---> As pessoas acham que escrever bem é saber de palavras difíceis. Engano delas.
É preciso entender que para ser reconhecido pela arte da escrita, sua narrativa é o mais importante. A narrativa é o que fará seu leitor mergulhar no mundo que você criou, podendo ser ela em terceira ou primeira pessoa sem problema algum. Saber narrar é algo que está longe de necessitar de um vocabulário mais avançado, ou seja, um escritor iniciante pode muito bem saber narrar impecavelmente.
Narrar é saber detalhar seu texto na medida certa, sem exageros, mas também sem se apressar nos acontecimentos, caso contrário, ou você fará seu leitor se entediar com tanto detalhismo, ou o fará sentir que você só está contando para ele, sem sentimento algum, algo que aconteceu.
Em maioria das minhas histórias, por mais diversificado que possa ser o tema, eu opto por não pesar a narrativa, ou seja, nada de encorpar palavras complicadas em excesso, escolhendo detalhar o que é importante para a composição da cena e então criando o diálogo e ações em cima desta.
A necessidade de uma narração mais complexa (com os ditos termos difíceis) ou mais simplificada pode ser avaliada perante ao texto que o autor quer escrever, por exemplo, eu gosto de uma narração mais complexa com histórias medievais, usando termos até mesmo mais antigos, assim como as prosas que se tornam características de época aqui no Brasil, porém eu tomo extremo cuidado para não acrescentar termos em espécie, ou correrei o risco de meu leitor nem saber ao certo o que está escrito ali e perder o interesse.
E não esqueça: Ao colocar uma palavra que você tenha ciência de que não se enquadra no vocabulário mais comum do nosso país, coloque um asterisco ou a marcação em tal e coloque a legenda dela nas notas ou até mesmo abaixo da frase entre parênteses, tudo procurando ajudar seu leitor a ter a melhor experiência possível diante de sua obra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tutorial Meu Primeiro Livro
RandomMuitos são apaixonados pela leitura, e muitos vão ainda mais longe, indo atrás de escrever suas próprias histórias assim dando asas à suas próprias imaginações. Mas escrever um livro, seu primeiro livro, pode ser mais difícil do que imaginamos. Par...