▲Os Antepassados▲

20 0 0
                                    


Os Akhu, ou os mortos abençoados(às vezes também chamados de Brilhantes ou Efetivos, depois do akh , "para brilhar / brilhar, para ser efetivo") são kau (plural de ka), as almas pessoais e/ou consciências individuais dos mortos abençoados. Akhu são todos que morrem antes de nós, de qualquer religião ou causa de morte, que escolheram após a morte física permanecer no mundo invisível. Os keméticos acreditam que os Akhu não apenas se interessam na vida pessoal das pessoas vivas, mas que elas podem e devem ser solicitadas a interceder em nosso nome em situações difíceis ou nos dar sua ajuda na forma de conhecimento e apoio, como os santos ou os bodhisattvas de outras religiões.Todas as pessoas mortas, em teoria, podem se tornar Akhu e podem ser honradas assim sendo. Note que isso não é igual a adoração. O termo "adoração aos antepassados" aplicado a esta prática no Kemética, assim como outras religiões tradicionais africanas, é enganosa. Embora os Akhu sejam muito poderosos no mundo invisível, eles não são Deuses. O poder do sangue humano como ligações físicas (isto é, DNA) e espirituais (isto é, "sangue do meu povo") entre os vivos e os mortos são reconhecidos aqui. Ao honrar Akhu, seja com orações ou oferendas, é geralmente aconselhado a oferecer aos parentes de sangue em primeiro lugar – quanto mais perto, melhor. Portanto, alguém esperar um relacionamento mais próximo e mais significativo com o ka de uma mãe ou avó do que, por exemplo, um chefe de estado – a menos que, é claro, se descenda diretamente dessa pessoa. Os laços matrimoniais são os próximos mais poderosos, seguidos pelos de origem étnica ou nacional. As crianças adotadas têm status especial. Enquanto eles têm ascendência sanguínea e, portanto, sangue Akhu, eles também adquirem novos Akhu de seus parentes que não são menos poderosos que o seu sangue Akhu, conhecido ou desconhecido. O poder espiritual da humanidade, sangue humano como um conector entre os vivos e os mortos: uma manifestação tangível do Akhu continuar vivendo através de nós é uma bênção e um presente de nosso Akhu. As ofertas são feitas para Akhu diariamente ou semanalmente, dependendo da situação e necessidade. O ka , como um corpo físico, requer nutrição na forma de amor, respeito e atenção. Akhu ignorado por seus descedentes podem e se manifestarão na vida de pessoas vivas através de dificuldades inesperadas, surpresas ou outros problemas ou desafios. Ao olhar para a fonte de problemas na vida de uma pessoa viva, um sacerdote adivinho certamente olhará primeiro para a relação entre os vivos e os mortos.Outros seres no mundo invisível:Existem outros povos, humanos e outros, vivendo no Mundo Invisível, além dos Netjer(u) e uma vasta gama de kau humanos que se tornaram Akhu. Muuet ou Muuetu, um substantivo coletivo que significa "mortos" (no singular, Muuet [masculino] e Muutet [feminino /gênero não especificado]), são as mais perigosas dessas entidades, sendo o kau de pessoas que por alguma razão (punição, negócios inacabados, intenção maliciosa etc.) ainda não foram julgados e são presos entre o mundo visto e as terras dos Akhu. Sacerdotes adivinhos podem verificar se há interferência do Muuet em situações em que humanos vivos experimentam dificuldades extremas e imerecidas. Sabe-se que esses kau famintos atacam os vivos quando provocados e são objetos de histórias de fantasmas, tanto de tradição e hoje. Escusado será dizer que o Muuet não deve ser invocado sob nenhuma circunstância e deve ser evitado; felizmente, seus números e aparições no mundo visto são raros. Todas as criações carregam parte do sekhem dos Criadores , ou poder vital. Portanto, a natureza – árvores, cursos de água, plantas e animais – também inclui essências espirituais que residem no mundo invisível. Egípcios e núbios modernos ainda praticamos ritos para os "anjos do rio", nos quais comida, perfume e outras ofertas são derramadas no Nilo para apaziguar os espíritos invisíveis da água, a fim de impedir que os barcos flutuem e as pessoas se afogem.Outros espíritos conhecidos de escritos antigos incluem os espíritos de animais amados, forças naturais, incluindo o sol e lua, vento e relâmpagos, montanhas, cavernas e árvores. Nesse sentido, a Ortodoxia Kemética e sua contraparte antiga sustenta, em certa medida, o conceito religioso de animismo: que todos os seres criados contém um espírito inerente que deve ser respeitado. Todos esses espíritos não humanos são referidos como Netjeri , ou"divinos". Há uma classe mais abstrata e mais ampla de Netjeri além dos espíritos da natureza. Esses espíritos, que são principalmente benevolentes, mas incluem alguns que são bastante medrosos, servem como guardiões e servos do Netjeru e às vezes para certos Akhu no mundo invisível. Se você estiver familiarizado com algum dos chamados livros mundiais da antiguidade, você provavelmente já leu sobre alguns dos mais famosos Netjeri. A maioria deles foram nomeadas por atributos descritivos, como o guardião Netjeri "Seu rosto para frente e seu rosto para trás"(um barqueiro no lago Celestial, ou seja, a Via Láctea); as "caras atrasadas" que punem os transgressores; a guardiões aterrorizantes de vários portões e portas do Mundo Invisível, e assim por diante. Os Netjeri constituem parte da população do Mundo Invisível, mas também podem trabalhar em nome de Netjer/Netjeru, Akhu e até seres humanos vivos no mundo visto. Netjeri compõem o maior grupo de seres no mundo invisível, e incluindo os espíritos não humanos de todas as culturas, de fadas, manitu aos kami, espíritos animais, e até aqueles egrégores ou espíritos criados nascidos do coletivo ou crenças inconscientes dos vivos.


