"Certo nível de ansiedade é considerado normal e contribui para que tenhamos expectativa e busquemos sentido para a vida. Trata-se inclusive de reação originalmente instintiva, cuja função é nos alertar e preparar para responder a algo novo e desconhecido. O problema é quando a ansiedade se intensifica a ponto de não ser administrável, gerando sofrimento e prejuízos na rotina diária das pessoas. É aí que falamos em "pânico", que são crises de ansiedade. Os principais sintomas são: taquicardia, sudorese, insegurança/medo, falta de ar e sensação de morte iminente (certeza de que está tendo infarto ou mal-estar grave, que poderá levar à morte)." - Definição tirada do site Vittude.com.
Foi confirmado que nessa quarentena aumentou o número de pessoas depressivas ou crises de ansiedade/pânico. Então como eu mesma sei do que estou falando pois também sofro com isso, vou soltar algumas dicas que espero que ajudem vocês nessa fase difícil.
1. LIGUE PARA ALGUÉM DE CONFIANÇA
Quando estamos em nosso momento de crise a nossa visão começa a embaçar, começamos a tremer e a falta de ar é grande. Então tenha alguém para ligar e te acalmar, alguém que você sabe que pode te acalmar.
Eu estava em um grupo e quando eu estava com crise fizeram um grupo só de ajuda "s.o.s." em que sempre que alguém precisasse de ajuda era só chamar no grupo que todos que estavam lá iriam te ouvir e te aconselhar. Vocês podem fazer isso com seus amigos ou assim como eu, com pessoas de um grupo que queiram participar.
Gente e meu chat também está liberado para quem precisar conversar.2. DISTRAÍA SUA MENTE
Quando você não souber o que fazer, quer se acalmar sozinha ou não tem para quem ligar, a melhor coisa que você pode fazer é destrair sua mente.
Se você for a um psicólogo e disser a ele que você tem crise, ele dira para você criar um hobbie que te distraia nos seus momentos de crises, e isso ajuda de verdade. Ao invés de você se preocupar com o seu problema, se distraia para esquece-lô.
Você pode tanto começar a desenhar, fazer HQ's, pintar, escrever histórias, poemas, poesias ou músicas, costurar, meditar, ler, e muitas outras distrações que precise do seu foco nela.3. RESPIRE
Como ficamos com falta de ar e a nossa aceleração cardíaca começa a ser muito forte, respire, faça treinamentos de respiração, inale o ar por 4 segundo, segure ele por mais 4 e depois solte, repita esse procedimento quantas vezes for preciso.
Indico que você não esteja sozinha ou esteja em ligação, pois dependendo do tamanho de sua crise, você pode até desmaiar.4. TOME UM BANHO
O banho já nos ajuda sem estarmos em crise, então imagina o quanto ele é bom. Ligue o chuveiro no quentinho e tome um banho, relaxe, pense que você vai melhorar e se for preciso chore dentro do banho para sair dele uma pessoa renovada.
5. OUÇA MÚSICAS
Faça uma playlist para você ouvir justo nesses momentos com músicas calmas e que você gosta. Distraía sua mente como eu disse, coloque a playlist e a ouça com muita atenção, ela irá aos poucos te acalmar.
EXEMPLOS:
● Você pode pesquisar no youtube
(Eu vou criar uma playlist lá com o título para ouvir em momentos de crises disponível para todos, quem sabe assim possa ajudar vocês).
● Você pode você mesma criar a sua playlist no youtube com músicas que te acalmem, e pode até adicionar para quem gosta ASMR, barulho de chuva ou mar, ou vídeos de terapias.(Coloquei como na foto de capa do capítulo porque ela não estava abrindo aqui)
● Ou você pode fazer uma playlist com suas proprias músicas no seu celular.(Não precisa colocar descrição, você pode deixar em branco)
6. TENTE DORMIR
Quando você vê que está muito forte, tente dormir ou tirar um cochilo, sim eu sei que é difícil mas tem que tentar. Pratique exercícios para dormir mais rápido, como por exemplo, fique piscando muito, seus olhos ficarão cansados e você dormirá mais rápido.
7. LEMBRE-SE DAS PESSOAS QUE TE AMAM
Eu sei que nos momentos de crise a nossa insegurança dobra mas pense nas pessoas que te amam, talvez você esteja tendo crise por um amor, mas não a só ele no mundo.
Você pode pensar no seu namorado/a, seus pais, seus amigos, seus avós, seus sobrinhos, primos e tios, aquelas crianças que você brinca, ou aqueles idosos que você ajuda.
Pense o quão você é importante para o mundo e se você morrer, como ele vai melhorar se cada vez uma pessoa boa morre, não tem como.
Você é importante, não só para sua família e amigos, mas para mim e para Deus (ou a crença de vocês).8. TOME UM CHÁ CALMANTE
Camomila, erva-cidreira, hortelã, são vários os chás que possuem propriedades calmantes. Eles podem te ajudar a se acalmar e tranquilizar um pouco sua crise.
Evite cafeína pois ela tem ação estimulante.9. Movimente-se
Assim como eu disse, você tem que distrair sua mente, tente praticar uma caminhada (acompanhada com alguém) ou até mesmo fazer exercícios físicos, relaxe seu corpo mas não exagere.
"Uma simples caminhada ao ar livre, num parque por exemplo, já estimula a produção de hormônios como serotonina, dopamina e endorfina, que proporcionam sensação de relaxamento, prazer, bem-estar", aponta a psicóloga Marilene Kehdi.10. ESCREVA SEUS SENTIMENTOS
Pegue um papél e escreva tudo o que você está sentindo, tudo o que está acontecendo, agora amasse ele bem forte e o queime. Isso é uma pequena simpatia que dizem que ajuda a afastar as coisas ruins no seu pensamento e de você, além de te aliviar por ter posto tudo para fora.
Mas nunca esqueça que você não está sozinha.
Espero que tenha te ajudado!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas Para Garotas ♡
ChickLitAqui vai algumas dicas aleatórias para meninas, tem um pouco de tudo, cabelo, unha, roupa, maquiagem... Então se você quer aprender algumas dicas venha ler esse livro.