Cenário: Padaria
Pedro está na bancada quando aparece Seu Jurandir.
PEDRO - Boa tarde, Seu Jurandir. Eu lamento informar ao Coronel, mas o pão já acabou. Mas se o senhor quiser esperar, tem uma fornada quentinha quase saindo.
JURANDIR - Hoje vim por outro motivo, Pedro. Você sabe que meu filho vai se casar. E ficou sob minha responsabilidade preparar a cerimônia. Vim aqui pois gostaria que fizesse o bolo para o casamento. O Leonardo me fala muito bem dos seus bolos. Ele confia muito em você. Então, eu também confio.
PEDRO - Eu e Leo sempre tivemos uma amizade forte, desde quando eu cheguei aqui. E será uma honra, Coronel. Mas para fazer um bolo de casamento vou ter que buscar muitas coisas em Sete Lagoas. Então não vai sair barato.
JURANDIR - Não se preocupe. Dinheiro para mim não é problema. Se me dá licença, preciso ir. O casamento será 3 semanas após um novo Padre chegar.
Seu Jurandir sai de cena. Entra Herculano disfarçado de padre.
HERCULANO - Olá, meu bom rapaz. Poderia me informar onde é a capela? Me chamo Padre Paulo, e sou o novo padre da cidade.
Pedro começa a ter uma crise de risos. Herculano fica confuso ao ver o jeito que o padeiro está lhe tratando.
PEDRO - Herculano, para com isso.
HERCULANO - O-oi? (O homem fica desconcertado ao ser reconhecido.)
PEDRO - Não precisa gaguejar. Você não se lembra de mim? Sou eu. Pedro Paulo. O pedrinho. A gente era da turma da Tia Cíntia.
HERCULANO - Pedrinho? Eu não tô acreditando nisso não. Quanto tempo irmão. Tem uns 8 anos que não te vejo.
Os dois personagens se abraçam.
PEDRO - De onde veio essa roupa de Padre. Você não odiava ir à missa? Sempre dizia que os Padres eram doidos por aceitarem ficar solteiros o resto da vida.
HERCULANO - Olha, eu acho que para você eu posso contar. Eu não sou padre. Eu só ouvi que a vila tava sem Padre e resolvi vir.
PEDRO - Olha, eu sou ateu, então não tô me importando muito com o que acontece dentro da igrejinha, mas e os outros? Você vai mesmo enganar todos? Sabia que se der errado, cê vai preso? E é uma tremenda falta de educação e descaso com a religião alheia.
HERCULANO - Só vai dar errado, se você contar.
PEDRO - Sei não...
HERCULANO - Por favor.(Herculano se ajoelha na frente do padeiro.) Você não tem ideia das dificuldades que eu passei. Dormi noites na rua, sentindo frio, passando fome. Não consigo emprego em lugar nenhum, ninguém dá serviço pra um homem que não tem onde morar. E o padre é adorado, tem lugar pra morar, pode comprar comida com o dízimo, além de que eu sei como os padres celebram as missas. Se eles acreditarem que sou um padre de verdade, não terei problemas. Mas você não pode contar. Me dá essa ajudinha. Por favor.
PEDRO - O que a gente não faz por um amigo, né? Tá bom. Eu não conto.
HERCULANO - Aeeee. Brigadão, Pedro. (Herculano se levanta e abraça o amigo novamente.)
Dona Cecília e Dona Teresa entram em cena, e se assustam ao ver o rapaz com roupas de padre.
TERESA - Com licença, mas quem é o senhor meu jovem?
HERCULANO - Meu nome é Paulo. Até uns dias atrás, eu era seminarista, mas fiz meus votos, e fui recém nomeado o Padre de São Sebastião da Cascata.
CECÍLIA - Aleluia! Aleluia irmãos! Temos um novo padre. Eu sabia que o diabo não ia conseguir nos deixar sem padre para sempre.
TERESA - Oh, sim. Estou tão feliz. Agora, minha netinha vai poder se casar. Até esqueci o que vim fazer aqui. Mas não importa. Vamos, amiga. Vamos contar para todos que temos um novo Padre.
CECÍLIA - Sim. Vamos. O diabo nunca vencerá!
As duas saem da padaria.
PEDRO - Boa sorte, Herculano. E um aviso antes de você ir pra igreja. Cuidado com o Sacristão. Ele é pior que o próprio diabo.
HERCULANO - Obrigado, meu amigo. Você verá, eu darei um jeito nisso. Não vai ser um Sacristão que vai me derrubar.
PEDRO - E não se esqueça, tem o casamento da Maria do Rosário e do Gabriel. Embora eles não se amem...
HERCULANO - Sim, eu sei. Ouvi essa tal de Maria de Rosário e uma amiga conversando na Praça. Agora vou indo embora.
Herculano sai de cena, deixando Pedro sozinho na Padaria.
PEDRO - Eu entendo as dificuldades. Tomara que dê tudo certo para ele... pera! Que cheiro é esse? (Começa a fungar) Meu pão tá queimando!
Pedro sai correndo para a cozinha.
Fim de cena.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A farsa do Padre Herculano
HumorTexto teatral que narra a história de Herculano, um homem pobre que finge ser o novo padre da igreja da cidadezinha de São Sebastião da Cascata, no interior de Minas. Mas ele vê em suas mãos a tarefa de realizar um casamento, que na visão de muitos...