12.O LIVRO SELADO COM SETE SELOS - APOCALIPSE 5

193 1 0
                                    

1. O LIVRO SELADO


Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? (Ap 5.1-2).


Aqui é uma continuação do trono majestoso de Deus que João vê no capítulo 4. Aqui ele vê a direita d'Aquele que está assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. Não era o livro da vida, mas a escritura da terra (Jr 32), um livro das pragas da ira de Deus (Zc 5.1-4) a serem derramadas sobre a terra depois do arrebatamento da Igreja. É um meio que Deus usará para expurgar o mal que está sobre a terra e estabelecer o reino de Deus.

Deus tinha o livro em Sua mão direita, porque Ele é o único possuidor de todos os direitos desse documento. João vê o anjo que brama em alta voz: "Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?"

"Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele" (v. 3).


Todo o universo emudeceu diante da interrogação do anjo e ninguém podia abrir o livro ninguém apareceu para tomar o livro da mão daquele que está assentado sobre o Trono. Com este acontecimento o apóstolo rompe em choro, como fez Jesus sobre Jerusalém (Mt 23.37-39).


"E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele" (v.4).


João chorava porque temia que não houvesse alguém capaz de abrir o livro selado. Teria de alguém que fosse apto para cumprir os propósitos daquele que estava assentado sobre o Trono (Ef 1.21), e pudesse vencer o mal, e ter autoridade sobre todos os principados, poderes da maldade, potestades e domínio e, assim, pôr um fim ao grande conflito espiritual entre a humanidade.


"Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (v. 5).

O leão é o rei! Jesus Cristo é o Rei dos reis e da tribo de Judá. Este título, Leão da tribo de Judá, traz a antiga profecia de Jacó que diz: "Judá é o leãozinho" (Gn 49.9-10). O Leão venceu o mundo (Jo 16.33); venceu Satanás (Hb 2.14); venceu a morte e o inferno (Ap 1.18); e venceu e assentou-se no Trono com Seu Pai (Hb1.3, 13; Ap 3.21). A Raiz de Davi, fala do Senhor da casa de Davi (Is 11.10; 2º Sm 7.12, 16; Is 9.6-7; 11.1-2; Lc 32.33).


"Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra" (v. 6).


Quando João levantou os olhos para ver aquele poderoso Leão, vê no meio da glória ao redor do Trono, a figura de um Cordeiro com sete pontas, que simboliza a plenitude de poder (Dt 33.17); e sete olhos que tudo vêem, que são os sete Espíritos de Deus enviado por toda a terra (Is 11.2-5).


Se João vê o Cordeiro "como tinha sido morto", apesar da Igreja já ter sido arrebatada a Ele, isso indica a validade eterna da redenção. O Cordeiro que tira todo o pecado do mundo (Jo 1.29; 1ª Pe 1.19; Is 53.7); O sangue derramado de Jesus tem efeito que nunca acabam (Hb 9.12). Porque nele foi executado o juízo sobre o pecado de todo mundo, somente Ele é digno de julgar este mundo inimigo da cruz, que se colocou fora da Sua obra.

Teorias da conspiraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora