20 - Como Escrever Bem:

153 12 5
                                    


Se tem algo que todos queremos é sermos reconhecidos pela nossa escrita. Eu escrevo aqui na plataforma e só nos últimos dois anos é que ouvi elogios além da minha linguagem nesse quesito. Notei então alguns segredinhos para alcançar mais rapidamente essa parte sem sofrermos tanto:

1 – Leia!

É preciso entender que ler e escrever são duas coisas que se completam. Não adiante me dizer que quer ser reconhecido como escritor, ouvir elogios e mais elogios sobre sua escrita se você não lê! Ler fará com que você erre cada vez menos e não cometa erros bobos como colocar os verbos no infinitivo quando, na verdade, era para estarem adaptados para o presente ou o passado (isso é muito comum das pessoas errarem, sério!).

2 – Pratique sua escrita!

Cadê as redações que professores vivem pedindo na escola? Aquilo é para que você pratique, sabia? Possa escrever melhor.

Resenhas. Faça resenhas! Você lê originais e/ou fanfics? Hora de fazer resenhas! Isso me ajudou muito a saber me comunicar com meus leitores me certos tipos de narrativas.

3 – Se você está com dúvida numa palavra, vá pesquisar!

Pare de preguiça! Abre esse google aí e pesquisa mesmo. Tem taaanta armadilha na língua portuguesa que eu vejo as pessoas caírem fácil. Isso é tudo falta de costume de pesquisar.

4 – Observe!

Eu já reparei isso, as pessoas não observam, e isso se encaixa muito bem no mundo da leitura. Quando for ler, atente-se aos termos que a pessoa usa, o modo como ela descreve algum lugar ou alguém. Perceba os sentimentos que ela coloca num beijo ou um momento de fúria de alguém. Preste atenção nas palavras, se há alguma que você não costuma usar ou está escrevendo diferente do autor e vá pesquisar quem de vocês está certo. De dezembro passado para cá, eu comecei a fazer isso e minha escrita de modo geral mudou ao extremo, aprendi a me expressar diante do que imagino, fazendo meus leitores entrarem de cabeça nas histórias e ser mais reconhecida por isso. Esse é, definitivamente, um conselho de ouro.

5 – Deixe de ler o que não vai lhe agregar em nada.

Essa é uma dica pesada, porém extremamente necessária. Não é preciso parar, zerar leituras de fics ou originais nos quais a escrita seja muito inferior, mas diminua esse hábito por um bom tempo e consideravelmente. Eu me forcei a fazer isso quando reparei que essas histórias são repletas de narrativas apressadas, mal sabendo trazer sentimentos, com grande número em erros ortográficos e não trazem a satisfação de ler algo que valeu meu tempo quando chego ao fim das mesmas. Quando eu decidi que iria melhorar minha escrita, eu mudei minha cabeça, decidida a ler fics ou originais mais elaborados no plot, que me incitassem a trabalhar mais a mente para compreender tamanha complexibilidade e/ou detalhismo. Foi a melhor coisa que fiz.

6 – Releia seus textos!

Você fez um capítulo novo de alguma obra, pois bem, nada de pressa para postar. Você espera umas horas e volta para ler tudo aquilo que você escreveu com calma, arrumando, acrescentando, mudando detalhes importantes nesse. Depois que postar, de tempos em tempos releia sua obra a medida que ela vai evoluindo para tirar o que você descobriu serem erros. Assim você irá evoluir, ser mais reconhecido na sua escrita e, principalmente, passará menos erros possíveis para o seu leitor que está absorvendo o modo como você escreve para futuras experiências do mesmo.

7 – Refaça!

Sabe aquela obra sua que já tem uns dois ou três anos postada? Hora de reescrever ela! Seu vocabulário é outro gora, mais expressivo, mais detalhado, você comete menos erros ortográficos, então vamos lá arrumar essa obra e fazer dela ainda melhor!

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Nov 10, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Tutorial Meu Primeiro LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora