68.Projeto Manhattan

40 1 0
                                    

O Projeto Manhattan foi mais uma das teorias que saíram dos véus da conspiração para alcançarem status de total veracidade.

O nome Manhattan foi, na verdade, um código para um projeto realizado durante a II Guerra Mundial que teve o propósito de desenvolver a primeira bomba atômica. O projeto foi liderado pelos EUA, e contou com a participação de Canadá e Inglaterra.

Nascido de um pequeno programa de pesquisa em 1939, o Projeto Manhattan empregava mais de 130.000 pessoas e custou quase U$22 bilhões em valor atual. Isso resultou na criação de múltiplos locais de produção e pesquisa que operavam em segredo. Com o total de envolvidos e influenciados, isso faz com que seja uma das maiores conspirações da história.

Segundo projeção dessa teoria conspiratória, cidades inteiras foram construídas por curtos períodos de tempo e usava-se de capital intelectual e mão de obra de inúmeros recrutados, tudo isso sob sigilo nacional.

O governo obviamente nunca admitiu, e a mídia idem. Estima-se que o projeto Manhattan de pesquisa ocorreu em mais de 30 locais em todo os EUA, Canadá e Inglaterra.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que foi o Projeto Manhattan?

O que foi o Projeto Manhattan? Foi o projeto desenvolvido pelos EUA nos anos 1940 com o objetivo de construir as primeiras bombas atômicas da história.

O que foi o Projeto Manhattan? Foi o projeto desenvolvido pelos EUA nos anos 1940 com o objetivo de construir as primeiras bombas atômicas da história

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O físico Robert Oppenheimer foi o diretor-geral do Projeto Manhattan

O Projeto Manhattan foi o projeto desenvolvido pelos Estados Unidos da Américacom a finalidade de construir as primeiras bombas atômicas da história. Cientistas,engenheiros, militares e diversos outros profissionais estiveram mobilizados em tornodesse empreendimento de 13 de agosto de 1942 a 15 de agosto de 1947. A primeirabomba atômica construída recebeu o nome de Trinity, e foi testada em 16 de julho de1945, no deserto de Los Alamos, Novo México – onde se situava a base secreta doProjeto Manhattan. Um mês depois, outras duas bombas semelhantes à primeira foramlançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, vitimando mais de 240mil pessoas

Energia nuclear como arma de guerra

O Projeto Manhattan nasceu de uma preocupação levantada pelo físico nuclear LeoSzilard, em agosto de 1939. Esse cientista húngaro, radicado nos EUA, convenceuoutro cientista, Albert Einstein, também radicado nos EUA (sendo alemão denascimento), a assinar, em conjunto, uma carta endereçada ao presidente americano deentão, Franklin D. Roosevelt. Nessa carta, Szilard alertava o presidente sobre apossibilidade de a Alemanha nazista construir armas nucleares, já que foram cientistasdesse país, notadamente Otto Hahn, Fritz Strassman e Lise Meitner, que fizeram adescoberta da fissão nuclear.

Teorias da conspiraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora