- Leslie - Ah, eu AMEI! Você exclama, enquanto desembrulha o seu presente de aniversário. Você dá um sorriso de vitória para os seus pais, que sabiam exatamente qual era o presente número 1 da sua lista de pedidos. Você fica radiante e entusiasmado com seu novo equipamento de esqui, ou com a bicicleta, ou com a chave do seu próprio carro, ou com qualquer presente que eles tenham dado. É claro que todo esse entusiasmo se evapora assim que você abre o presente de sua tia-avó Berta. Ela se esqueceu de quantos anos você faria este ano, mas tinha a certeza de que você ainda era criança o suficiente para adorar uma blusa com o lindo bordado "Fred e Barney" em ponto de cruz na frente. Bem, você tem de AMÁ-la, ela é sua tia-avó. No dia seguinte, você vai à casa de um amigo, e ambos decidem pedir uma pizza. Seu amigo está ao telefone fazendo o pedido, enquanto o homem que o atende espera pacientemente que vocês decidam o tipo de pizza que desejam. - Que tal pizza de anchovas pra variar um pouco? seu amigo sugere. - De jeito nenhum! Peça de calabresa! Eu AMO calabresa! Você responde enfaticamente. Finalmente, depois de mais ou menos uns cinco minutos, vocês entram em acordo e pedem metade de anchovas e metade de calabresa. O homem da pizzaria fica aliviado de livrar-se de vocês dois. Depois de uma noite divertida com seu amigo e com sua deliciosa pizza de calabresa, você volta para casa e tem uma conversa rápida com seus pais, que estão sentados à mesa da cozinha, tentando planejar as férias. Enquanto você dá uma olhada nos folhetos de viagem para a Flórida e Caribe, seus olhos começam a fechar. Você decide dormir. Enquanto vai para o quarto, você dá um "Boa noite, mãe e pai. AMO vocês!" Ao se preparar para dormir, você pensa Que bom que amanhã é sábado e poderei dormir até cansar. Eu AMO dormir!
AMOR... Qual o verdadeiro significado dessa palavra? Em nossa cultura, a palavra amor é uma das palavras mais usadas. Apenas pense que nas últimas vinte e quatro horas você a utilizou para descrever pelo menos uma dúzia de coisas diferentes - dos seus presentes de aniversário, passando pela pizza de calabresa, pela sua mãe e seu pai, até dormir. E aí, é claro, essa mesma palavra é usada para construir o seu relacionamento com o seu futuro cônjuge. Não é de admirar que todo o mundo fique confuso! Se for para a nossa vida amorosa ser realmente construída por Deus. precisamos compreender qual é o significado de amor para Ele. Você sabia que existem três tipos diferentes de amor descritos na Bíblia? Achei que seria legal se conhecêssemos cada um deles.
Amor Ágape Amor ágape. O amor ágape é um amor baseado no compromisso e não no sentimento; um amor que se sacrifica pelo benefício do próximo; o mesmo amor que Cristo teve por nós quando morreu na cruz em nosso lugar. Certa vez, ouvi a história de um cristão que havia sofrido torturas em um campo de concentração por causa de sua fé. Seu carrasco era um guarda cruel da prisão que o maltratava sem misericórdia. - Ah! Ah! O guarda dizia sarcasticamente, sou mais poderoso do que o Deus a quem você serve! Tenho sua vida em minhas mãos! Posso determinar o seu futuro! Tenho todo o poder! - Não é verdade, disse o homem torturado. Você pode me bater, me torturar, rir de mim, e até me matar, mas eu ainda tenho um poder que você não possui. Posso te amar. E nada do que você me faça, mesmo tirando minha vida, poderá impedir que eu deixe de te amar. Espere um pouco! Será que você leu isso mesmo? Será que aquele homem que estava sendo torturado disse, de fato, que amava aquele guarda que estava pronto para matá-lo? Como isso é possível?
O amor ágape! Ele não está baseado em um sentimento, mas na decisão - um tipo de amor que decide ver sempre o melhor da outra pessoa, acima de todos os nossos desejos. É o tipo de amor que Jesus teve ao morrer na cruz por todos nós. É o tipo de amor que deveríamos ter por todo ser humano. É o tipo de amor forte e sólido. É uma ação da vontade.
Amor Filéo Amor filéo. O amor filéo é um sentimento profundo e de irmandade pelas pessoas que nos são queridas... nossos pais, ou amigos íntimos; é o tipo de amor que tem um interesse especial em ver o sucesso e o bem do outro. É um tipo de amor que se alegra com o laço de amizade entre duas pessoas. O amor filéo só pode ser alcançado depois que duas pessoas se conheçam muito bem. Quando meu irmão, John. tinha doze anos, ele começou a expressar verbalmente o amor filéo a cada pessoa da família. Toda vez que ia sair de casa, ele dizia para quem estivesse por perto "Tchau. mãe... te amo!" ou "Tchau. Leslie... te amo!" Após alguns meses, aquilo tornou-se um hábito. Um dia, ele estava no treino de Tae Kwon Do, esforçando-se bastante para conseguir a faixa preta. Seu treinador, o Sr Oberlander. era muito rigoroso, severo e frio para com todos os seus alunos. Mas. antes que surja qualquer pensamento crítico, devo acrescentar que o Tae Kwon Do é um esporte muito "sério" - cheio de uma etiqueta própria, de maneiras de reverência, de regras rigorosas. Não é preciso dizer que John nunca desenvolvera um relacionamento muito profundo com o Sr. Oberlander. Mas, um dia, ao abrir a porta para ir embora, John deixou escapar um: - Tchau, Sr. Oberlander.. te amo! Assim que as palavras saíram de seus lábios, seu coração parou e seu rosto tornou-se vermelho como pimenta. Sem olhar para trás, ele correu para o carro. onde eu o estava esperando. - Não acredito que fiz aquilo! Ele desabafou.