❈ • Entrevista: LisaSV_ • ❈

65 7 12
                                    

Olá, gatinhas!

Começa agora a nossa série de entrevistas.

Vejam abaixo a entrevista de uma das ganhadoras do concurso! Até!

━━━━━━⊱❉⊰━━━━━━

Primeiro Lugar em Ficção
Avaliadora: Imy_Dias
Comentarista: Imy_Dias

Obra: O Silêncio das Flores
Autora: LizaSV_

Por que você escolheu "O Silêncio das Flores" para ser o título de sua obra?

Primeiro, porque queria um título mais original e poético. ''Silêncio'' se refere ao transtorno que a protagonista sofre, e ''flores'' porque achei que serviria como metáfora para a própria personagem - que em seu silêncio, cresce e floresce apesar das tempestades.

Show esse título. Simplesmente amei!

Sobre o que sua obra fala? Que história sua obra conta?

O Silêncio das Flores fala sobre uma garota de quinze anos que sofre de Mutismo Seletivo, um transtorno ainda pouco conhecido. Em resumo, é um transtorno de ansiedade que impede o portador de falar em determinados locais ou com determinadas pessoas. A história conta sobre essa garota, Zoey, e sua luta constante para superar esse transtorno que a impede de se comunicar desde criança.

Adorei a Zoey, de todo o meu coração. Sempre irei lembrar dela. Graças a essa personagem, aprendi (novamente) que não devo julgar os outros. A gente nunca sabe o que se esconde atrás da máscara.

Com qual personagem você se identifica mais?

A Zoey, com certeza. Coloquei muito de mim nela.

Me identifiquei muito também. <3

Qual foi sua inspiração para escrever o livro?

A minha própria história de vida, pois já tive esse transtorno. Apesar de muitos acontecimentos da história não corresponderem ao que aconteceu comigo, os sentimentos da personagem e os julgamentos das pessoas são os mesmos. O meu objetivo foi superar a mim mesma falando sobre o assunto e levar conhecimento a outras pessoas através da escrita, já que é um tema muito pouco conhecido.

Há quanto tempo você escreve? Nos conte um pouco sobre sua primeira experiência ou seu primeiro contato com a escrita.

Escrevo desde 2012. Comecei a escrever fanfics de Percy Jackson em outra plataforma, mas depois disso decidi que era hora de começar meus originais. Quando eu era criança, eu tentava escrever alguns contos - que eram sempre ruins, mas era divertido. Mas foi só em 2012 que me comprometi de verdade com a escrita.

Simplesmente adoro Percy Jackson. Um dos meus primeiros interesses literários kkk

Para você, a escrita é apenas um hobby ou algo a mais?

Sempre considerei mais como um hobby, mas atualmente sinto que pode ser muito mais que isso.

Também sinto!

Como você se sente sendo escritora num país que não tem o hábito da leitura? É difícil ou você tem esperanças de que vai conseguir contornar isso?

Antigamente isso me desanimava bastante, o que tirava totalmente minha vontade de escrever. Eu escrevo primeiramente para me divertir, mas é sempre bom ter leitores para ter outra visão de minhas obras. É preciso haver sempre uma troca - isso ajuda em minha evolução como escritora. Hoje em dia não posso dizer que a falta de leitura dos brasileiros me desanima. Sempre tento focar na existência de um público que lê muito e que pode consumir minhas histórias (e meus livros, caso um dia eu tenha oportunidade de publicar).

Me causa muito desânimo também. ;-;

Como é o seu processo de escrita? Como funciona o processo de criação e planejamento do seu livro?

As histórias simplesmente aparecem na minha mente. O que eu tento é sempre anotar os detalhes para não esquecer e pensar na ordem dos acontecimentos, focando sempre na mensagem que desejo passar. De resto, deixo com que os personagens me guiem.

Sim! <3
Sempre anotem tudo, meninas!

Como você se sente sendo vencedora em 1º Lugar do Concurso Heroínas Em Palavras (1º edição)? Você acreditava na sua estória desde o início? Ou foi um choque para você?

Não foi um choque, e nem estava convencida de que ia ganhar, pois não crio muitas expectativas. Apenas confio no potencial da história de deixo nas mãos dos avaliadores. Saber que dei o meu melhor ajuda bastante.

Nossa, está de parabéns!

Nos conte um pouco sobre sua história. Quem é você?

Apenas uma mineira de 22 anos, estudante de Letras, que desde sempre usa as palavras para viajar por aí e criar meus próprios mundos. Liza S.V é um pseudônimo que uso quase como um nome artístico - na verdade, sinto que é mais uma personagem que eu incorporo para escrever. Então, quem sou eu? Eu não sei ao certo.

Não sei por que pensei em pão de queijo... queijo de Minas é tão bom... quem concorda respira.

Tem alguma dica ou conselho para dar aqueles que estão ingressando agora no mundo da escrita?

Paciência e dedicação. Uma frase clichê, mas que eu concordo: a prática leva à perfeição (certo, nunca seremos perfeitos, mas sempre podemos evoluir). Se vocês amam escrever, não desistam. Primeiramente escrevam para si mesmos; para se divertirem. Se não houver leitores a princípio, não desanimem. Apenas não parem. Aproveitem cada processo da história e amem seus personagens. E o principal: leiam sempre. Para mim, não existe um escritor que não seja um ávido leitor.

Ela tem total razão. Sigam o que essa moça diz! Ela é incrível!

━━━━━━⊱❉⊰━━━━━━

Minhas fadas, esta foi a nossa primeira entrevista. Fiquem aqui para mais.

Serão duas por dia, espero que possam acompanhar.

Beijos!



Atenciosamente, Equipe HP

Concurso Heroínas em Palavras (1ª Edição)Onde histórias criam vida. Descubra agora