10.Seja solidário🌻

1 1 0
                                    

Para o convívio em sociedade, é imprescindível adotar algumas condutas, dentre elas: a solidariedade.
E, ao contrário do que muitos acreditam, essa atitude não diz respeito apenas a ajudar os mais necessitados financeiramente.
Até mesmo as pessoas mais abastadas podem precisar do voluntariado.
A solidariedade é um dos atos mais nobres e humanos no mundo em que vivemos.
Por isso, neste capítulo, além de expor a importância dela, vamos abordar alguns exemplos de como adotar esse comportamento.

Se você quer aprender como se tornar solidário, acompanhe o texto!

A palavra solidariedade tem origem francesa e significa responsabilidade recíproca.
A explicação ainda pode ser um tanto vaga, por isso, vamos esmiuçar um pouco mais esse conceito.

Solidariedade é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador.
Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade.
Dessa forma, a solidariedade é legítima, sem qualquer tipo de discriminação.
Ou seja, deve haver compaixão e compreensão concreta dos sentimentos alheios e propósito genuíno em contribuir, sem esperar algo em troca.

Exemplos de solidariedade

Fazer o bem não exige muito.
Pequenos gestos são capazes de transformar pessoas e circunstâncias.
A seguir, listamos algumas ações solidárias, que você pode começar a praticar hoje mesmo. Confira!

Contribua em uma causa social

Você pode ajudar alguma instituição que já conhece e tem uma relação próxima.
Além disso, existem diversos sites que permitem o cadastro de voluntários para inúmeras entidades.
Basta fazer uma rápida pesquisa na internet que você os encontra.
O voluntariado pode ser adequado à sua vocação, tempo ou poder de investimento.

Separe algumas roupas e dê pra adoção

Com certeza, você deve ter em seu guarda-roupa alguns itens que não são mais usados.
Então, que tal dar um destino muito mais útil a eles? Procure instituições que recebam doações e ajude quem precisa.
Seja um doador de sangue
Você pode ajudar a salvar vidas doando sangue.
Os bancos precisam ser repostos constantemente. Por isso, sempre necessitam de mais doadores.
Antes de doar, consulte os critérios.

Apoie novos hábitos de colegas e familiares

As pessoas com as quais você convive estão preocupadas com a qualidade de vida e costumam ter iniciativas, mas não conseguem persistir na adoção de novos hábitos?
Você pode ajudar, incentivando-os a continuarem nessa investida.
Contribua com palavras de conforto e apoio.
Mostre positividade e engaje-os, demonstrando que acredita na conquista deles.

Ao seguir um ou mais exemplos dos citados acima, você já pratica a solidariedade.

Mas, vale sempre lembrar: o ato de ser solidário precisa ser verdadeiro.
Portanto, algumas habilidades precisam ser desenvolvidas. Entre elas, talvez as mais importantes sejam a empatia e a escuta atenta.

Coaching o aproxima da solidariedade

Se você não domina essas competências, pode contar com a ajuda do coaching.
Afinal, antes de se doar ao próximo, é importante se conhecer e estar bem consigo mesmo.
Com o coaching, você aprimora o processo de autoconhecimento e identifica seus pontos fortes e fracos.
Além disso, consegue traçar objetivos mais claros e estratégias mais eficazes para alcançá-los.

Permita_Se Recomeçar🌻Onde histórias criam vida. Descubra agora