Capítulo 6

864 61 2
                                    

O conceito «esposa» provoca de modo imediato um efeito pouco excitante. A maioria dos homens são caçadores por natureza e, com o casamento, a caça termina. Algumas mulheres preferem o aborrecido papel de esposa devota, porém nunca fui capaz de compreender o por que. Quem vai querer um simples marido quando pode ter um amante ardente em seu lugar? Quando se fecha a porta do quarto devem-se abandonar as boas maneiras da educação. Lembre-se que não é necessário ser uma meretriz para agir como tal de vez em quando.

Do capítulo intitulado «Com um pouco de luxuria chegará longe»

O nível do vinho da licoreira tinha descido de forma significativa e suas vozes deviam ter aumentado alguns decibéis, mas esse era o tipo de companhia que mais agradava a Robert, que se recostou na poltrona com uma taça entre os dedos e um sorriso genuíno nos lábios.
—É agradável vê-o novamente em casa. Alegro-me que viesse aqui primeiro.
Robert e seu irmão Damien estavam comodamente sentados, sem gravata e com as jaquetas atiradas no meio da mobília desordenada de um solteiro, na casa que Robert considerava seu estúdio. Era um museu de antiguidades do Velho Mundo, algumas peças procedentes do Oriente, e um eclético conjunto de mesas laqueadas e velhas estantes de carvalho, muito agradável para a vista, ao menos para a de Robert. Não era nenhum segredo que ele recusava as formalidades sempre que podia.
Damien, um ano mais velho, então o primeiro na linha de sucessão ao ducado de Rolthven, e tão pouco interessado nesse papel como o próprio Robert, sorriu. Era o mais calmo dos três irmãos. Tinha o mesmo tom de pele e a mesma constituição física, mas seus olhos não eram azuis, eram negros. Diplomático por natureza, ele era bem capacitado para a missão que desempenhava no governo britânico. Sua aparência discreta não expressava nem a autoridade natural de Colton, nem essa atitude mais despreocupada de Robert ante a vida.
—Asseguro que é agradável estar de volta. Passei por Grosvenor Square, mas nem Colton nem sua nova duquesa estavam em casa.
—Convidam eles para todos os lugares, a toda hora.
—Imagino. — Damien se concentrou e contemplou sua taça com satisfação. — Pelo menos você estava em casa. Coisa que me surpreende um pouco.
—Ao contrário do que as pessoas pensam, eu gosto de passar uma noite sozinho de vez em quando. E estou feliz por ter ficado hoje em casa, já que você veio. Quanto tempo faz que não pisava em chão inglês? Mais de um ano?
—Lorde Wellington é um patrão desumano às vezes.
Robert levantou uma sobrancelha.
— Claro que sim.
—Ganha batalhas. —Essa frase simples e um leve encolhimento de ombros resumiram os sentimentos de seu irmão.
—E esperamos esta maldita guerra, com a ajuda de homens como você - comentou Robert.
—E você. —Damien bebeu um sorvo. —Não despreze seus serviços à Coroa, Robert. Deus sabe que agradecemos a complexidade de seu cérebro.
Robert não valorizava muito seu papel de assessor ocasional do Ministério da Guerra. Embora ninguém o mencionasse, obteve a melhor nota de matemática de toda Cambridge. Mas a alta sociedade só falava de sua dissoluta vida privada e do número de mulheres que levava para cama. Embora, em um sentido filosófico, era imune à estreiteza dos olhares com que os outros julgavam sua existência, continuava provocando nele uma pontada de irritação essa falta de interesse por seu intelecto. Damien, entretanto, não tinha esquecido a facilidade de Robert para resolver pequenos quebra-cabeças em um tempo recorde, e alguns anos atrás envolvera seu irmão na tarefa de decifrar o código dos comunicados franceses. O desafio era estimulante e embora Robert nunca sentisse desejo de ser militar, ao menos assim podia ajudar seu país de algum modo. Uma vez que ele traduzia os códigos, a informações voltavam para a Espanha e eram utilizadas para interceptar mensagens.
—Meus serviços —murmurou —são puramente nominais, mas obrigado. Fale-me de Badajoz. Ouvi histórias de horror sobre o assédio.
Passaram uma hora discutindo a campanha na península e Robert, sentindo-se expansivo e descontraído, abriu uma segunda garrafa de clarete. Uma das melhores coisas que havia em sua vida era a relação que tinha com seus dois irmãos, ficou satisfeito por Damien ter voltado para Londres, embora fosse por pouco tempo.
—Para mudar o assunto da guerra por outro mais agradável, entendi que haverá uma festa para comemorar o aniversário de Colton. — Damien fez girar com indolência o líquido rubi de sua taça, com um brilho irônico no olhar. —Achei um convite de sua jovem esposa quando recolhi minha correspondência pessoal. Reconheço que me surpreendeu que ele estivesse de acordo com um evento desse tipo, mas talvez o matrimônio esteja suavizando nosso irmão mais velho.
Robert não pôde evitar e esboçou um sorriso ao recordar os diversos exemplos com que Colton havia manifestado sua confusão ante o comportamento de Brianna.
—Não acredito que esteja saindo como ele esperava. O espírito dela é tão independente como cativante é sua beleza. Você sabe que Colton gosta que as coisas sejam claras e lógicas. Enquanto Brianna é habilidosa, inteligente e nada previsível. Então, imagine nosso irmão, um perfeccionista, com uma criatura que exige dele não só espontaneidade, mas também tolerância. Esta festa é um exemplo. A julgar pelas queixas de Colton sobre o assunto, acredito que ela planejou tudo sem o consultar. Ele soube quando ela mandou-lhe um convite.
Damien começou a rir com sua habitual calma.
—Pode ser isto justamente o que Colton necessita. A toda essa respeitabilidade é necessárias algumas chicotadas de vez em quando.
Robert pensou no vestido decotado que continuava gerando comentários. Ainda que aquele episódio escandaloso houvesse acontecido semanas antes, e ele não estivesse presente. Como Brianna era sua cunhada, a maioria de seus conhecidos haviam tido a sensatez de não comentar em sua presença, mas mesmo assim, havia ouvido alguns comentários indecentes dos lábios de quem queria que a Duquesa de Rolthven aparecesse novamente em público com um vestido parecido.
—Brianna faz tudo o que pode.
—Não pude assistir ao casamento. —Damien parecia sinceramente chateado. —A guerra não espera nada. Fale-me dela. Reconheço que sinto curiosidade.
—Imagine um cabelo dourado e uma pele lisa e um corpo que Vênus invejaria —Robert refletiu um momento — mas embaixo dessas curvas exuberantes e esses fascinantes olhos azuis há substância. Além de seu aspecto, eu gosto de Brianna. É uma boa pessoa. Tem senso de humor, e também pelo que parece, o de aventura; algo que nosso irmão está se esforçando para compreender, mas que até este momento não conseguiu.
Damien riu.
—Parece encantadora. Estou impaciente para conhecê-la.
— Apesar de Colton não se entusiasmar muito com a ideia, a reunião será uma boa oportunidade. Ao menos estaremos todos juntos. A avó o espera com ansiedade. Já sabe como ela gosta da agitação das festas. Sei que sente falta de Londres, agora que está muito fraca para viajar de cá para lá.
—Tenho muita vontade de vê-la e me atreveria a dizer que será interessante observar a nova duquesa de Rolthven interagindo com Colton. — Os olhos escuros de Damien brilhavam imaginando. — Admito que fiquei surpreso ao saber que ele havia se casado por amor. Nunca poderia imaginar que nosso irmão mais velho faria algo tão sentimental.
Esse era um aspecto sobre o qual o próprio Robert havia pensado e que se fosse verdade, o intranquilizava. Se aconteceu com Colton. Bom, poderia acontecer com qualquer um.
Inclusive com ele?
—Não acredito que ele veja seu casamento desta maneira — disse bruscamente. —Imagino que ele acredita que isso é uma união prática. Brianna é jovem, bonita e de boa família, os três requisitos essenciais. E deste ponto de vista, acredita que cumpriu com seu dever e escolheu a duquesa apropriada e digna de um título ilustre. Não obstante, se olharmos para a relação a partir do momento que se conheceram, eu diria com alguma autoridade que ele reagiu a ela de maneira diferente desde o principio. Muito diferente do que com qualquer dessas outras jovens de risada fácil que suas ansiosas mães colocavam de um modo excessivo ante seu nariz. O interesse foi imediato e recíproco e me alegro por ele. Uma das coisas que mais gosto é que para ela o fato de Colton ser um duque é uma piada.
— Isto, como atual herdeiro do ducado, aumenta minha estima por ela. —Damien bebeu um bom gole do licor e acrescentou: — as jovens damas a caça de título e fortuna me aterrorizam mais que o avanço da tropa francesa.
—Por sorte, nós estaremos a salvo quando Brianna der um herdeiro a Colton.
—Esperemos que seja logo.
Ao se lembrar da agitação de Colton perante o aventureiro espírito sexual de sua esposa, Robert riu baixo.
— Parece que ela está se dedicando a isso, de fato.
Damien levantou as sobrancelhas.
—Parece uma dama encantadora. Diga-me, quem mais você acha que está na lista de convidados da celebração?
—Não perguntei, mas no que diz respeito à Colton, me deu a impressão de que só estará à família e alguns poucos amigos íntimos.
Amigos íntimos. Enquanto falava, Robert se perguntou distraído se a encantadora senhorita Marston de olhos cor de mar foi convidada para a festa. Segundo Colton, a jovem dama era uma das amigas mais fiéis de Brianna junto com a condessa de Bonham. Andrew Smythe, o marquês de Bonham, havia mencionado de modo casual que sua recente esposa participaria da reunião, sendo assim talvez Rebecca Marston também estivesse lá.
Não que fosse muito importante que ela estivesse presente, pensou enquanto se remexia na cadeira com as pernas estendidas. Qualquer interesse que Rebecca houvesse causado era somente porque ela era atraente e inocente como um cordeiro, e por ele estar tão acostumado à experiente sofisticação de suas amantes habituais, essa diferença o havia perturbado.
Mas não deixou de pensar nela. E algo pior, procurou-a nas poucas festas que participou ultimamente. Graças a sua abundante cabeleira negra e sua graciosa silhueta foi muito fácil localizá-la, e se perguntou por que não havia prestado atenção nela antes. Na noite anterior, sem duvida depois de vários conhaques, havia pensado em pedir a ela uma dança.
Por sorte havia sido uma loucura passageira, já havia cruzado a metade do salão quando percebeu o que iria fazer e recuperou a sensatez. As colunas de fofoca fariam sua caveira se o tivessem visto dançando com uma jovem inocente e de uma virtude inquestionável.
—Uma pequena reunião? —Damien interrompeu seus pensamentos. — Isso me parece mais é com uma grande festa. Passei muito tempo longe da sociedade. Por favor, me diga que não participarão jovens casadouras, porque tenho uma terrível sensação que sim. Que será uma reunião campestre com jovenzinhas com sorriso afetado.
«Rebecca nunca sorria deste modo», e essa convicção foi alarmante para ele, já que na verdade não a conhecia muito bem.
—Nenhuma que eu saiba — conseguiu dizer sem mentir.
Se fosse honesto consigo mesmo, teria que admitir que gostaria de ter lhe roubado um beijo quando ficou tentado. Quem sabe então teria satisfeito sua curiosidade e poderia afastá-la de sua mente.
Esqueceu a inalcançável senhorita Marston em favor de outra taça de vinho.

Lições de Sedução Onde histórias criam vida. Descubra agora