"Alice: Quanto tempo dura o que é eterno?
Coelho: Às vezes, apenas um segundo."
- Alice no país das maravilhas.
Ok, estamos todos sendo extremamente pressionados por um enorme relógio londrino que faz os segundos correrem mais rápido do que deveriam...certo?
Tá, talvez não dê para entender qual é o real ponto aqui comigo falando em metáforas desse jeito, então, o que eu quis diz dizer com toda essa ladainha poética de relógio londrino foi "vocês também se sentem pressionados por um relógio invisível, com um tempo imposto pela sociedade, e uma sociedade que nem sabe quem é você, o que quer e se tem as oportunidades para fazer as coisas acontecerem nesse tempo determinado?"
Ufa. Uma longa pergunta, para uma longa reflexão e um árduo caminho de auto conhecimento a ser percorrido.
Eu comecei a achar importante falar disso depois que entrei para estatística.
(Sim, eu tive coronavírus, uaaau! *insira ironia aqui*)
E durante o período de isolamento social eu surtei, tipo, de verdade, eu comecei a questionar muitas minhas ações e decisões e os porquês e eu descobri uma coisa assustadora para qualquer jovem pós-moderno do maravilhoso (ou não tão maravilhoso assim, dependendo do ponto de vista) século XXI: Talvez, eu, com 19 anos quase 20, não soubesse quem realmente sou.
Sentiram o impacto e o desespero aqui? Porque eu senti, acreditem.
Exatamente, eu tive uma bela de uma crise existencial, que nos levou a uma crise de identidade seguida de uma crise de desespero, porque eu precisava saber quem eu sou, e logo, e planejar os próximos 50 anos da minha vida como sempre faço, para dar tudo certo, por que a gente sabe que é exatamente assim que acontece, a gente planeja e sai igualzinho o combinado SEMPRE, certo?
ERRADO
Eu sempre fui do tipo de pessoa covarde, imprevistos sempre me deixaram histérica e de repente o fato de ter a possibilidade de o que planejei para os próximos 50 anos não ser o que eu realmente quero me assustou de uma forma que não consigo descrever.
Então vem a parte dois da crise existencial: tentar entender de onde exatamente isso está saindo.
O que nos leva ao relógio londrino descrito no começo deste capítulo senhoras e senhores, ou carinhosamente apelidado de -abre aspas-"relógio invisível da sociedade"-fecha aspas.
Eu descobri que EU não estava com pressa pra entrar na faculdade logo, não estava com pressa para descobrir qual seria o plano B se medicina não desse certo, não eu estava muito de boa com o fato de esperar um pouco mais. Mas a SOCIEDADE não estava muito alinhada com os meus pensamentos, então eu acabei dando mais razão a essa linha de raciocínio: "cuidado Ana Beatriz você está ficando velha, olha que absurdo! Vai completar 20 anos sem ter entrado em nenhuma faculdade, enquanto isso suas amigas concluem a faculdade daqui a três anos no máximo, que decepção!"
Olha que absurdo!
A expectativa média de vida do brasileiro é de 75 anos, o que me levar a crer que talvez chegue aos 60 anos e me torne uma ameixa seca e depois parte do time dos reptilianos (o que não vem ao caso agora, claro), a questão é: EU SOU MUITO JOVEM AINDA.
E eu precisei ter corona para me dar conta disso.
Nem todas as oportunidades que eu gostaria de ter se apresentaram a mim, assim como muitas das que pude usufruir não chegaram a se tornar realidade na vida de outras pessoas infelizmente.
O mundo consegue ser muito cruel, na maior das vezes ele é, temos menos chances de alegria que tristeza por aqui, as oportunidades não são as mesmas para todos, nem de longe, então o que mais eu posso fazer além de fazer minha parte e esperar pelo melhor?
Eu te respondo: Nada.
Me dar conta que tenho tanto pela frente me aliviou o peso do peito, eu ainda tenho tempo e não preciso me apressar, não preciso ter entrado na faculdade aos 17, me formar ao 23.
E essa é a questão principal deste discurso, dizer que nós temos tempo, não precisamos correr contra ele, se decidirmos aceitá-lo com carinho e andarmos ao seu lado, tudo vai acontecendo naturalmente.
E se você, como eu ainda não sabe totalmente quem é, do que é capaz ou está mais perdido que isso, não se preocupe, o tempo se encarrega de encaixar cada coisa em seu devido lugar.
Só se divirta e aproveite cada momento do processo. Porquê a eternidade é agora.
(Sim, frase piegas porque eu quero).
(capítulo escrito em 09/10/2020).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pensamentos ao vento.
RandomTudo que se sente deve ser dito, do fundo do coração. Não importa se como o suspiro de uma brisa tranquila ou como a tormenta de um furacão, abrir o coração e ser quem somos é essencial. venha comigo, seja você e eu serei eu.