⁰⁹ Divulgação - bônus IV

1.1K 103 82
                                    

Hello peoples, you okay?

Antes de mais nada, antes que vocês falam que eu não tenho “moral” para falar desse assunto, pois minhas histórias não tem um número bom de views, eu falo que aqui todos estão para aprender e sim, esse capítulo também vai servir para mim!

Pois bem, lendo vários tutorias pela minha vida, aprendi que spans em murais são tóxicos e feios. Por exemplo:

Olá sua diva maravilhosa, leia a minha fanfic, sei que você vai gostar. Linda!”

Primeiro, você escritor não tem nenhuma intimidade com a pessoa e, muito provavelmente, nunca a viu em sua vida. Então, como você sabe que ela é diva e linda? E mais, você ao menos sabe se essa pessoa tem uma autoestima elevada. Não seja uma pessoa falsa ao ponto de elogiar uma pessoa sem a conhecer.

Para suas divulgações, tente ao menos ler um pouco da pessoa antes de sair soltando seus texto, vê a sua biografia e note se ela irá gostar da sua história e, se possível, vê as listas de leitura dela. Lá diz muito o seu gosto literário.

Algo que aprendi a muito tempo, e de fato prefiro muito mais executar esse tipo de divulgação é: mandar mensagens privadas as pessoas, sem poluir o mural dela com vários pedidos de leitura para a pessoa, pois, se ela for aquele escritor famoso entendesse que você só está querendo ganhar fama nas costas dos outros. E mais, corre menos risco da pessoa estar discutindo, vamos dizer assim, com você por estar fazendo isso.

Lembre-se, jamais, sim, jamais faça propaganda de seu livro nos comentários de outros livros. Wattpad não permite isso e escritor nenhum gosta, isso pode acarretar em problemas sérios futuramente.

Mas acalme, essas não são somente as únicas ferramentas de divulgações que nos escritores temos. A meios diferentes muitos bons, como: Facebook, Twitter, WhatsApp, Aminos, Tumblr, Instagram, Kakao (para os fanáticos por K-pop) e entre outros. Nesses meios, pode-se estar fazendo publicações elaboradas para sua história, mas não exagerem tanto. Tem hora e lugar para tal coisa. Ninguém quer ficar conhecido como o tio do pavê, não é mesmo? (Céus, obrigada FanficLP pela essa frase divina, rs).

Se sua fanfic está em hiatus, ou você simplesmente é aquele escritor que demora para atualizar, não peça para a pessoa ler seu livro alegando que assim é um incentivo de você estar continuando a escrever. Isso é canalhice e... E, céus, eu não sei como dar um nome para uma pessoa dessa.

Agora, por último e não mais que importante, gramática. Sim, esse pequeno detalhe vai dizer muito do que podemos esperar. Por exemplo, se tivermos uma divulgação com essa escrita:

Oooiii Divos , Como Estaaunnn ???? Tô Aquih Para Divulgar A Minha Fic . Leiam Aeee Agradeço Muitoooooo ! Eh Nois

Primeiro se me permitam dizer, puta que pariu, que merda foi essa? Se em uma divulgação a pessoa escreve assim, o que podemos esperar da fanfiction? Exatamente, nada. Isso é um desastre. Não estamos falando com nossos amigos em chats privados e, por Thor, por que realmente alguém fala assim? Pra que letras maiúsculas sem necessidade e por que de espaços em pontuações? Não matem a língua portuguesa, por favor! Eu, em todos os meus anos de vida nunca entendi que idioma seria esse, céus.

Hm, recompondo rapidamente, acho que não há mais do que se falar, se houver, peço as minhas singelas desculpas.

See you late, Kiss Kiss!

“— Dúvidas? Deixe seu comentário aqui!”

como escrever um livroOnde histórias criam vida. Descubra agora