corações & decorações

154 35 64
                                    

"A Bíblia não é um livro só para evoluir a cabeça, é para transformar o coração..."


A atmosfera não estava muito agradável naquela tarde de domingo, quando a família se reunia novamente para realizar o culto doméstico vespertino. Jake e Viv ainda estavam presentes, sendo convidados a participar com a família daquele momento onde comentariam sobre o que tinham aprendido no sermão. De alguma forma, os pais daquela família pareciam saber o que havia acontecido entre os irmãos.

-- Qual foi o versículo chave de hoje? -- Sr. Ítalo perguntou, mas nenhum de seus filhos homens tinha qualquer disposição em responder. Meg, orgulhosa, levantou a mão para falar o versículo que julgava ser a única a recordar.

-- Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar o seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos da parte dEle este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão -- Meg recitou com muita rapidez, sem pensar muito nas palavras. -- Eu decorei toda a primeira carta de João aos nove anos -- ela cochichou um pouco alto demais para a amiga Viv.

Seu pai nem ao menos pareceu ter-lhe escutado, o que deixou Meg ressentida. Ele nunca a havia ignorado daquele modo. Sr. Ítalo ainda parecia esperar uma resposta de alguém.

Seus irmãos também a ouviram falar, mas não pareciam capazes de dizer nada. Estavam constrangidos, ao que parece. Até mesmo Jake sentia a tensão no ar. Meg, achando que era a única que tinha a razão na história, foi insensível o suficiente para não perceber a força das palavras que acabara de recitar.

-- Por que vocês vão à igreja se não conseguem guardar no coração nem por em prática aquilo que ouvem? Expliquem-me -- Sr. Ítalo, embora ríspido, era bem polido em suas repreensões.

Jake olhava para Sr. Ítalo com muito respeito, sabia que aquilo que o pai de família estava fazendo no momento era necessário. Lembrou-se das repreensões de seu próprio pai. Ele notou que Meg estava bastante pensativa, Viv parecia nunca ter visto Sr. Ítalo falar tão severamente antes.

-- Andem, me respondam -- Sr. Ítalo insistiu. -- De que vale decorar a Bíblia se ela não estiver no seu coração?

Um silêncio sepulcral reinou na sala de estar, deixando o clima cada vez mais pesado.

Ninguém iria falar mais nada? Era isso?

Jake começou um conflito interno sobre dizer algo ou não. Estava com medo de ser muito intromissivo. Ao mesmo tempo, parecia que aqueles segundos de silêncio eram uma eternidade.

-- Se o senhor me permite falar... -- Jake iniciou após ver que nenhum de seus novos amigos se pronunciaria. -- Isso é quase um oxímoro...-

-- Oxí o quê? -- Viv perguntou.

-- Oxímoro é a junção de palavras contraditórias numa sentença. Por exemplo -- Meg explicou, parando um pouco para pensar -- "um silêncio ensurdecedor"... ora, se tudo está silencioso, não pode ser ensurdecedor, correto? É um paradoxo linguístico.

-- Ou ainda: "um sonho real" -- Jake olhava para Meg com um sorriso no rosto -- Não pode ser real se for um sonho... -- e então ele voltou o olhar para os demais. -- A raiz da palavra "decorar", vem do latim "cordis", "coração". Decorar não deve ser simplesmente um ato do intelecto, decorar é levar ao coração aquilo que a mente assimila.

-- Excelente -- Sr. Ítalo assentiu e continuou. -- Devemos aprender com a mente e coração. A Bíblia não é um livro meramente para evoluir a cabeça, é para transformar o coração.

-- Eu sei... -- Big Red engoliu a seco, medindo suas palavras. -- Eu reconheço que errei. Não amei a minha irmã de verdade hoje -- ele olhou para a irmã, que já estava com os olhos marejados.

NÃO QUERO ACORDAROnde histórias criam vida. Descubra agora