65. Operação Valquíria

15 1 0
                                    

A trama para retirar Hitler do poder e, em seguida, todos os seus oficiais leais foi chamado de Operação Valquíria.

O plano foi maquinado por Claus von Stauffenberg, e consistiu em usar a estabilidade funcional do império de Hitler e sua própria confiança nos subordinados contra ele. Assim, Hitler poderia ser eliminado do controle total do governo na Alemanha sem levantar maiores suspeiras. Se o plano desse certo, o assassinato seria culpa dos próprio nazistas e, portanto, permitiria a Stauffenberg assumir o controle total de todos os aspectos do governo. Quase funcionou.

Em julho de 1944, Stauffenberg foi promovido para que ele pudesse começar a frequentar reuniões de estratégia militar junto com o próprio Hitler. Em mais de uma ocasião, Stauffenberg planejava matar Hitler em tais reuniões por meio de pasta-bomba, mas ele sempre hesitava em fazê-lo, pois também queria matar dois homens de confiança de Hitler, Hermann Goering e Heinrich Himmler.

Em 20 de julho de 1944, Stauffenberg de fato explodiu uma pasta-bomba dentro da sala de conferências de Hitler, usando um detonador remoto. Hitler sobreviveu ao atentado, herdando apenas alguns ferimentos leves.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Operação Valquíria: o plano para matar Hitler

Do projeto da Operação Valquíria, inicialmente previsto como contenção de revoltas de trabalhadores forçados, nasceu um plano para matar Adolf Hitler.

Do projeto da Operação Valquíria, inicialmente previsto como contenção de revoltas de trabalhadores forçados, nasceu um plano para matar Adolf Hitler

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Em 20 de julho de 1944, Hitler e alguns oficiais nazistas sofreram um atentado à bomba no quartel-general "Toca do Lobo"

O termo "Operação Valquíria" (em alemão: Operation Walqüre) acaboupopularizando-se como sinônimo de um plano para assassinar o líderdo nazismo, Adolf Hitler,como se fosse uma operação elaborada estritamente comesse objetivo. Na verdade, a "Operação Valquíria" foi preparada pelo próprio exércitoalemão (Wehmarcht) em 1941, com o conhecimento e a aprovação do próprio Hitler, etinha outro objetivo. Mas como o nome da operação ficou associado a um dos muitosplanos de atentados contra a vida de Hitler? Para responder a isso, é necessário quesaibamos o que foi a Widerstand, isto é, a Resistência Alemã.

A Widerstand e a conspiração contra Hitler

A ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, em 1933, de início, agradou e mobilizou em seu favor grande parte da elite civil e militar do país. Entretanto, quanto mais poder foi sendo dado ao Führer, quanto mais explícita ficou a sua inclinação ao totalitarismo, cuja expressão podia ser vista na manipulação das massas (por meio dos símbolos do partido, paradas militares, propaganda etc.) e na perseguição inicial aos judeus, algumas pessoas – inclusive militares – passaram a ver com maus olhos o caminho que o III Reich trilhava.

Teorias da conspiraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora