Capítulo III - Na Casa de Mr. Harrison

2.2K 336 111
                                    

A casa de Mr. Harrison era uma antiga construção pintada de cal branca, com os beirais baixos, erguida em frente a um denso bosque de abetos.

O próprio Mr. Harrison estava sentado na varanda sombreada por trepadeiras, em mangas de camisa, desfrutando de seu cachimbo ao final da tarde. Quando percebeu quem vinha pelo caminho, ele subitamente pôs-se de pé, entrou correndo em casa e bateu a porta. Sua reação era simplesmente o resultado da desagradável sensação de surpresa, misturada com uma boa quantidade de vergonha por conta do acesso de raiva que tivera na véspera. Porém, esta atitude quase acabou com o restinho de coragem que havia no coração de Anne.

"Se ele já está tão zangado agora, imagino como vai ficar quando souber o que fiz", ela refletiu miseravelmente, enquanto batia levemente na porta.

Mas Mr. Harrison abriu, com um sorriso embaraçado, e convidou a jovem para entrar num tom gentil e amigável, embora um tanto nervoso. Ele havia guardado o cachimbo e vestido o casaco. Ofereceu, educadamente, uma cadeira empoeirada para a visitante, e esta recepção teria sido muito agradável se não fosse pelo falatório do papagaio que espiava por entre as barras da gaiola com travessos olhos dourados. No momento em que Anne se sentou, Ginger falou:

Por minha alma, o que essa ruivinha insignificante está fazendo aqui?

Foi difícil dizer qual semblante ficou mais vermelho, se o do anfitrião ou o de Anne.

— Não se importe com o papagaio – disse Mr. Harrison, lançando um olhar furioso para Ginger. — Ele está... está sempre falando bobagens. Eu o ganhei do meu irmão, que era marinheiro. Esses oficiais nem sempre usam o melhor vocabulário, e papagaios são aves que gostam muito de imitar.

— Foi o que pensei – murmurou a pobre Anne, dominando o ressentimento com a lembrança de sua incumbência. O que era certo é que ela não poderia afrontar o vizinho, dadas as circunstâncias. Quando você acaba de vender a vaca Jersey de um homem de forma repentina, sem seu conhecimento e consentimento, não deve se importar se seu papagaio repete coisas indelicadas. Contudo, a "ruivinha insignificante" não estava assim tão mansa quanto deveria estar.

— Eu vim para confessar algo ao senhor, Mr. Harrison – ela começou, resoluta. — É... é sobre... aquela vaca Jersey.

— Oh, meu Deus! – exclamou o homem, nervoso. — Ela invadiu minhas aveias outra vez? Bem, esqueça... não tem importância. Não faz diferença... nenhuminha, eu... eu fui muito precipitado ontem, é verdade. Não tem problema se ela invadiu.

— Oh, se fosse só isso! – suspirou Anne. — Mas é dez vezes pior. Eu não...

— Meu Deus do Céu, quer dizer que ela entrou no meu trigal?

— Não, não... não no trigal. Mas...

— Então nos repolhos! Ela invadiu a plantação de repolhos que eu estava cultivando para a Exibição, não é?

Não foram os repolhos, Mr. Harrison. Vou contar tudo ao senhor... foi por isso que vim. Mas, por favor, não me interrompa. Isso me faz ficar tão nervosa! Apenas deixe-me contar a história, e não diga nada até que eu termine de relatar.

"E então, sem dúvida, o senhor terá muito a dizer", concluiu Anne, em pensamento.

— Não direi mais nenhuma palavra – aquiesceu Mr. Harrison, calando-se. Mas Ginger não havia assinado nenhum contrato de silêncio, e continuava gritando "ruivinha insignificante" em pequenos intervalos, até que Anne ficou muito irritada.

— Ontem, tranquei minha vaca Jersey em nosso redil. Esta manhã, fui até Carmody e, ao regressar, vi uma vaca em suas aveias. Diana e eu a enxotamos, e o senhor não imagina o trabalho que nós tivemos! Eu estava completamente molhada, cansada e irritada, e Mr. Shearer apareceu no mesmo instante e propôs a compra da vaca. Eu a vendi ali mesmo, por vinte dólares. Foi um grande erro! Deveria ter esperado e consultado Marilla, é claro. Mas eu sou excessivamente dada a fazer as coisas sem pensar... qualquer um que me conheça poderá lhe afirmar isso. Mr. Shearer levou a vaca para embarcá-la diretamente no trem da tarde.

Anne de Avonlea | Série Anne de Green Gables II (1909)Onde histórias criam vida. Descubra agora