40.As Bestas do Apocalipse: Uma Besta Subiu do Mar e Outra da Terra.

18 1 0
                                    

As bestas do Apocalipse são descritas detalhadamente a partir do capítulo 13. João viu duas bestas surgirem: a besta que subiu do mar e a besta que subiu da terra (ou do abismo). Embora trabalhem para a mesma finalidade, as duas bestas possuem características completamente diferentes. Enquanto a primeira é descrita como um monstro terrível, a segunda tem uma aparência inofensiva. As duas bestas são aliadas do dragão, a saber, o próprio Satanás.

Quem são as bestas do Apocalipse?

Existem inúmeras interpretações diferentes sobre esse assunto, de forma que seria quase impossível abordarmos cada uma delas em um único texto. A visão descrita por João também é rica em detalhes, e as mais diversas aplicações de cada detalhe já foram sugeridas.

É importante também entender a organização do livro do Apocalipse, e fazer a leitura do capítulo 12, parauma melhor compreensão desse assunto, pois no capítulo 13, vemos que os personagens descritos sãoinstrumentos nas mãos de Satanás, aliados que o dragão recruta para atacar a Igreja de Cristo. Vejamos oque podemos compreender sobre as duas bestas descritas no Apocalipse. É claro que esse texto,priorizando a objetividade, não irá abordar o assunto de forma exaustiva.

A besta que subiu do mar

Podemos dizer que a interpretação mais conhecida entre os evangélicos sobre a besta que subiu domar, é a interpretação adotada geralmente pelos pré-milenistas dispensacionalistas. Nessa interpretaçãoa besta que emerge do mar significa o último governo mundial da história, sob o controle do Anticristoescatológico. Tal governo será formado por dez reinos, e chegará um determinado momento em que oAnticristo será ferido de morte e será vivificado pelo poder de Satanás. É válido dizer que algunsentendem que a não é o Anticristo que será ferido de morte, mas se trata de uma referência ao sistemaimperial que retornará ao mundo.

Essa interpretação acerta ao identificar a profunda ligação dessa visão com o surgimento do Anticristoescatológico e seu governo, entretanto, ela falha ao desconsiderar totalmente o estilo literário do livro doApocalipse, bem como seu contexto histórico e sua aplicação atual independente do momento histórico aqual um determinado leitor do livro está situado.

Em sua visão, o Apóstolo João viu uma besta subindo mar. Ela possui dez chifres, cobertos de diademas, distribuídos em sete cabeças, as quais estão escritos nomes de blasfêmia. Seu corpo é semelhante ao corpo de leopardo, seus pés são como de urso e sua boca é como de leão.

O dragão(Satanás) concede a ela o seu poder e autoridade. João também observa que uma das setecabeças parece ter sido golpeada de morte, porém essa ferida mortal foi curada e a terra inteira ficoumaravilhada rendendo louvores e adoração a besta e ao dragão que lhe deu sua autoridade.

A besta, então, começa a falar e proferir palavras de blasfêmia, tendo autoridade para agir durante quarenta e dois meses. Essas blasfêmias são contra o próprio Deus e os que habitam em seu tabernáculo. A besta recebe autoridade sobre todos os povos, tribos e nações, e poder para pelejar contra os santos e os vencerem. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro, maravilhados adoram a besta (Ap 13:8).

Para interpretarmos essa figura descrita por João, precisamos ter em mente que há, aqui, bem como emtodo o Apocalipse, um uso maciço de textos do Antigo Testamento. Também precisamos considerar asimbologia característica que permeia todo o livro do Apocalipse. Logo, devemos adotar um padrãointerpretativo, evitando o erro comum de tentar "literalizar" o que evidentemente é simbólico.

Teorias da conspiraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora