Hello peoples, you okay?
É em estrema importância saber sobre como irá ser a sua narrativa e quem estará narrando-a. Esse ponto é crucial para seu livro!
†
N A R R A T I V A
“Narrativa é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas, são, entre outras, formas de se contar uma história, ou seja, são narrativas.”
†
No capítulo anterios focamos no: o que será feito?, aqui estaremos focando em: como será feito? Ao determinar o método que irá trabalhar e a sua linguagem tudo pode mudar em sua história, até mesmo em como o leitor estará enxergando a sua obra, podendo ser totalmente diferente do que você enxerga.
Pois bem, começaremos por lembrar que podemos ter dois tipos de narrativa. A em terceira pessoa e a na primeira. É sempre bom escolher quem irá narrar a sua história, afinal, será aí que você pode estar detalhando os acontecimentos de todo o drama.
— primeira pessoa: um narrador sendo em primeira pessoa significa que ele também é um personagem e que somente saberemos o seu ponto de vista do contexto histórico e jamais saberemos dos outros.
O narrador em primeira pessoa não precisa ser necessariamente o personagem principal, assim sendo, podemos estar colocando o personagem secundário para estar narrando, ele será aquele que sempre está presente com o personagem principal e contará tudo o que ocorre em seu único ponto de vista. Um bom exemplo para tal é: As aventuras de Sherlock Homes.
— terceira pessoa: Um narrador em terceira pessoas pode ser tanto um personagem ou não.
Quem não conhece o livro/filme: A menina que roubava livros? Esse clássico é um grande exemplo de uma narração em terceira pessoa sendo que o narrador também participa na história, afinal, todos sabemos que o narrador, específico desse livro, era a morte contando a história de uma personagem até a seu falecimento.
Ter livros com uma narração em terceira pessoa, sendo essa um dos personagem, é muito difícil de se encontrar e de ser escrito, mas não impossível. Sendo assim, o narrador em terceira pessoa é aquele que não faz parte da história, mas sabe dela ao todo, ele expõe o que é mostrado a ele, mas ele não sabe o que se passa realmente na cabeça do personagem.
Lembrando que o narrador também pode ser onisciente, onde ele conhece toda a história e o personagem em sua totalidade, sabendo seus movimentos e pensamentos. Nesse caso, ele pode estar opinando a sua crítica e comentários, uma opinião pessoal dele. Mas lembre-se, a opinião do narrador nada tem haver com a do escritor, não confundam essas duas coisas.
A escolha do narrador é muito importante e um excelente recurso literário.
See you late, Kiss Kiss!
“— Dúvidas? Deixe seu comentário aqui!”
VOCÊ ESTÁ LENDO
como escrever um livro
FanfictionEsse livro é desenvolvido, principalmente, para todos os escritores existente, mas nada impede de que leitores de livros estejam lendo. Aqui estarei dando dicas de como escrever um livro e estar organizando todos os conteúdos necessário para isso, a...