9 - O Prólogo

403 47 3
                                    


Hmmm, tá aí uma coisa muito importante na sua história!

Mas primeiro: você sabe o que é o prólogo?

Eu acho difícil explicar, mas vamos lá!

Segundo o site Significados, "o prólogo é um texto ou uma advertência, geralmente breve que antecede uma obra escrita e que tem por objetivo apresentá-la ao leitor. Do grego “prólogos” que significa "escrito preliminar".

Prólogo é o mesmo que introdução, prefácio, prefação, preâmbulo. É a introdução de um trabalho, onde o autor desenvolve as ideias preliminares sobre o assunto que vai desenvolver no desenrolar da obra."

Ao meu ver, o prólogo é um capítulo separado da história que virá antes do primeiro capítulo do seu livro. No prólogo, será escrito uma cena, um fato que faz referência a sua história. Vou exemplificar com algumas obras conhecidas da mídia cinematográfica:

1 - No primeiro filme da saga Harry Potter, sendo essa o da Pedra filosofal, vocês se lembram que aparece o Dumbledore com o Hagrid entregando o Harry bebê na casa dos tios do menino? Essa cena é um prólogo, sendo que ela desencadeia o fato de que Harry cresceu com os tios e faz parte de um mundo bruxo, é uma espécie de prévia pra avisar quem assiste do que está por vir, ainda que ligeiramente, pois tudo é muito rápido.

2 - E Percy Jackson, você lembra? No primeiro filme, a primeira cena é com Zeus e Poseidon, onde Zeus acusa o irmão dizendo que seu filho roubou o raio mestre. Reparem que assim como o exemplo de capítulos.na nos dá uma dica do que vem a seguir, do que se tratará a história. Então com essa primeira cena já começamos a história sabendo que Percy é filho de Poseidon, então ele deve controlar a água, estão dizendo que ele é o ladrão de raios e já podemos entender porque tem gente atrás dele do nada.

Eu sinceramente adoro um prólogo, às vezes os primeiros capítulos de um livro que estou lendo não estão tão legais, mas o prólogo foi tão bom, tão interessante que me deixou curiosa, então dou uma chance a história por mais alguns capítulos.

Tutorial Meu Primeiro LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora