Cenário: Praça da Cidade, luzes escuras para indicar que é noite
Entram Maria do Rosário e Laurinha.
LAURINHA - Rosa, você tem certeza de que ele vem?
MARIA DO ROSÁRIO - Tenho, sim. Eu marquei com ele às 11 horas. Já já ele chega.
LAURINHA - Me explica de novo porque eu vim?
MARIA DO ROSÁRIO - Porque se alguém ver que estamos os três aqui, vão pensar que quem veio se encontrar com o Leo é você, e que eu vim acompanhar minha amiga. Quando na realidade, o que tá acontecendo é o contrário. Eu vou ver o Leo e você veio me acompanhar.
LAURINHA - Bem que o Leo podia trazer o Pedro de companhia pra mim.
MARIA DO ROSÁRIO - Ele não dá a mínima pra você, por que você gosta dele?
LAURINHA - Uai, ele é lindo, educado, cozinha bem, é inteligente...
MARIA DO ROSÁRIO - E não te dá bola.
LAURINHA - Não precisa humilhar. Seu noivo bota chifre em você e eu não fico jogando na sua cara. Ei, vem vindo alguém aí.
MARIA DO ROSÁRIO - Vamos nos esconder.
As duas se escondem atrás do banco. Entram em cena Briana e Gabriel.
BRIANA - A noite foi incrível. Mas agora tenho que voltar pra casa de Madame Celeste. Ela vai ficar brava se ver que eu sumi.
GABRIEL - Você não quer ir lá pra casa?
BRIANA - Não posso. Ainda mais amanhã, dizem que amanhã tá vindo um boiadeiro muito rico lá de São Paulo pra cá. A Dona Celeste quer que eu, Sandra e Alicia estejamos o dia todo lá na Casa pra caso ele vá dar uma passadinha lá.
GABRIEL - Deve tá falando do Patrício. Ele é o peão de rodeio que meu pai contratou pra domar o Mustang dele. Um dos melhores na modalidade cutiano do Brasil.
BRIANA - Que incrível, mas agora tenho que ir. Tchau, Gabriel.
GABRIEL - Até mais, Bri.
Gabriel e Briana saem de cena, um para cada lado. Laurinha e Maria do Rosário saem de trás do banco.
MARIA DO ROSÁRIO - Então é verdade. Ele realmente me trai. (Fala com raiva)
LAURINHA - Só percebeu agora? Eu te disse que você é chifruda faz tempo, você tem dois berrantes na sua cabeça, sua corna! (Esculacha a amiga) Mas quando aquela prostituta sair pra comprar um pão, eu vou pedir o Pedro pra pôr veneno de rato no pão daquela biscate.
MARIA DO ROSÁRIO - Esquece ela. Ai, mais que vontade de capar aquele desgraçado do meu noivo.
Entra Leonardo.
LEONARDO - Espero que queira capar o Gabriel e não eu.
MARIA DO ROSÁRIO - Eu vi aquele infeliz com a Briana.
LEONARDO - Era de se esperar. Ele nunca valeu nada. Pode até ter dinheiro, mas tem a alma podre. Mas esqueça daquele infeliz. Eu tô aqui.
Maria do Rosário e Leo se abraçam e se beijam. Laurinha fica fazendo caras engraçadas, beijando o ar e várias mimicas de deboche no fundo.
LEONARDO - Seus lábios são tão doces quanto aquela goiabada que cê fez pra nóis aquele dia. E seu cheiro parece com o de um campo cheín de flor. Cê me faz feliz. E eu queria saber se ocê quer me fazer feliz pro resto da minha vida. (Se ajoelha, pega uma aliança feita de capim e põe no dedo da Maria do Rosário). Rosa meu bem, cê qué casá comigo?
MARIA DO ROSÁRIO- É claro que sim.
Os dois se beijam, e se abraçam. Fecham as cortinas.
Fim do Terceiro Ato
Fecham-se as cortinas
VOCÊ ESTÁ LENDO
A farsa do Padre Herculano
HumorTexto teatral que narra a história de Herculano, um homem pobre que finge ser o novo padre da igreja da cidadezinha de São Sebastião da Cascata, no interior de Minas. Mas ele vê em suas mãos a tarefa de realizar um casamento, que na visão de muitos...