Sim! Chegamos a tão sonhada parte de realmente começar a escrever a nossa história!
Eu decidi falar sobre o primeiro capítulo antes de falar de Prólogo porque muitas pessoas ficam confusas com o prólogo, então deixarei o assunto pra depois.
Vamos então ao nosso primeiro capítulo!
O primeiro capítulo aparentemente é fácil, pois é quando o personagem principal já aparece e é apresentado ao leitor, seja em primeira pessoa ou terceira. É tudo muito gostoso de escrever, pois não temos que ficar olhando nas anotações todas que fizemos nos capítulos passados pra história. Só que, diferente do que muita gente pensa, o primeiro capítulo e os que vem logo em seguida, que nada são do que capítulos iniciais da história, são os que definirão todo o restante da trama!
É, pois é, é bom se ligar no que você está escrevendo logo de início no seu livro. Quantas e quantas vezes eu tive que refazer os primeiros capítulos da minha última duologia...
Alguns cuidados que você deve tomar para que seus primeiros capítulos sejam ótimos e prendem o leitor:
-----> Surpreenda! Evite coisas como "oi, meu nome é Fulana e eu tenho 00 de idade e meus amigos são..." Isso é chato! Muito chato! Faça algo interessante, como seu personagem principal estar indo pra algum lugar e logo ali no primeiro capítulo ter que lidar com uma situação engraçada ou tensa. Se o seu livro for sobrenatural, já ponha um fato rapidinho referente ao gênero logo de início, tipo seu personagem ouvir sobre uma lenda, ou ele já ser uma criatura sobrenatural...
----> Leia o que você escreveu no seu primeiro capítulo e ainda mande pra alguém explicando separadamente sobre o que se trata sua história pra ver se a pessoa gostou do que leu ali de início, mas tem que mandar seu capítulo para alguém que te responda com sinceridade, mesmo que a pessoa que diga que não está legal o seu capítulo, você tem que saber lidar com isso pra poder melhorar ali e dar continuação a sua obra.
------> A sua escrita faz diferença! (Eu vou fazer um capítulo só disso, mas agora vamos falar direcionado ao primeiro capítulo, ok?)
O modo como você escreve pode agarrar o leitor tanto quanto o seu conteúdo de história! Evite erros de gramática e de corretor. Nada de parecer uma conversa íntima cheia de gírias no seu capítulo. Se você quer falar em primeira pessoa e quer quebrar a quarta parede conversando com seu leitor, não tem problema, mas gírias só devem ser usadas dentro das falas dos personagens, não na narrativa no geral, ok? Caso o contrário, você passará a impressão de que sua escrita é inferior.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tutorial Meu Primeiro Livro
AléatoireMuitos são apaixonados pela leitura, e muitos vão ainda mais longe, indo atrás de escrever suas próprias histórias assim dando asas à suas próprias imaginações. Mas escrever um livro, seu primeiro livro, pode ser mais difícil do que imaginamos. Par...