⁰¹ Enredo

7.5K 438 301
                                    

Hello peoples, you okay?

Eu realmente pensei muito em qual tópico estar falando primeiro, e não achei mais do que justo estar falando de enredo. O vilão que sempre vem a ocasionar o tão temido bloqueio criativos.

E N R E D O

O Enredo é o encadeado de ações executadas ou a executar pelas personagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador. É deverbal de enredar, que significa prender, colher na rede.

Pois bem caros escritores, em primeiro lugar vocês tem que ter em mente que enredo não é somente saber o que vai acontecer na história, ou simplesmente deixar rolar. Uma boa história jamais é somente isso e todos, ou praticamente todos, devem saber disso.

Então, por tanto, peguem sua tinta e pena, juntamente com seu pergaminho, e vamos ao início da primeira aula do primeiro tópico.

• O que irá acontecer? Esse pode ser uma parte complicada, afinal, o que irá acontecer em sua história e como irá acontecer? Todos nós nos perguntamos se os leitores iram se satisfazer com o que estamos pensando para aquele livro que temos em mente. Mas acalma-se, tenha confiança e anote em seu pergaminho tudo o que queres na história.

Vejamos, você anotou um prevê resumo do que possivelmente irá acontecer, com uma prevê leitura tentará perceber alguma coisa que não encaixa e então se perguntará o seguinte: “— Caso eu retire esse ponto, será que irá interferir totalmente no desfecho?” caso a resposta for “não”, não se acanha em estar riscando esse tópico do seu livro. Inseguranças nunca são bem vindas, lembre-se disso!

Vocês tem que ter em mente o que irá acontecer, como irá acontecer e como irá acabar. Ou seja, começo, meio e fim. Não se esqueça de ter aquele clímax, não adianta em nada fazer um conteúdo bom o tempo todo e no fim, acabar com algo que não agrade, por exemplo: um final sem um sentido com todo o contexto histórico.

“— Mas tia Alem, eu não gosto de planejar o que irá acontecer em minha história.” Entendam, não há problema algum não ter um planejamento e deixar ser seguido pelas probabilidades dos acontecimentos da história, mas, por experiência própria, indico, que, pelo menos, tenham um prevê resumo do que possivelmente irá acontecer. Um pequeno plot para que, no futuro, não venham a se perder no enredo que você mesmo planejou para seu livro.

• Quando irá acontecer? Parece que não, mas esse tópico é extremamente importante para o desfecho histórico. Saber a época que a história terá implica muito. Afinal, não podemos escrever uma história que se passa na idade média onde os personagens conversam com dialetos de mafiosos do século vinte e um. O que seria de um herdeiro real conversando com o seu pai, o rei? “— E aí meu chefe?! O chefe tem reunião com os manos do outro território?”, céus, isso foi horrível, mas nada agradável. Convenhamos que uma história medieval com o linguajar vulgar de nossa época é totalmente deselegante e totalmente sem interesse. Tente pelo menos manter uma linguagem um tanto formal, sem gírias ou algo do tipo, pelo menos os leitores irão saber que você, escritor, está dando o seu máximo para que aquilo de certo. Mas o mais importante, pesquisem, informa-se sobre o que você pretende escrever.

• Quem fará parte do enredo? Saber quem será os personagens do enredo também é importante. Sendo uma original ou não, é extremamente importante termos anotados em nosso pergaminho algumas informações de nossos personagens, como por exemplo: nomes, idades, onde mora e onde nasceu, pais e amigos e, não tão importante assim, o que ele faz no momento.

Saber informações básicas de vossos personagens irá ajudar no desfecho de seu livro, é sempre importante o personagem ter uma história antes do que você irá contar. Ele não apareceu do nada, não é mesmo?

fanfic: Começarei a explicar uma fanfic. O personagem de uma fanfic sempre, eu disse sempre, irá ser uma pessoa que já existe no mundo real. Um ator; jogador; cantor e vários outros. Temos que ter em mente que fanfic é uma história de fãs para fãs. Um conteúdo que usaremos a “imagem de seu artista preferido para escrever uma história paralela a sua vida. Por tanto, não é necessariamente obrigatório utilizar as informações originais da tal pessoa. Por exemplo, estarei criando um personagem com meu artista predileto.

Informções de Min YoonGi

Nome: Min YoonGi
Idade: trinta e cinco anos
Onde nasceu: Florianópolis, Brasil.
Onde mora: São Paulo, Brasil.
Pais: Senhora Paula Andrade e senhor Min Young
Amigos: Luan Santana e Silvio Santos
O que faz no momento: vendedor de balinhas no aeroporto

Viram? A única informação verdadeira que utilizei fora o nome de meu personagem, no mundo fictício podemos brincar com várias coisas, não todas, mas com várias. Podemos tornar o impossível no possível, afinal, quem disse que eu não posso ser filha do YoonGi Hyung? Eu posso pegar meu pergaminho e mudar totalmente esse quesito, assim como vocês.

original: Histórias originais não são tão diferentes das fanfics, mas ao mesmo tempo sim.

Nas originais, tudo que estará no seu livro irá sair totalmente de sua cabeça, até mesmo os personagens. O que acho incrível, particularmente. Nesse tipo de história você poderá brincar com o físico de seu personagem e em seu nome, imaginem-se criando uma pessoa totalmente do zero, tendo que construir-la desde os primeiros dedos, a cor de sua pele, olhos e cabelos, a dar um nome e sexo para ele.

O que eu quero dizer é que: Um livro original, jamais, sim, jamais você poderá colocar um personagem de uma pessoa existente ou um personagem que já exista nas telonas do cinema, ou em páginas de livros como "Senhor dos anéis".

A outra coisa importante que é para ser colocado é o leitor.

Leia o seu livro, peça para que outra pessoa o leia também. Muitas vezes escrevemos algo que para nós faz sentido, mas talvez para outros não, lembre-se, a narrativa é muito importante, mas isso será um tópico para outro capítulo. Por hora, é só.

See you late, Kiss Kiss!

“— Dúvidas? Deixe seu comentário aqui!

como escrever um livroOnde histórias criam vida. Descubra agora