3. A morte e a vida no poder da língua

41 5 3
                                    

Articulando palavras por meio da língua, podemos mudar a nossa história e a de outras pessoas

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Articulando palavras por meio da língua, podemos mudar a nossa história e a de outras pessoas.

A.E.

A língua é uma estrutura pertencente ao sistema gustativo e um órgão com funcionalidade dupla: sensorial e muscular. Sendo um órgão sensorial, tem a função de perceber a conformação, dimensão, textura, temperatura e o sabor dos alimentos. Já como órgão muscular, é capaz de auxiliar o movimento dos alimentos dentro da boca, iniciar o processo de deglutição (engolir) e participa efetivamente da linguagem ao articular as palavras durante a fala.

As características da língua são fascinantes do ponto de vista da anatomia. Ela é uma parte essencial do corpo humano, mesmo que seja um órgão tão pequeno. Por ser um músculo dentro da boca, acreditava-se que em um ataque de epilepsia a língua enrolava para dentro do esôfago da pessoa, matando-a (o famoso engolir a língua) por isso fazia-se necessário que alguém viesse urgentemente ao início da crise e puxasse a língua do epiléptico para fora.

Este procedimento foi desmentido e negligenciado por médicos especialistas, ao afirmar que neste ato os envolvidos poderiam sair machucados, uma vez que a pessoa em crise epiléptica morderia a própria língua ou a mão do outro alguém, deixando claro que não é assim que a língua pode matar uma pessoa.

Mas, todas estas peculiaridades e importância que a língua carrega como órgão do corpo humano não me chamam a atenção. O que de fato me intriga é que ela (a língua) como participante da linguagem se apresenta com a sua absurda capacidade de matar ou trazer vida a alguém. A Bíblia relata este poder que a língua possui:

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Provérbios 18:21).

Em outras palavras, Salomão quis dizer que, na verdade, são as palavras ditas pela boca e articuladas pela língua que têm poder de matar ou trazer a vida para quem as ouve.

Há relatos bíblicos que evidenciam a afirmação do texto acima. Analisando a experiência incrível que o profeta Ezequiel vivenciou ao ter uma visão em um vale de ossos secos, percebemos o poder imensurável que as palavras ditas têm em trazer vida:

"Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor JEOVÁ, tu o sabes. Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor JEOVÁ a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis." (Ezequiel 37:1-5).

Deus estava dando uma ordem a Ezequiel para profetizar vida, através de palavras, e assim ele o fez, tendo como resultado delas a transformação de ossos secos em pessoas vivas. Se Ezequiel não tivesse dito aquelas palavras, tendo apenas pensado nelas ou as escrito em algo, o milagre de trazer a vida aos ossos não teria acontecido naquele lugar.

O poder das palavras ditasOnde histórias criam vida. Descubra agora