Hello peoples, you okay?
Ninguém aqui é um deus da escrita, é comum errarmos em algumas palavras, mas sem exagero.
Alguns erros básicos que podemos encontrar é a troca de “s” e “c”, comum de se encontrar, mas um erro tão banal que acaba se tornando um pecado extremo. Também encontramos, algumas vezes algo escrito como: “des de”, “com migo”, “de vagar” e muitos outros. São os erros mais clássicos em todas as histórias, mas com uma boa revisão após escrita, podemos estar arrumando-os.
Alguns leitores perdoam alguns erros ortográficos, mas muitas das vezes temos que concordar que não há perdão para tal. Alguns escritores parecem que acabaram de aprender a escrever, tem um descaso tremendo com seu livro e, mesmo assim, quando alguém de boa fé vem e os informa com as melhores das intensões para ajudar, o escritor vem com sete pedras em mãos. Não sejam essa pessoa horrível e desagradável!
É bom mencionar também, as palavras simplificadas. Sugiro que só as usem caso for um dialogo onde os personagens estejam em um aplicativo de mensagem, ou em uma postagem de alguma rede social. É deselegante e deixa a sua história feia com tanto simplificações, dá a entender que você está com preguiça de escrever.
Também temos os emojis, é permanentemente proibido o seu uso sem ser no caso citado a pouco: mensagem de texto e redes sociais. Esses dois exemplos que os dei deixa o seu livro extremamente poluído.
“— Tia Alem, eu não tenho uma escrita maravilhosa, não consigo escrever muito formal como podemos ver em livros renomados.”
Acalma-se, muitas das vezes ter um linguajar magnífico e saber todos as regras de nosso idioma, o que é impossível, não quer dizer que o livro ficará lindo. Muito pelo contrário, muitas das vezes a pessoa quer mostrar tanto que é qualificado e inteligente, mas o texto fica tão maçante e cansativo que logo pararemos de ler.
Se você escritor não tem conhecimento avançado na língua portuguesa não precisa ficar preocupado. Confiem no bom e velho dicionário e escreva uma história com uma narrativa leve e simples, garanto para vocês que isso irá agradar muitos dos seus leitores. O importante é não ter muitos erros, se possível nenhum, ortográficos.
Também podemos estar destacando as repetições de palavras, caso você escritor tenha esse problema, sugiro que, quando terminado de escrever seu capítulo revisa-o e troque as palavras repetidas por uma outra que possa dar o mesmo sentido, você irá ver como o seu texto ficará rico em conteúdo.
E, para vocês escritores de yaoi/yuri que adoram referir aos seus personagens como: “o mais alto e o mais baixo”, “a loira e a morena”, “o mais novo e o mais velho” entre outros, por favor, diminua com esse vicio desnecessário. Com o tempo, eu fui percebendo que isso é horrível e estraga muito o conteúdo, confesso que não parei totalmente, mas diminui com tal prática.
Agora, caso você não tem paciência alguma no momento para revisar o seu livro, ou está com preguiça eu tenho uma surpresa para vocês escritores... Nesse mundo, existe uma pessoa que é conhecida como BETA, ela nada mais é a pessoa que irá ler e corrigir o seu conteúdo, deixando dicas para aprimoramento e críticas construtivas para você ficar melhor cada vez mais.
PALAVRÕES. Qual a necessidade de poluir o seu livro com palavras de baixo calão? Aprecie com moderação e não os coloquem na narrativa, a não ser que seja em primeira pessoa.
PONTUAÇÕES. Procurem não exagerar demais em vírgulas e pontos finais, mas também não deixe uma sequência de frases sem um ponto final sequer. Uma frase corrida sem pontuação irá matar seu leitor por falta de ar e uma frase com demasia de pontuações deixará a frase sem sentido e maçante.
ESPAÇAMENTO ANTES DO PONTO. Nunca, jamais. Nem pensem nisso!
CAPS LOCK LIGADO. Varia muito de escritor, alguns preferem escrever uma discussão com o lock ligado, mas não é obrigatório, para isso existe os pontos de exclamações, por exemplo, em uma briga de casal, o leitor saberá que eles estão gritando um com o outro. Mas como disse, varia de escritor, eu particularmente vario em deixar o caps lock ligado e outras vezes não o deixo.
PALAVRAS ESTRANGEIRAS. Caso você seja parte de algum fandom como do One Direction, Justin Bieber, Harry Potter ou então dos mais avançados como de animes e Kpop, com toda a certeza você irá querer colocar palavras derivadas dos países de origem desses que mencionei e outros. Enriquece o conteúdo e nos mostra mais sobre uma outra cultura, mas, uma dica que lhes dou é nunca colocar uma palavra ou frase que você não tenha certeza do significado. Nunca. E muito menos colocar essa palavra ou frase e no final não traduzir, lembre-se, não é por que você sabe um determinado idioma que seus leitores também tem a obrigação de saber.
See you late, Kiss Kiss!
“— Dúvida? Deixe seu comentário aqui!”
VOCÊ ESTÁ LENDO
como escrever um livro
FanficEsse livro é desenvolvido, principalmente, para todos os escritores existente, mas nada impede de que leitores de livros estejam lendo. Aqui estarei dando dicas de como escrever um livro e estar organizando todos os conteúdos necessário para isso, a...