isto.
Mas, pra quê tanto trabalho?
Primeiro: é assim que um bruxo aprende magias... Ele estuda, treina, domina e depois, mostra que sabe.
Então, para cada sucesso que ele tiver em uma matéria específica (e para cada 5 que ele ultrapassar o teste), ele aprende uma magia daquela Classe de Magia. Um 20 natural, garante um bônus permanente naquela Matéria/Perícia/Classe Mágica de +2, além de garantir um "conceito" do professor: Dois pontos de ação, a ser usados em outras matérias.
Basicamente, o professor vai comentar com os colegas o quão bem você se saiu naquela prova, que deve ter ficado sem dormir e blábláblá...
Exemplo?
Em seu primeiro ano, Hermione Granger devia ter um valor de Inteligência bem acima da média (+ 18 da personalidade; +4, de ser uma Grifinória com pontos em Int. e -5 do mod. de Idade: total 17, Modificador = 3). Com suas perícias não treinadas rolando automaticamente + 3, ela precisava apenas fazer uma rolagem mediana (11) para passar na maioria das provas, conseguindo assim transformar todos os pontos de ação de estudos, afinidades, contatos e aventuras, potencialmente em novas magias de todas as classes... afinal, usaram ou não a palavra "PRODÍGIO" para se referir a ela?
Então é só? Aprendo mais magias?
Bem, já disse que a progressão de níveis em HP é PASSANDO NAS PROVAS? Se não, acabei de dizer... se sim, disse novamente. E se não passar? Sim, você repete de ano, né?
Mas, para passar, você deve ser aprovado em 5 matérias, ao menos... Para isto, tem as matérias regulares e as opcionais, a partir do 3º ano.
Um aluno pode fazer recuperação, ou mesmo perder um ano, e nisto ele ganha um bônus de +5 (tempo perdido...) para o próximo teste e em casso de falha, ACDM também pode ser "EMPURRADO", é claro, sofrendo penalidades sociais, como perda de mesada, tempo livre... Afinal de contas, o Goyle passava de ano, sei lá como!
O aluno pode usar pontos de ação para ganhar um bônus de +3 na rolagem, cumulativamente.
Atividades extracurriculares podem, de certa forma, ajudar o bruxo, já que garantem aquele pontinho de ação, que vai fazer diferença na virada do ano...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Harry Potter RPG D20 System
RandomPra você que curte o Bruxinho mais fofo do mundo, pra você que curte RPG, e pra você que nunca ouviu falar de nenhum dos dois: . . . . . .Harry Potter RPG . . . . . . . . . . . .Sistema D20/TRPG . . . . . Plenamente jogável para quem tenha apenas o...