Filhos rebeldes dificilmente ganham presentes de seus pais, mas facilmente de outra pessoa. No mundo espiritual também é assim, sendo que a outra pessoa é o diabo.
A.E.
Um milagre é um acontecimento fora do comum que não é explicável pelas leis naturais. Portanto, só pode ser mediado através da fé. O conceito de fé, segundo as escrituras sagradas, é:
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1).
Se um milagre é algo impossível de acontecer, a fé o torna possível, pois materializa o seu acontecimento. Muitas pessoas receberam um milagre ao fazer uso da fé, tanto na Bíblia, como em todo o mundo, em tempos passados e atuais. E com certeza, pessoas receberão seus milagres através dela em tempos futuros, principalmente as que participam efetivamente da igreja, já que a fé é o firme fundamento da igreja de Cristo.
É importante dizer que a fé não é um pensamento positivo, que se baseia em probabilidades que estão ao nosso favor, mas que ela é bem desenvolvida quando a nossa esperança está firmada em Deus. Talvez seja por isso que os cristãos são submetidos corriqueiramente a situações que precisem usar a fé como um item de sobrevivência, pois devemos exercitá-la para que ela não atrofie, assim como um músculo, porque seremos salvos através dela.
Muitas vezes depositamos a nossa fé erroneamente em algo fútil, onde, na verdade, Deus é quem deve consumá-la. Jesus disse:
"[...] Tende fé em Deus [...]" (Marcos 11:22).
Esta frase parece ser muito usada por pessoas ao tentar nos consolar acerca de algo que está muito difícil de acontecer, mas a verdade é que ela carrega um significado muito grande que expressa a essência da fé, uma vez que não podemos enxergar Deus com os nossos olhos humanos. Tal ato só pode ser feito se usarmos a fé. Então, quando temos fé que Deus vai intervir por nós e nos conceder um milagre, estamos exercitando a nossa fé de forma dupla: acreditando em Deus (que não podemos ver) ao passo que também acreditamos que algo difícil (o milagre) vai acontecer. Assim, podemos afirmar que a fé é essencial para que um milagre aconteça.
Existem várias formas de provocar um milagre através da fé: orações, ações, propósitos e palavras. Lembro-me de um testemunho que um pastor contou há anos. Sua filha foi desenganada pelos médicos ao diagnosticarem nela uma doença fatal. Ela não teria chances de sobreviver. Foi aí que ele fez um propósito com Deus de ao sair do seu trabalho todos os dias, às dezesseis horas, iria com a sua filha enferma, sendo carregada em seus braços, ao monte, lugar onde se fazia orações, durante 40 dias, para orar por ela. Ao fazer isso, ao fim deste período, sua filha foi curada.
As pessoas dizem que enquanto há vida há esperança, mas com Deus esta frase seria diferente: "ainda que morra, viverá".
Mas quando um milagre acontece por palavras, três peças fundamentam o seu acontecimento: fé, palavras e o coração. Sobre isso, vejamos um texto bíblico da fala de Jesus:
VOCÊ ESTÁ LENDO
O poder das palavras ditas
SpiritualHá um poder inimaginável nas palavras que falamos. Com elas podemos matar ou trazer vida a uma pessoa, além de concretizar milagres. Este livro mostra essa e outras questões baseando-se na bíblia e em estudos científicos. Ao lê-lo, você vai perceber...