O santuário da vila



O sacerdócio para a maioria das pessoas na antiguidade era um trabalho de meio período. Pessoas (de todos os sexos em períodos anteriores, e mais frequentemente apenas homens, ou homens em todos os cargos de liderança em períodos posteriores) serviram em um templo por algumas semanas ou meses por ano, e depois voltavam para casa para suas famílias e ocupações habituais. Como resultado, sacerdotes que haviam sido treinados nos rituais formais do estado andavam a qualquer momento pelas ruas de Kemet, e esses sacerdotes de meio período ofereciam seus serviços de maneira informal à cidade ou vila, mantendo uma santuário pessoal (não estatal) aos Netjer (u) que eles serviam.

Esse "santuário da vila" era pago pelas pessoas a quem servia, a quem era cobrada uma taxa para ser membro da sociedade do santuário. As taxas pagas por tudo, desde a construção e o equipamento do santuário até as ofertas e um salário para o sacerdote poder mantê-lo. (Nos períodos anteriores, antes de o Kemet começar a usar uma moeda baseada na idade, o pagamento foi feito em itens alimentares ou do templo em uma troca de troca). O santuário da aldeia servia como local de encontro todos os dias, servindo jantares, fornecendo oportunidades de comunhão e networking e até mesmo levantando fundos e compartilhando recursos para os membros do santuário que possam estar com problemas financeiros ou precisar de ajuda com o enterro ou outras despesas. Esses santuários cumpriam uma função de grupo limitada, mas nunca funcionavam em escala nacional ou com fundos estatais como os templos oficiais do estado, e os santuários das aldeias inteiramente financiados por seus membros. 


O Santuário Pessoal



Não apenas a maioria dos lares Keméticos tinha uma área de alcova e altar reservada para adoração pessoal, mas todos os lares keméticos de qualquer nível social ou econômico também tinham uma área reservada para a veneração de seus Akhu. Esses santuários pessoais continham qualquer coisa que seus proprietários desejam colocar neles e eram completamente sujeitos ao gosto pessoal dos adoradores. Muitas casas tinham santuários móveis, ou santuários com imagens internacionais que não sejam as Deidades padroeiras da família. Bes, um Deus associado à proteção de filhos e proteção contra pesadelos e Muuet; e Taweret, uma deusa que garante segurança na gravidez e parto, seriam encontrados em lares onde essas questões eram preocupantes – não apenas nos santuários domésticos, mas em imagens localizadas em toda a casa. Amuletos (imagens de Deuses ou seus símbolos) foram usados ​​por pessoas de todas as idades por diferentes razões devocionais, e um grande número de outras práticas de "piedade pessoal" são conhecidas, incluindo a veneração de Netjeru na arte, na magia e na literatura.


COMO ADORAR OS DEUSES EGÍPCIOS {KEMETISMO}Onde histórias criam vida. Descubra agora